Últimas indefectivações

Vermelhão: Embalados...
No Jamor, após penalty's!!!
Apertados...
Somar três pontos
Será a sorte ou o azar a definir o vencedor do campeonato?
Rui Borges, Bruno Lage, e a carroça à frente dos bois
Terceiro Anel: Diário...
Jamor: não se pode ceder aos maus
Otávio lesou o FC Porto, sim, mas em campo
Liderar no feminino num mundo de homens: o exemplo de Joana Oliveira no futebol

segunda-feira, 31 de março de 2025

Sporting ou Benfica? É uma Liga que terá de ser conquistada


"Rivais mostram-se sólidos o suficiente para apagar a eventual mancha de um campeonato ganho pelo 'menos mau', embora apresentem dinâmicas bem diferentes na atualidade

Mais uma cruz no calendário, menos um jogo que se está obrigado a ganhar. Gil Vicente, 14.º, e Estrela da Amadora, 16.º, estão longe de possuir argumentos semelhantes aos dois maiores candidatos ao título e ainda de parecerem encorpados o suficiente para impedir que estes conquistem todos os pontos em discussão se focados q.b., porém no seu estádio o risco seria sempre maior. Só que o Benfica que se viu em Barcelos (embora seja preciso relativizar precisamente perante o que se disse antes) foi talvez o mais competente da era Lage, enquanto o Sporting que se apresentou na Reboleira se mostre avesso a consentir mais dissabores no pós-João Pereira, ainda mais com tantos tiros nos próprios pés dados pelos tricolores.
Dizer que as águias foram competentes é, sobretudo, reconhecer crescimento na capacidade de a equipa controlar os encontros com bola e até de se colocar bem a atacar para defender rápido e bem, e de alinhar defensivamente pronta a atacar com contundência. Estrategicamente ainda, as peças do seu xadrez parecem mais fluidas nos movimentos do ataque posicional.
Ainda que o apagão de Schjelderup das opções não seja de todo compreensível, num momento em que parecia preparar-se para assumir papel preponderante na equipa, e a primeira fase de construção esteja longe de deixar tranquilos quem quer que seja - algo não exposto pelos gilistas -, é um conjunto encarnado confiante e finalmente a acreditar no processo o que se vê em campo. Mérito de Bruno Lage, que também parece ter dado outro tom à comunicação, o que ajuda.
Também Sporting aparenta solidez, assente na organização sem bola, e, embora com pouca profundidade deixada à sua frente, no inimigo público número 1 de todos os defesas da Liga. Viktor Gyokeres continua insaciável e isso é garantia de um leão com impacto no último terço. Curiosamente, tanto encarnados como verdes e brancos ganharam pela mesma diferença: 0-3.
Será sempre bom para uma Liga que já ameaçou vir a ser ganha pelo menos mau acesa discussão até ao fim. Benfica e Sporting, por tudo o que já passaram esta época e pela retoma que alcançaram, têm tudo para tirar essa mancha de fragilidade do campeonato.
O calendário não tem o mesmo peso para os dois e aí o Benfica conta com mais montanhas para escalar, mas ambos terão já certamente chegado à mesma conclusão: esta Liga tem de ser conquistada."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!