Últimas indefectivações

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Maturidade futebolística

"Benfica impôs o seu modelo de jogo, como o ritmo, a velocidade, bem como outras dinâmicas

Protocolo
1. O futebol é um jogo estratégico/táctico ditado por uma organização dimensionada uma estrutura (sistema táctico, missões tácticas e particularidade dos jogadores) e uma funcionalidade (constituída por fases, etapas e momentos).

Estrutura
2. O sistema táctico do Boavista na fase ofensiva suporta-se num Gr:4:3:3, enquanto na fase defensiva Gr:4:4:2, nas fases mais complexas do jogo num Gr:4:5:1. O sistema táctico do Benfica na fase ofensiva suporta-se num Gr:4:3:3, enquanto na fase defensiva Gr:4:1:4:1. Mais importante que o dispositivo táctico das equipas é como estas sincronizam e articulam as diferentes missões tácticas que são atribuídas a cada jogador no âmbito sectorial, intersectorial e de equipa.

Ofensiva
3. Foram raras as vezes que o Boavista conseguiu ataques promissores que pudessem transformar-se em situações de perigo (exceptuando aos 3 minutos da partida com o remate de Falcone). Salientam-se, dois aspectos: (1) perante uma organização defensiva zona pressionante variam rapidamente o centro de jogo, obrigando o adversário a ter que ajustar-se, (2) movimentação de Espinha e Simão em jogar entre linha e entre linhas de modo a oferecer fluidez ao ataque.
O Benfica apresentou nuances essenciais para atingir a baliza adversária, agredindo constantemente o Boavista, através do jogo exterior, mantendo um equilíbrio defensivo adaptando-se à plausibilidade do Boavista poder sair para transição e situações ofensivas rápidas realizadas em profundidade. O Benfica tem um conjunto de padrões e rotinas de jogo ofensivo que são fáceis de observar e analisar, contudo devido à velocidade e ao ritmo em que estas são realizadas, porventura são difíceis de serem neutralizadas.

Defensiva
4. O Boavista apresentou argumentos de ordem estratégico/táctica através de uma correcta pressão sobre a 1.ª etapa de construção. Quando em bloco defensivo apresenta um bloco compacto, determinado com alguns desequilíbrios de imediato compensados pelos diferentes jogadores.
O Benfica demonstra uma enorme capacidade de reacção à perda, bem como na pressão sobre a 1.ª etapa de construção, criando uma enorme instabilidade e crise de raciocínio táctico. Analise-se o primeiro golo por Ferreyra (reacção à perda) e do segundo golo em que Salvio (pressão na 1.ª etapa de construção=.

Resultado
5. Do que foi referido é compreensível a vitória do Benfica sobre o Boavista. Sendo o jogo marcado pela intensidade estratégico/táctico, bem como da dinâmica física empregue pelos jogadores. O Benfica começou a dominar a partida por volta dos 20/25 minutos, na segunda foi superior no seu adversário evitando em toda as fases e momentos do jogo que esta exprimisse a sua estratégia e forma de jogar. Pelo contrário, o Benfica não só impôs o seu modelo de jogo, como o ritmo, a velocidade, bem como outras dinâmicas, incluindo as infracções às leis do jogo, o que demonstra sinais de maturidade futebolística.

Final
6. Desejar os melhores resultados a Rui Vitória e a Jorge Simão, dois alunos da área da metodologia do treino de futebol da faculdade, os quais o presente autor acompanhou vários anos."

Jorge Castelo, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!