Últimas indefectivações

sábado, 16 de outubro de 2021

Os verdadeiros contornos do negócio Otávio


"Os contornos da renovação de Otávio têm dado que falar, contudo nós sabemos onde para esse dinheiro e explicaremos de forma simples aos nossos seguidores o que foi feito. 
De forma muito sucinta, a SAD do FC Porto decidiu recorrer à engenharia financeira, ou, por outras palavras, ao martelanço das contas, para fugir ao fairplay financeiro da UEFA, retirando os salários de Otávio do teto salarial do clube e movendo os mesmos para “Encargos adicionais”, algo relacionado com aquisições de direitos económicos, mais especificamente encargos com serviços de intermediação, serviços legais e prémios de assinatura de contratos. Dos 20 milhões de euros aí constados, 83% são pertencentes ao contrato de Otávio.
Com este ludíbrio no negócio, a SAD portista conseguiu fugir aos custos dos salários associados no presente ano, não registar este valor como custo com pessoal e subir o seu ativo.
À semelhança do que já tinham feito com o V. Guimarães relativamente à venda de Francisco Ribeiro e Rafael Pereira por 15 milhões de euros fictícios que tiveram como objetivo subir o ativo do clube e baixar o passivo no ano corrente, a SAD decidiu seguir a mesma ginástica financeira, mas, desta vez, não registou esta negociata no presente ano e faseou-a pela vida útil do contrato de Otávio, beneficiando assim o Relatório e Contas agora apresentado.
Uma vez que o custo associado com o jogador será repartido nas contas dos próximos anos como uma amortização do seu ativo, este não irá influenciar os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização dos jogadores. Desta forma, o FC Porto escapa ao escrutínio da UEFA e facilita as suas obrigações financeiras com as várias entidades envolvidas. Não obstante, da forma que o negócio foi efetivado existe ainda uma forte hipótese do FC Porto e do jogador escaparem aos encargos com a Segurança Social, fugindo assim a parte dos impostos do Estado.
Estes são os verdadeiros contornos do negócio Otávio. Uns dirão que se trata de criatividade financeira, outros, mais frontais e honestos, dirão a mais pura das verdades: é uma autêntica trafulhice."

1 comentário:

  1. Fuga ao fisco
    Fraude com a segurança social
    CMVM com credibilidade na rua

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!