Últimas indefectivações

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Capela: bitola do incrível

"Muito mérito alargou avançou para 5 pontos. Estoril: inércia/descalabro como já não se usa! Árbitros/VAR regridem! E Capela... que 'avaria'!!!

Avanço de 5 pontos é muito diferente de apenas 2. Foi esse o grande pulo que o FC Porto ontem deu para o título. Entrando com tudo na tal 2.ª parte atrasada em um mês, num ápice deu a volta ao 1-0. Evidente o mérito portista. Levaria tudo à frente, mesmo sem ajuda no 1.º golo em flagrante(s) fora(s) de jogo. Porque acutilância e peso dos ataques portistas são habituais, nada surpreendente. Tal como não o foi a tremenda fragilidade da defesa do Estoril. Vira-se poucos dias antes, perante o Belenenses; e, ontem, com outros jogadores e esquema de 3 centrais, evoluiu para... calamidade! Poderiam ter sido 6 ou 7 golos em 45 minutos, apesar de o FC Porto ter desacelerado ao 3.º (20 minutos bastaram). Futebolistas = equipa tão inertes e incompetentes como ontem, já não se usa na I Liga! Exactamente como o treinador disse: «Meteu dó!»
Problema portista: precioso Alex Telles fora de combate. Por quanto tempo, eis magna questão.

Arbitragem. Vida está muito difícil. Para os árbitros e para as equipas que sofrem com os seus erros. Sempre compreendi, e compreendo, a extrema dificuldade de juízes tendo de assumir decisões, amiúde cruciais, em qualquer tipo de jogo - e, no caso de futebol, sob cerradíssimo escrutínio público, por regra gravemente ferido de cega clubite provocadora de desonestidade intelectual.
Pensei - ou melhor: muito desejei - que, nesta temporada, houvesse notória melhoria no nível das arbitragens, até pela chegada do VAR (importantíssima!). Fico a léguas de ser exaustivo, talvez nem sequer seja mediano, no registo de boas e más decisões, muito menos clube a clube, ao longo de uma época. Quanto ao VAR, meio ano decorrido, creio que o seu balanço andará por 50% para cada lado: as intervenções preciosamente positivas e os erros, muitos por incompreensível omissão. Devemos entender tratar-se da 1.ª época e suscitando dúvidas sobre aplicação do chamado protocolo. O que não entendo: nos últimos tempos, quando se esperava que os árbitros, no campo e no VAR, assentassem ideias, verifica-se o oposto: tendência para mais erros (crassos). Curioso: de uma semana para outra, Sporting muito prejudicado (frente ao Feirense, limpíssimo golo de Doumbia - evitaria intenso sofrimento até quase ao final - anulado por intervenção do VAR!; confirmação de que árbitro medíocre não passa a bom ao dispor de n câmaras de vídeo...) e Sporting beneficiadíssimo pelo descontrolo (absurdo, incrível!) do árbitro em Tondela. Ontem, no Estoril, no 1.º golo, árbitro auxiliar, árbitro principal e árbitro no VAR não viram fora de jogo de 3 jogadores, interferindo na acção/reacção do guarda-redes! Outro exemplo de... por que falha o VAR onde é tão simples? E, no mesmo jogo, atitude do estorilista Vítor Andrade não punida com drástica consequência: expulsão.

João Capela. Quando se estatela, atinge bitola de incrível. Bom árbitro implica controlo/estabilidade emocional - exactamente o que Capela parece não ter. Daí, como exemplo, a muita razão do Sporting num jogo com o Benfica (salvo erro), do FC Porto, em Chaves (na época passada), do Tondela agora. Errar julgamentos no sim ou não a penalties, foras de jogo, expulsões acontece aos melhores - fazê-lo com demasia frequência é para os piores (e, quando ultrapassam todos os limites - como o árbitro que levou ao colo a Coreia do Sul no Mundial de 2002 e o outro que, na Champions, sonegou 4/5 penalties ao Chelsea frente ao Barcelona -, imperioso é obrigá-los a mudar de profissão).
Espatifanço como o do árbitro no Tondela-Sporting é que eu nunca vira! Anunciou mais 4 minutos por tempo perdido (correcto), nadinha de especial ocorreu nesse período até à lesão de Bruno Monteiro - duríssima entrada de William, para a qual cartão amarelo seria o mínimo... e nem falta foi assinalada! Faltavam 20 segundos para o termo dos tais 4 minutos. Portanto, só esse tempo deveria o jogo ter depois de recomeço. Claríssimo! O árbitro, vá lá saber-se porquê, acrescentou quase 2 minutos!
Que raio atingiu discernimento de João Capela?! Só apagão vindo do descontrolo emocional pode ter sido. O mesmo que o levou a não punir Coates com cartão amarelo após despir camisola nos naturalíssimos festejos e em trono nu percorrer metade do campo... Árbitros auxiliares e 4.ª árbitro também apagados? Chama-se arte de complicadex...!!!"

Santos Neves, in A Bola

PS: Alguns 'tiques':
- O Sporting, não foi prejudicado com o Feirense, ponto! A falta existiu, Luís Ferreira erradamente não marcou... É verdade que o protocolo do VAR não permitia a revisão deste tipo de casos, mas o potencial golo, nasceu mesmo, de uma falta...! Além disso como é que o Sporting foi prejudicadíssimo, se acabou por ganhar o jogo?!
- Sim, o Capela ficou 'famoso' num Benfica - Sporting, na qual os Lagartos choraram por 5 penalty's, sendo que só num tinham razão...!!! (e onde o Benfica venceu por 2-0, com dois golos monumentais!). Mas o Capela também deveria ter ficado 'famoso' quando expulsou o Cardozo na Luz, num Benfica - Sporting, por ter dado um murro na relva...!!!
Chama-se a isto, memória selectiva...!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!