Últimas indefectivações

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Recorde de 20 mil espectadores: a nova fasquia


"O sol de inverno tornou o evento ainda mais convidativo, desenhando-se uma sensacional tela humana no Estádio da Luz na tarde de 21 de janeiro. Esbelta, empolgante, mas também inaudita, histórica, porque o dérbi feminino de futebol disputado por Benfica e Sporting levou às bancadas da Catedral 15032 adeptos, um novo máximo de assistência nacional em jogos oficiais nesta vertente da modalidade.
Estes embates merecem ser acompanhados ao vivo por mais e mais pessoas, mas o duelo do passado sábado teve o mérito de derrubar um muro, fornecendo mais indicadores úteis sobre o crescimento do interesse em torno do futebol feminino no nosso país, facto importante para se continuar a perseguir o ritmo de evolução, de desenvolvimento e o patamar qualitativo dos mais fortes na Europa.
É necessário querer e fazer mais, começando, desde logo, pela Federação Portuguesa de Futebol, mas vale enfatizar que se quebrou, finalmente, a linha dos 15 mil espectadores em partidas oficiais. E isso verificou-se num encontro que decidia a passagem às meias-finais da Taça de Portugal, tinha o cariz de uma final, sim, mas o certo é que quando a árbitra apitasse pela última vez não haveria um troféu para erguer. Mesmo sem esse atrativo suplementar, o dérbi de 21 de janeiro congregou mais entusiastas na Catedral do que aquele que ali teve lugar em maio de 2022, numa tarde soalheira e muito agradável, quando o Benfica tinha e Bicampeoanto à distância de uma vitória, e foi muito bem-sucedido nessa quantidade.
O fenómeno está, justa e justificadamente, a mexer com as pessoas, e despertá-las para uma nova realidade em que, é inegável, o Benfica tem sido um potente motor também ao nível da publicação e da mobilização acima dos 15 mil espectadores, é tempo de pugnar e trabalhar por mais, e já nesta temporada, missão em que, novamente, caberá ao Benfica um papel determinante.
A equipa encarnada parte para a 2.ª volta da Liga BPI com oito pontos de vantagem sobre o segundo classificado e tem do seu lado a responsabilidade e ambição de manter a cadência vitoriosa para, na devida altura, poder celebrar a conquista do Campeonato, um momento que, confirmando-se, deverá merecer uma moldura humana de dimensão alinhada com o cometimento. Mas há mais: o Benfica está a uma eliminatória (jogada a duas mãos) da final da Taça de Portugal. Antes de tudo, obviamente, é preciso vencer. Chegando ao ponto capital em ambas as frentes, o sonho-propósito de ter no mínimo, assistências a rondar os 20 mil espectadores pode e deve ser assunto mediático - e este é dos bons, sem gritaria."

João Sanches, in O Benfica 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!