Últimas indefectivações

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Quase um ordenado mínimo

"O fervor que explodia das bancadas evidenciava que a fé é imensa. É legítimo o sonho! E com Jonas o sonho cresce e acresce!

1. A Liga portuguesa arrancou na passada sexta-feira no Estádio da Luz e a sua primeira jornada termina, em razão de imperativos dos exclusivos da televisão, apenas amanhã em Portimão. O jogo foi transmitido pela BTV. Os outros pela SportTV. Quase todos os jogos - com excepção dos jogos do Funchal e de Santa Maria da Feira - foram e serão em diferentes horários, o que permite um funcionamento em pleno do VAR, na bonita Cidade do Futebol. O Benfica mostrou na primeira parte frente ao Vitória de Guimarães que a reconquista - da Liga! - é possível. E o fervor que explodia das bancadas evidenciava que a fé é imensa e intensa. É legítimo o sonho! E com Jonas o sonho cresce e acresce! Mas o mesmo Benfica nos últimos minutos da partida evidenciou algumas fragilidades que, decerto, terão sido entendidas como oportunidades para a devida e sagaz ponderação técnica. Na primeira parte houve momentos de nota artística e com Pizzi a fazer, com brilhantismo, três continências de encantar e de embalar. De embalar para um difícil e complexo jogo na próxima terça-feira na parte asiática de Istambul e face a um adversário que mostrou na passada terça-feira, principalmente na primeira parte, alguma ratice em razão da grande experiência de alguns dos seus jogadores. Mas do jogo de sexta-feira ficam as confirmações de Gedson e Vlachodimos, a sagacidade de Salvio e a raça de Grimaldo. E a convicção que Ferreyra vai marcar e vai mostrar tudo o que vale! A Liga Nos aí está. Agosto após Agosto recomeça o sonho de cada um de nós. Em que a paixão, por vezes, e bem (!), vence a razão. Em que ambicionamos largos momentos de prazer e poucos instantes de dor. Em que desejamos sempre vencer mas sabemos, desde o saudoso Senhor Artur Semedo, que «o Benfica nunca perde, de vez em quando é que não ganha»! É com este sentimento que semana após semana vibramos e sofremos, exaltamos e justificamos, apreciamos e motivamos. Sabendo, sempre, que somos legitimamente treinadores de bancada e árbitros pela televisão! E, assim, sendo VARs caseiros construímos acrescidas justificações e criamos irrelevantes substituições. Já que na nossa catedral só queremos a exaltação do nosso Deus! Já que o Outro, o de Verdade, nos perdoa estes pecados que também nos dão Vida!

2. (...)

3. (...)

4. O mundo é feito de mudança. Já cantava o imortal Poeta e já o sentimos nós os fiéis adeptos/clientes/consumidores de futebol em Portugal. A dispersão dos exclusivos televisivos de futebol em Portugal implica que cada fiel consumidor gaste, esta época, quase um ordenado mínimo se quiser ver os principais jogos das mais relevantes competições..Sem falarmos nos canais em aberto teremos de contratar três operadores. A SportTV para as nossas Ligas e outras competições nacionais, Liga inglesa, Liga italiano, por ora a Liga alemã e, agora, e em directo, a Liga chinesa, entre outras menos importantes. Depois a NOWO  - Eleven Sports - se quisermos acompanhar a Liga dos Campeões - com a excepção de sete jogos da Liga dos Campeões que serão transmitidos pela TVI -, a Liga Espanhola, a Liga francesa, a Liga belga e a liga escocesa. E, naturalmente a, a BTV, em razão dos jogos na Luz do Benfica. Um ordenado mínimo custa o futebol sentado e no sofá! Por ora deixo os factos. Que vão aos bolsos dos clientes/consumidores. E que levarão muitos a ver nos rossios de ontem os jogos dos seus clubes do coração e levarão, outros, a mecanismos de substituição para acompanharem, também a cores, as suas paixões. O mundo, este mundo, é mesmo feito de mudanças. Como disse John Kennedy «a mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente, irão com certeza perder o futuro»! E o futuro, nesse âmbito, é bem incerto!"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!