Últimas indefectivações

domingo, 14 de novembro de 2021

Abre os olhos, Everton | SL Benfica


"Abre os olhos e vê o que te rodeia, moleque…

Foi de forma caricata que Everton revolucionou a sua estadia na Europa. Depois de ser multado por incumprir com o regulamento interno dos encarnados, assinou ao jogo 68 de águia ao peito a sua melhor exibição.
Poucos entenderam a chamada de Jorge Jesus ao jogo e sobretudo ao onze, sendo que ninguém teria imaginado tão surpreendente volte-face numa situação que parecia augurar o definitivo declínio do jogador na Luz.
Ganha nova vida, uma lufada de ar fresco ironicamente conquistada pela irresponsabilidade. Tendo ou não consequência direta, fica a impressão de que o tempo limará – Everton só começou a fazer render os 20 milhões gastos na sua contratação quando levou um abanão dos responsáveis diretivos por mau comportamento.
Ao microfone do podcast Tudo em Off, o brasileiro demonstrou uma certa ingenuidade que denunciou um desleixo pelas normas europeias. Abriu o jogo, confessou que precisou de tradutor nos primeiros tempos de SL Benfica por “se falar muito rápido em Portugal” ou que ficava até às três da manhã a ver o seu Grémio de Porto Alegre.
Contou ainda o cómico caso da mensagem ao engano no Whatsapp do plantel, no qual chamou “maluco” ao técnico Jorge Jesus – sinceridade fora dos limites impostos pela etiqueta europeia mas que, paradoxalmente, poderia aproximar jogador e adepto, permitindo um contacto mais aproximado entre a vida pessoal de atleta e a curiosidade dos fãs.
Se não entrou em picardias ou aproveitou o momento para deixar mensagens tóxicas para fora, pecou pela desfaçatez em vangloriar-se da própria indisciplina e em encarar a oportunidade como conversa de café – obviamente caindo mal no seio da massa adepta.
Pedia-se ao craque brasileiro, jogador feito e internacional, uma maior contenção nas palavras e um filtro muito mais restrito (não vamos optar por observações de mau gosto como aquelas que abordaram a sua inteligência), além de uma postura muito mais defensiva.
Deveria estar avisado Everton, até porque não é norma qualquer jogador encarnado entrar em aventuras do género, sobretudo com a evolução exponencial das redes sociais do clube e da plataforma BPlay a monopolizarem todo o conteúdo gerado pelos seus ativos.
A falta de liberdade do jogador português e principalmente dos membros de planteis dos “três grandes” tem sido tema de debate na última década, com o ultraconservadorismo dos principais departamentos de comunicação a contrapor-se a uma sede insaciável das publicações portuguesas, consequência eterna do boom de episódios rocambolescos ocorridos nos anos 90, como o Caso Paula ou o Apito Dourado.
No limite, saem para fora as entrevistas de fundo a jornais de confiança, com perguntas nunca pertinentes e a caírem impreterivelmente no cliché dos lugares comuns e da banalidade, sempre precavidos contra novos percalços que possam criar ondas de instabilidade. Everton rebelou-se – involuntariamente, queremos acreditar – contra essa tendência, com consequências graves ainda que pouco duradouras.
As diferenças entre o panorama brasileiro e português, aludindo claramente a contextos mais abrangentes e à dicotomia América do Sul – Europa, demonstram-se neste tipo de pormenores que constroem a distância entre os dois níveis respectivos de profissionalismo.
Rúben Amorim abordou esta contenção verbal imposta aos jogadores por parte dos clubes numa entrevista em 2017, ao podcast Maluco Beleza (ver do início até ao minuto três).



A um futebol de raízes anárquicas sobrepõe-se a cultura da ginga verbal alavancada por opiniões convictas, sempre ácidas e impertinentes, onde o jogador de futebol se assume ainda como caótico interveniente ativo na estratégia comunicacional da instituição e onde a liberdade de expressão se interliga a uma zona de conforto impensável no contexto do Velho Continente.
Isto é algo que difere pela transformação do jogador em bibelô protegido por redoma, entregue ao guião habitual do “levantar a cabeça”, “continuar a trabalhar” ou do intragável “foi um jogo muito bem disputado” – jogadores, treinadores, dirigentes seguem uma linha orientadora de clara subversão da realidade.
Uma monotonia que generalizou a opinião futebolística e os remeteu a papel secundário no circo mediático, hoje entregue aos ex-atletas, a jornalistas e a um sem fim de personalidades com tempo de antena de sobra. Duas faces da moeda."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!