Últimas indefectivações

terça-feira, 15 de maio de 2018

Idalina, a pequena sereia do Benfica

"Era ainda menina quando começou a dar as primeiras braçadas pelo Benfica, onde cresceu e se tornou numa bela mulher.

A natação feminina no Benfica teve a sua estreia a 22 de Setembro de 1929, com a participação das pequenas nadadoras Idalina Oliveira e Dália Ferreira no Campeonato de Lisboa. Dália, com 13 anos, e Idalina, com 9 anos, obtiveram bons resultados, classificando-se em 3.º e 4.º lugar, na categoria de meninas.
Na época seguinte, a 20 de Julho de 1930, Idalina alcançou a primeira vitória da natação feminina 'encarnada', ao ganhar a prova de 66 metros em estilo livre para meninas até 15 anos, no festival de natação do Sport Algés e Dafundo. 'Em competição com outras meninas muito mais velhas', a pequena nadadora foi uma revelação. 'Aguentou-se muito bem até aos 33 metros; fraquejou depois no segundo percurso; mas teve entusiasmo e energia suficientes para fazer um bom esforço no final. Foi, pois um triunfo tão nítido como inesperado e brilhante'. Terminou a prova com um excelente tempo: 1 minuto, 37 segundos e 40 centésimos. No final, Idalina foi bastante aplaudida!
Poucos meses depois, uma nova vitória. A 21 de Setembro de 1930, venceu a Taça Costa do Sol no festival da piscina do Estoril, uma 'taça pequena em harmonia com a pequenina e simpática nadadora!'. Idalina, radiante por ser o seu primeiro troféu, decidiu oferecê-lo ao Benfica, num gesto de generosidade e gratidão.
Com um começo tão brilhante, Idalina veio a revelar-se uma excelente nadadora, fazendo todo o seu percurso desportivo no Clube. Em nove épocas, conquistou, de forma brilhante, oito títulos regionais. Em 1935, sagrou-se bicampeã de Lisboa na prova de 66 metros bruços, em meninas. Poucos dias depois, já na categoria de senhoras principiantes, sagrou-se campeã regional na prova dos 66 metros costas e nos 200 metros bruços. Em 1937, terminou a sua carreira em grande forma, ao sagrar-se campeã de Lisboa na prova dos 200 metros bruços e vice-campeã nos 400 metros livres. Durante as épocas em que representou a natação benfiquista, para além dos títulos, conquistou também imensos admiradores, que a presentearam por diversas vezes com elogios e ofertas, tanto pelo seu percurso vitorioso, como pela sua beleza, pois era de facto uma bela sereia!
Pode conhecer mais sobre a natação benfiquista na área 3 - Orgulho Ecléctico do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ana Filipa Simões, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!