Últimas indefectivações

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Cadomblé do Vata (#VataChallenge)

"Motivado pelas respostas portistas aos dois últimos textos aqui publicados, que na generalidade versaram em redor de singelos "vocês estão é habituados a serem beneficiados contra o FC Porto" sem que os exemplos nos Clássicos tenham aparecido (ou eu muito metodicamente não os tenha visto), decidi-me a dar uma oportunidade à falange azul esverdeada de darem largas ao seu protesto numa página Benfiquista.
Assim, e apenas numa dinâmica de interacção histórico-clubistica, sem qualquer propósito chorão, vou nomear 10 momentos em que o SLB foi absurdamente prejudicado num Clássico e aguardo que me demonstrem 10 momentos em que o FCP foi absurdamente prejudicado contra o SLB. Aqui, a palavra "absurdamente" é de máxima importância. Não quero aquele amarelo por uma falta a meio campo que ficou por mostrar, o penalty duvidoso que na sua essência duvidosa o árbitro não assinalou ou o Calabote, a menos que tenham estado presentes num dos jogos dessa tarde. Como bónus, podem utilizar o fora de jogo do ano passado 3 vezes ou em última análise, todas as que acharem necessárias para atingir os 10 momentos. Começo eu, então, sem sequer considerar o jogo de Braga:
1. Época 90/91, jogo do título nas Antas. O balneário do SLB está sem condições de utilização. A FPF, como mandam as regras, diz aos jogadores do Glorioso que se desenrasquem e que não se atrasem, porque já nessa altura, entrar em campo atrasado era feio. Equiparam-se nos corredores e deram 2 secos. Atenção que foi em 90/91 do séc XX, não foi em 90/91 do séc. XVIII.
2. Época 91/92, jogo do título na Luz. Na segunda parte, Fortunato Azevedo que na 1ª volta tinha tido o desplante de mostrar o 2º amarelo ao Kostadinov nas Antas por marcar um golo com a mão, marca penalty por falta de Rui Bento sobre o malogrado Rui Filipe e expulsa o Pequeno Baresi. Acontece que a infracção foi cometida tão longe da área, que o médio portista teve de atravessar a Ponte 25 de Abril para poder cair junto do Neno. Ganha o FC Porto 2-3 e é campeão.
3. Época 93/94 primeira jornada do campeonato nas Antas. A meio da segunda parte o SLB vai vencendo 2-3. Num lance na área do SLB, Domingos ou Kostadinov, um desses mergulhadores, chuta no calcanhar de Mozer que protege a bola. O árbitro marca falta... para penalty. Paulo Pereira converte o 3-3 final e nos festejos provoca João Pinto. Como castigo, assina na época seguinte pelo SLB do Artur Jorge para aprender a não ser parvo.
4. Época 94/95 2ª mão da Supertaça nas Antas. Nos descontos Baía defende com toda a normalidade do Mundo, fora da área com as mãos, Amaral chuta na recarga e José Carlos marca o auto golo que dá o troféu ao SLB. Donato Ramos anula o auto golo por fora de jogo, numa decisão que inacreditavelmente não faz jurisprudência na modalidade e deixa o FCP recomeçar o jogo com 6 jogadores do SLB a festejar junto à bancada. Após o nulo, o FCP ganha a Supertaça na finalissima em Paris por 1-0.
5. Época 97/98, no famoso jogo em que JVP é expulso com um maxilar partido por um Paulinho Santos que jura a pés juntos (como era costume nele) nada ter feito, ao mesmo tempo que a TVI mostra o capitão do SLB a enfiar uma maxilarada no cotovelo do anjo azul. Na segunda parte, Kandaurov em estreia, juntamente com Poborsky, domina a bola com a barriga na área de Rui Correia e faz o 1-1, que António Costa anula por anomalia anatómica... o ucraniano tinha o braço onde o resto da Humanidade tem o abdómen. Perdemos 2-0.
6. Época 03/04 na alvorada do campeonato, o SLB desloca-se à cidade Invicta e sai do jogo com 10 jogadores. Ricardo Rocha foi expulso por, debaixo do nariz do fiscal de linha, se ter aproximado de Deco mais do que a lei permitia na altura... 2 a 3 metros. Levamos 2 a zero e não estrebuchamos mais.
7. Época 04/05, início da temporada de Clássicos na Catedral. Com 0-1 no marcador, Petit chuta de onde nunca ninguém havia tentado antes. Baía deixa escapar a bola para dentro da baliza... tão dentro que dá uma chapada no esférico para a puxar para fora e ela ainda vai ao poste. Olegário Benquerença diz que até à rede é campo e manda seguir. Vitor Baía teve o perdão Glorioso na temporada seguinte. Foi uma das 7 derrotas da época de regresso aos títulos de campeão.
8. Época 08/09, vamos ao Dragão com hipótese de passar para primeiro, que poderia ter acontecido, não se desse o caso de Lisandro López ter tropeçado na movimentação de ar originada pela movimentação à distância de Yebda. Quem estava bem perto do argentino era Pedro Proença, que não só marcou penalty, como ainda hoje acho que foi ele que o cometeu. Ficou tudo empatado a 1 e nunca mais nos recompusemos.
9. Época 10/11, 2ª mão da meia final da Taça de Portugal. Com SLB em vantagem de 2-1 na eliminatória, o jogo entra para a segunda metade da segunda parte, quando Hulk sozinho na área, recebe um cruzamento da esquerda e empata tudo. Estava fora de jogo há 10 minutos mas ninguém pareceu reparar nisso, até porque o rapaz era tão desnutrido fisicamente que facilmente passava despercebido. Fomos de vela com 1-3 a anular o 0-2 do Dragão.
10. Época 11/12, segunda volta do campeonato, com Clássico na Luz a ser resolvido nos últimos minutos na mesma baliza do topo norte, onde a visibilidade parece ser fraca para o fiscal de linha, por Maicon em fora de jogo, fora do campo, fora de Lisboa e até fora do país, a corresponder de cabeça a um livre lateral com a defesa do Benfica toda alinhada. Com o 2-3 despedimos-nos da temporada."


PS: Reconheço mérito ao Mão de Vata pela lista bem conseguida, mas escolher os 10 maiores roubos com os Corruptos seria sempre muito complicado, pois ficariam sempre de fora, muitos outros jogos!!!
Só um exemplo: um jogo no Antro Corrupto, não me recordo da época, com 0-1 para o Benfica ao intervalo, (creio que o Jorge Costa foi expulso por agressão ao Simão!!!) onde o apitador Rui Costa na 2.ª parte salvou a sua vida, expulsando o Miguel e o Argel, facilitando a reviravolta... com um dos golos dos Corruptos, a ser marcado numa falta, marcada 10 metros ao lado do local exacto... e onde, uma intercepção do Petit, que não tinha qualquer jogador adversário num raio de 5 metros, foi considerada falta!!!!!

2 comentários:

  1. Completando o teu comentário, falta essa que não existiu, Deco saltou por cima do Miguel que nem lhe toca e quando Migueul vai reclamar é expulso :(

    ResponderEliminar
  2. Os blogues do Benfica põem-se a jeito porque querem, sempre que adeptos dos corruptos e de alvalixo escrevam, têm e devem fazê-lo, é não publicar, eles que se dediquem à m... dos clubes deles, que têm muito com que se preocupar. CORTEM-LHES O PIO PORRA....

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!