"Consigo pensar em 10 boas razões (pelo menos...) para protestar de forma irada com alguém. No entanto, nenhuma delas envolve qualquer atleta, treinador ou dirigente do Sport Lisboa e Benfica. Já sei que o futebol, para os adeptos, é um desporto de paixões, tantas vezes irracional e injusto, recheado de confrontos verbais e insultos, mas não me vão conseguir convencer de que a melhor forma de mostrar tristeza ou indignação, perante um resultado negativo, passa por insultar e/ou tentar atirar objetos e um qualquer treinador. Menos ainda se for o treinador da principal equipa de futebol do Glorioso.
Entendo a frustação (e ainda não acredito que fizemos 37 remates e marcámos só 1 golo ao SC Farense) e a crítica (somos todos treinadores), mas será que estas pessoas também reagem assim perante as desigualdades sociais e salariais, o fascismo, o racismo, a xenofobia ou o ataque às minorias? Não me parece. Direitos humanos, educação, habitação, salário mínimo ou pagar as dívidas dos bancos não justificam uma posição pública de desagrado? Parece-me que são questões que merecem muito mais um insulto bem dado ou um coro de assobios.
Há, no entanto, uma franja de cidadãos que parecem guardar-se para estes momentos ou para serem os heróis dos teclados de computadores e smartphones. Muito provavelmente, precisam destes episódios pouco dignos para extravasar as suas frustrações diárias, alimentadas - quem sabe? - por polémica, teorias de conspiração, desinformação e discursos extremistas. Acreditem, não é apenas no futebol que isto se passa. Olhem à vossa volta, eles andam aí.
Eu também preferia ter tido o João Neves em campo 90 e tal minutos, mas e então? Não sou treinador, e a verdade é que 7 minutos depois das substituições, o Benfica empatou. E tinha ainda mais 25 minutos pela frente, que poderiam ter dado mais golos. Alguém, no seu perfeito juízo, pode dizer que a equipa jogou mal contra o SC Farense? Jogou? Ponham a mão na consciência, parece-me uma enorme ingratidão. E, acima de tudo, parece-me um insulto à história do SL Benfica."
Ricardo Santos, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!