Últimas indefectivações

terça-feira, 29 de maio de 2018

Campeonato do Mundo na Rússia

"O Campeonato Mundial de Futebol que se vai realizar a partir de 14 de Junho deste ano custará qualquer coisa como 38 biliões de euros!
A organização de um grande evento desportivo, pela dimensão que tem, provoca impactos económicos não só durante o momento da sua realização, mas também em períodos anteriores, nomeadamente devido à actividade económica que se gera no decorrer da construção e/ou remodelação de infra-estruturas, assim como em períodos posteriores, pois produz-se actividade económica por via da existência das infra-estruturas criadas para o evento.
Não se afigura fácil aplicar modelos econométricos que analisem a rentabilidade económica de um evento como seja um Campeonato do Mundo de Futebol. Sei que não criados modelos complexos de análise, mas, sinceramente, muitos deles carecem de serem testados de forma empírica.
Contrariamente ao que para aí se diz, aumentar os custos não é sinónimo de prejuízo, mas significa aumento do PIB e aumento da rentabilidade económica global.
O Comité Organizador Local (COL) da Rússia para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2018 informou oficialmente que o seu orçamento total será de 38 biliões de euros.
O mesmo comité afirmou que o evento gerou a criação de cerca de 220 mil empregos a pessoas envolvidas com os mais diversos sectores para que o Mundial possa ser realizado com sucesso.
É evidente que qualquer análise carece de escolhas, as quais irão condicionar os resultados que se alcancem. Neste tipo de análises, o estudo que seguimos de perto (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Carlos Xavier Pinto Carvalho) considerou os efeitos de grandes eventos desportivos nos dois anos anteriores e nos dez anos seguintes à sua realização.
'Ou seja, pretende-se estimar qual o impacto económico que a organização e realização de um grande evento desportivo no momento t terá no período t-2 a t+10'.
Essa análise incidiu sobre a variável Produto Interno Bruto per capita a Preços Constantes em termos de Paridade do Poder de Compra e uma variável dummy que assumirá o valor 1 no período t-2 a t+10, conforme disponibilidade de dados, com t a representar o ano da realização do evento.
(...)
Como se pode verificar, os efeitos da realização do evento não são exactamente homogéneos nos quatro casos. Tal prova que existem muitas outras variáveis que carecem de ser analisados."

Pragal Colaço, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!