Últimas indefectivações

sábado, 21 de julho de 2018

A mais-valia do VAR

"Agora que terminou o Mundial, é interessante analisar alguns dados divulgados pela FIFA relativos à arbitragem. A introdução do VAR foi a grande novidade, mas, ao contrário do que muitos diziam, o tempo útil de jogo não se reduziu. Pelo contrário, até aumentou em relação ao Brasil'2014: passou de 55 para 57 minutos. Comparando com a nossa Liga, onde cada revisão demora em média 74 segundos, no Mundial demorou acima dos 85 segundos. O número de reversões foi semelhante: uma decisão alterada a cada três jogos.
Em 64 jogos tivemos 455 lances verificados, o que dá uma média de sete por jogo. Foram revistos um total de 20 e apenas três não foram alterados pelo árbitro de campo. Em 17 situações, as imagens foram revistas no relvado. Das 20 decisões revistas, 15 foram relativas a lances de possível penálti. Só dois golos foram anulados por fora-de-jogo.
Um número muito interessante e que mostra a mais-valia do VAR, é que 99,3 % das decisões foram corretas. Não menos importante é que, sem o VAR, a média é pouco inferior (95,6%), o que demonstra da grande assertividade dos árbitros.
Houve apenas um amarelo por simulação e quatro vermelhos, nenhum por conduta violenta. Um dado que nos pode fazer concluir que o VAR acaba por ser dissuasor de maus comportamentos. No total, registaram-se 223 cartões amarelos - média de 3,48 por jogo -, na sua maioria devido à imprudência dos atletas. O número de penáltis mais do que duplicou em relação ao Brasil (de 13 para 29), sendo que nove deles foram assinalados após intervenção do VAR."


PS: Aquilo que a FIFA não publica, é o número de lances que deviam ter provocado a acção do VAR, e não foram analisados!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!