Últimas indefectivações

sábado, 19 de março de 2022

Família Benfica!


"Chegaram os primeiros alunos das Escolas Benfica de Kiev e Kharkiv e estão bem, nas mostram-se tristes e cansados. Não é para menos! A vida destas crianças mudou radicalmente: casa, quarto, brinquedos, amigos e namoricos, tudo estranhamente fresco na memória, mas varrido da realidade. O que ainda era há duas semanas deixou de ser e não voltará. Os empregos foram-se. Os pais ficaram, mas as mães vieram. A escola segue à distância, dir-se-ia que regressaram aos confinamentos, mas não: o silêncio da pandemia deu lugar ao troar dos canhões e aos estalidos das balas. Os aviões, como os mísseis, esses não se lhes ouve um ruído até ao momento final das explosões traiçoeiras e brutais, sobre casas, escolas, jardins, hospitais ou campos de futebol. Tudo o que represente a pacatez do dia a dia desde povo digno, a quem querem diminuir, mas que estranhamente se agiganta.
Os pequenos semblantes mostram perplexidade, num misto de receio e de esperança que nos desconcerta. Mas logo dizemos Benfica, subimos juntos no elevador do museu, partilhamos no estádio o voo de uma águia rasante e gritamos juntos pelo golo que se anuncia. Logo entramos na sala nobre da SAD, e o presidente do Benfica distribui prendas, ajudas e abraços de jogador para jogador, de menino Benfica para menino Benfica, e alguma coisa partida parece começar a colar-se.
As caras acendem sorrisos, e o brilho da esperança volta aos olhos das mães, ainda que por momentos, quando as crianças soltam a alegria nas bolas, vestidas de vermelho dos pés à cabeça, num regresso à segurança e numa promessa de normalidade nas suas vidas bruscamente interrompidas.
Saber que numa terra tão distante se encontraram entre os seus é reconfortante para mães e filhos e ajuda a suportar o duro fardo que carregam. Nós sabemos, por isso o fazemos, porque no Benfica, quando dizemos que somos família, sentimos e agimos como tal!"

Jorge Miranda, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!