Últimas indefectivações

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Futebol com VAR é mais transparente

"O VAR não erradica a polémica, porque há lances em que a discricionaridade do árbitro é quem mais ordena. Há que respeitar

O jogo do Jamor vai fazer correr muita tinta e será arma de arremesso de uns e outros até ao fim deste campeonato. Carlos Xistra assinalou, via VAR, duas grandes penalidades, ambas por mão na bola, em situações onde a doutrina se divide. Fê-lo, contudo, depois de avaliar à exaustão ambos os casos e interpretando-os de acordo com o seu saber de árbitro. Confesso que em nenhum dos lances vejo intencionalidade, revelando, crio, para a decisão de Xistra, a posição do braço relativamente ao corpo. Mas devo dizer que prefiro um futebol como o que temos hoje, com VAR, que não é imune a polémicas mas é muito mais transparente, do que aquilo que tínhamos antes. Resolvidos, com tecnologia que está já acessível, de forma incontestável, os casos de fora-de-jogo, solucionados os problemas sobre o local da falta, dentro ou fora da área e vistos e revistos os lances de carácter disciplinar, os penalties, sejam os do Jamor, seja o lance de Alvalade no minuto final, têm tudo para liderar o ranking da polémica, da discórdia e da suspeição. E aí vigorará o princípio da discricionaridade do árbitro. De qualquer forma, o VAR é um contributo inestimável para a verdade desportiva. Irreversível.
Rui Pedro Soares teve azar. No momento em que um erro tremendo de Dálcio deu o 0-2 ao FC Porto, uma câmara indiscreta da SportTV apanhou-o em galhofa comprometedora com Pinto da Costa, quando o mínimo a esperar do líder do Belenenses-SAD seria incredulidade e consternação. Não enveredarei por qualquer deriva populista, imputando, antes, a um lapso comportamental, a lamentável figura de Rui Pedro Soares. De qualquer forma, aqueles dois segundos assassinos da SportTV não deixam de ser emblemáticos do primeiro jogo do Belenenses-SAD fora da casa-mãe do Restelo.
Lá por fora, para além da vitória de Cristiano Ronaldo pela Juve, houve outros portugueses em destaque: André Silva estreou-se pelo Sevilha com um hat-trick, Rúben Semedo, em liberdade vigiada, participou na vitória do Huesca em Eibar, Bernardo Silva soma e segue no fascinante City de Guardiola.(onde Rúben Neves é notícia, devido a um alegado interesse dos citizens, dispostos a pagar 70 milhões aos Wolves), Bruno Alves regressou à serie A, pelo Parma, com um empate, e Mário Rui foi titular no Nápoles de Ancelotti. Fica para William Carvalho, no Bétis, o arranque mais cinzento.

Ás
Rui Vitória
O Benfica tem melhorado, os apagões de concentração que fizeram mossa com V. Guimarães e Fenerbahçe não se viriam no Bessa e estão criadas condições para que o acesso à Champions seja realidade. Rui Vitória, que já apadrinhou a estreia de João Félix, não deve ser lembrado apenas nas horas menos boas...
(...)

Duque
José Mourinho
Esta época começou com um ambiente de cortar à faca em Old Trafford e a derrota de ontem do Manchester United, em Brighton, só pode ter piorado as coisas. Sem os reforços que queria e com algumas ausências forçadas de peso, Mourinho deve preparar-se para enfrentar borrasca da grossa. Grandes naus, grandes tormentas...

O que Bruno vê quando se olha ao espelho...
«(...) uma pessoa normal, racional, com sentido de missão, democracia e de estado de direito (...)»
Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting
Depois do número que protagonizou na última sexta-feira, Bruno de Carvalho colocou um post no Facebook que revela o que o ex-líder leonino pensa dele próprio. «Uma pessoa normal, racional, com sentido de missão, democracia e de estado de direito». Perante esta realidade virtual, não será tão cedo que o fantasma de Bruno vai deixar de pairar em Alvalade...

O que Verona mostrou
Quis o destino que Cristiano Ronaldo se estreasse, no futebol italiano, no mesmo estádio que acolheu o primeiro jogo de Maradona. Um e outro, o português contra o Chievo, o argentino contra o Hellas, ficaram em banco. Mas a primeira vez de CR7 pela Vecchia Signora mostrou que não valerá a pena insistir com o português a nove puro;e que é com Cristiano a partir da esquerda, Mandzukic mais a meio, e Dybala a municiar, que a Juve vai ser mais feliz. Desde que Allegri se preocupe em assegurar o necessário equilíbrio defensivo.

Mais do mesmo: 'all blacks' implacáveis
Começou o 'Championship' e, nos antípodas, nada de novo. A Nova Zelândia continua a dominar o planeta oval e foi a Sidney aplicar um correctivo severo à Austrália, graças, sobretudo, a uma segunda parte demolidora. Num país menos de metade dos habitantes de Portugal o râguebi parece ser a religião oficial."

José Manuel Delgado, in A Bola

2 comentários:

  1. Para mim são os dois lances de mão na bola. São porque os jogadores ainda antes dos remates serem feitos se estão a posicionar para interceptar a bola. Não é preciso haver intenção de jogar com a mão porque a negligência no futebol também dá falta. Mas mais flagrantes foram as mãos de jogadores do Sporting o ano passado e muitos agora mudaram completamente de opinião.

    ResponderEliminar
  2. Se o critério for igual para todos... Mas duvido.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!