Últimas indefectivações

terça-feira, 26 de julho de 2011

Os intocáveis

"Há jogadores cuja cotação de mercado se torna de tal modo elevada, que acaba por suplantar o peso desportivo que têm nas respectivas equipas. Esses são os jogadores vendáveis, devendo ser negociados, preferencialmente, no momento em que essa cotação atinge o pico máximo. Por muito que gostássemos de Di Maria, David Luíz ou Fábio Coentrão, e por maior que fosse a sua importância no conjunto 'encarnado', verbas de 30 milhões de euros não são de recusar. As suas saídas foram, pois, excelentes negócios, e devemos aceitá-las como fruto das vicissitudes do Futebol moderno.

Já aqueles cujo cotação é - por via da idade, ou por qualquer outro motivo - inferior ao peso que têm na equipa, não se podem deixar partir em circunstância alguma. Luisão e Maxi Pereira correspondem a este segundo paradigma, pelo que as suas eventuais vendas, ponderando equilibradamente aspectos desportivos e financeiros, traduzir-se-iam sempre num péssimo negócio para o Benfica.

Não se trata de sentimentalismos, nem de gratidões ou ingratidões. Trata-se de perceber que há um fio condutor nas equipas, e que esse fio tem um valor que o mercado não reconhece. Trata-se de entender que, embora não havendo insubstituíveis, há elementos cuja importância torna, num dado momento, indispensáveis a uma ideia colectiva.

Luisão é a trave mestra da nossa equipa, e o seu jogador mais importante, dentro e fora do campo. Falamos de alguém que, com a sua integração no Clube, o Benfica dificilmente iria conseguir substituir por menos do que os 20 milhões da sua cláusula de rescisão. O mesmo é válido para Maxi Pereira, um dos jogadores mais competitivos que vimos actuar na Luz nos últimos anos. Um e outro têm características morfológicas, e, sobretudo, psicológicas, muito pouco comuns. São eles os alicerces do futebol do Benfica, fazendo todo o sentido vê-los de 'águia ao peito' até ao fim. E se tiverem de sair um dia, que seja quando, em final de carreira, a sua ausência já não se fizer notar."



Luís Fialho, in O Benfica

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!