Últimas indefectivações

Final começa na Luz
Nota de pesar: Papa Francisco
Centralização meramente virtual
FPF: a sede da polémica
Black Mirror: edição Old Trafford
Zero: Ataque Rápido - S06E38 - O talento do nosso campeonato: quem pode jogar nos grandes?
Zero: Afunda - S05E56 - Playoff...
DAZN: F1 - Arábia Saudita...
BolaTV: Hoje Jogo Eu - Nuno Reis...
Capitão, Humberto...

quarta-feira, 12 de março de 2025

Vermelhão: Adeus...

Barcelona 3 - 1 Benfica


Fomos eliminados, nos 70 minutos da Luz, onde em superioridade numérica, não conseguimos marcar e ainda sofremos um golo! Hoje, tendo em conta as circunstâncias, acabou por ser um jogo 'normal', onde o Lage não conseguiu encontrar uma solução (invenção) para surpreender o adversário! Com o 3-1 ao intervalo a eliminatória estava praticamente decidida... as substituições, até melhoraram a equipa, o Barcelona também começou a pensar no jogo com o Atlético de Madrid do próximo fim-de-semana, até tivemos várias oportunidades para reduzir a desvantagem, mas voltámos a ser ineficazes!

Contra este tipo de equipas, que jogam praticamente 'sozinhos', dominando a posse de bola, eram necessários 11 Carreras, agressivos, com físico e descaramento, e o Benfica não tem esse tipo de jogadores, e hoje, nem o Carreras! É curioso que nestes três jogos com o Barça o Yamal até esteve relativamente discreto nos primeiros dois, e hoje foi decisivo!

Além da ausência do Galego, pareceu-me que o Tino não estava 100%, o Tomás também me pareceu condicionado... o Kokçu, sem bola, não dá nada à equipa, e já com o Nacional tinha demonstrado que está de rastos! O próprio Aursens, voltou a jogar mais adiantado, e acabou por perder-se, sendo que os 90 minutos, vezes 3, nestes 7 dias, também não ajudaram!!!

Além do golo, o Nico foi claramente o nosso melhor jogador! Muito ingrato para o Dahl estrear-se na defesa esquerdo, com o Yamal pela frente!!!

Só quem anda mesmo muito distraído, poderia pensar que esta eliminatória seria 'equilibrada'! O nível do Tugão é completamente diferente. O Benfica para um dia ser competitivo contra este tipo de adversários, na Champions, teria que manter todas nossas 'estrelas' da formação, e ainda conseguir ir buscar jogadores de Classe A... O próprio Barcelona, só tem mantido este nível, à base de falcatruas e malabarismos contabilísticos, senão já teria sido obrigado a vender o Pedri, o Yamal e o Gavi... Quem pensar que mudando a Direção do Benfica, vamos conseguir alterar o Modelo económico do Tugão e do Benfica, está muito enganado! O problema é muito mais profundo...

Num dia especial, com um alinhamento raro de todos os factores poderemos eliminar um adversário deste nível: para isso teremos que ter todos os jogadores disponíveis, o adversário de preferência ter alguns lesionados, etc... etc... Desta vez, até o adiamento do jogo da La Liga do fim-de-semana passado, nos prejudicou! E ainda levámos com um Barcelona, tão habituado a ter vários dos seus melhores jogadores lesionados, todos disponíveis!!!


Agora, temos que rapidamente mudar o famoso Chip!!! A Champions já foi, mas o Campeonato pode decidir-se nas duas próximas jornadas, com duas deslocações ao Minho: Vila do Conde e Barcelos... Sendo que depois do Farense na Luz, temos o jogo no Dragay! Tudo isto com Seleções pelo meio!!! Tudo pode decidir-se nas próximas 4 jornadas, não existe tempo para depressões, nem descompressões!!!

Observador: E o Campeão é... - Como pode o Benfica vergar o Barcelona?

Pre-Bet Show #119 - O melhor jogador que alguma vez vimos jogar na Liga

Zero: Senhoras - S05E25 - Mais uma Taça encarnada: como se explica o domínio do Benfica?

Zero: 5x4 - S05E25 - Este é sobre a Académica de Leça

Zero: Reportagem - Covid-19, cinco anos depois: «É assim que vou morrer?»

Ambição


"O Benfica joga hoje em Barcelona a contar para a 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Este é o tema em destaque na BNews.

1. Objetivo: passar!
O treinador do Benfica, Bruno Lage, salienta: "Temos um jogo que é decisivo, mas temos de ter a coragem e a ambição de jogar o nosso jogo, de criar as nossas oportunidades, de marcar os nossos golos para seguir em frente na prova, porque realmente é o nosso objetivo. Sinto a equipa tranquila e muito confiante."

2. Determinação
Tomás Araújo frisa o foco da equipa na passagem da eliminatória: "Vamos dar tudo em campo. Não temos medo de ninguém, de nenhum adversário. Sabemos da nossa valia, da nossa qualidade, tanto como equipa como individualmente, e temos de apresentar isso em campo."

3. Informações aos adeptos
À atenção dos Benfiquistas em Barcelona.

4. Chamada internacional
Pavlidis integra a mais recente convocatória da seleção grega.

5. O sonho do Santiago
Uma iniciativa conjunta do Futebol Profissional e da Fundação Benfica.

6. Surpresa num aniversário especial
A Dona Carolina celebrou 100 anos de vida.

7. Conquista no feminino
O Benfica ganhou a Taça da Liga de futebol no feminino pela 5.ª vez em 6 edições.

8. 21.ª Taça de Portugal
O Benfica conquistou a Taça de Portugal de voleibol pela 21.ª vez.

9. Bons desempenhos
No Campeonato da Europa de Pista Curta, Andrei Toader conquistou o ouro no lançamento do peso. Salomé Afonso conseguiu a prata nos 1500 metros e o bronze nos 3000 metros. Isaac Nader alcançou o bronze nos 1500 metros.
Samuel Barata é o campeão nacional de meia-maratona e Vitória Oliveira renovou o título nacional da marcha 20 km, acompanhada no pódio por Inês Mendes e Bruna Marques.

10. Protagonista
Fifó, futsalista do Benfica, é a entrevistada da semana.

11. Contributos internacionais
Arthur e Higor conquistam a Taça Intercontinental de futsal pela seleção do Brasil. E um quarteto de benfiquistas participou na mais recente vitória da Seleção Nacional de râguebi.

12. 17.ª Corrida Benfica António Leitão
Ana Oliveira, coordenadora do atletismo do Clube, faz o lançamento da prova que decorre no fim de semana de 22 e 23 de março.

13. Benfica 1 Minuto
A atividade desportiva benfiquista dos últimos dias em 60 segundos.

14. Casas Benfica
O embate entre Benfica e Nacional da Madeira, que os encarnados venceram por 3-0, foi dedicado às Casas do Benfica. Foram 125 as embaixadas do benfiquismo representadas no Estádio."

DAZN: Partidazo - Benfica e Vitória, para cima deles!

TNT: Melhor Futebol do Mundo...

ESPN: Futebol no Mundo #432 - Vexame da Juve, Forest em alta, golaço de Vini e fato inédito na Bundesliga

Rabona: AC Milan’s civil war: a chaotic mess that’s derailing the club

Terceiro Anel: Diário...

Zero: Tema do Dia - Benfica reina no futebol feminino: o que falta ao Sporting?

Observador: Três Toques - Que avançado do Benfica tinha um nome "apetitoso"?

O que os outros não têm


"1. Não é novidade nenhuma, mas nunca é demais reconfirmar que o Benfica tem qualquer coisa que os outros não têm. Uma sentimentalidade que não passa nem com o tempo, nem com a distância. Nesta semana ouvimos dois antigos jogadores do Benfica - Júlio César e Nolito - falar do nosso clube, e mais uma vez se reconfirmou...

2. Júlio César foi guarda-redes do Benfica entre 2014 e 2017 e chegou à nossa casa depois do Mundial de 2014 no Brasil, que, todos sabemos, foi desastroso para a seleção anfitriã. 'O Benfica chegou num momento em que eu até pensei em parar de jogar futebol, porque fiquei emocionalmente muito abatido com aquele Mundial', recordou o guarda-redes.

3. O antigo número 1 do Benfica, do Inter de Milão e do Flamengo falou a propósito do Mundial de Clubes que se vai disputar nos Estados Unidos. Por quem torcerá Júlio César? 'Vou torcer muito pelos três clubes que representei', disse. E sobre o nosso clube teve estas palavras: 'Num momento em que eu estava mal, o Benfica chegou, estendeu a mão, e joguei três anos e meio lá, fui muito feliz, ganhámos oito títulos'. O Benfica estendeu a mão... que beleza, Júlio César.

4. Nolito, que jogou pelo Benfica entre 2011 e 2013, também recordou a sua passagem pela Luz: 'Foi uma maravilha, sinceramente. Deram-me a oportunidade de jogar a Champions, a liga portuguesa, e a verdade é que aprendi. Trataram-me muito bem'. E qual foi o melhor capitão que teve? 'Luisão, por um conjunto de coisas. Ser capitão não é só usar a braçadeira, é também olhar pelos companheiros, dar a cara quando tem que dar, animar quando tem de animar'. Tudo dito, Nolito.

5. É empolgante seguir a equipa feminina de futebol do Benfica na sua corrida para o pentacampeonato. O penta é objetivo maior, mas não é o único objetivo. É já neste domingo, dia 9 de Março, que o Benfica vai discutir com o Sporting a final da Taça da Liga no Estádio Municipal de Leiria. Vamos a mais uma!

6. Qual é o clube do mundo com mais sócios? Benfica ou Bayern Munique? O Benfica passou os 400 000 associados num dia, e o Bayern anunciou ter cometido a mesma proeza no dia seguinte. Trata-se de um grande despique entre dois gigantes europeus. E vai continuar.

7. O Benfica quer o 39. Faltam 10 jornadas para o fim. Ao Benfica, na realidade faltam 11 jornadas, porque a deslocação a Barcelos para o desafio com o Gil Vicente foi adiada para 28 de Março. O Benfica só depende de si para ser campeão nacional. O próximo passo é já este sábado, na Luz, face ao Nacional. Não se esperam facilidades."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Mais do que um estádio... uma verdadeira casa!


"A antiga Catedral evoca sempre memórias entre adeptos e atletas, mas também entre funcionários, que aí trabalharam e viveram

Durante os quase 50 anos que o antigo Estádio da Luz esteve em funcionamento, passou por transformações, com várias fases de construção, tais como as torres de iluminação, o fecho do 3.º anel e a expansão da Cidade Desportiva, com o propósito de melhorar as condições das suas instalações sociais e desportivas, que marcaram a vida não só dos atletas e dos adeptos, mas também dos funcionários do Sport Lisboa e Benfica.
O Clube decidiu abrir as portas da sua casa para receber os recém-funcionários, que vinham de várias partes do país à procura de melhores condições de vida, oferecendo um contrato com casa, água e luz. E,  assim, foram criadas habitações sociais que receberam alguns colaboradores com as suas respetivas famílias.
A partir dos anos 1960, nos baixios do 3.º anel, perto de uma antiga reprografia, foram adaptados vários espaços para receber estes funcionários. Estes locais não haviam nascido com o propósito habitacional, mas tinham as condições necessárias para servir de residência.
Só em 1985, com o fecho do 3.º anel, é que surgiu a oportunidade de o Clube construir casas próprias para alojar quase 20 famílias. Este projeto tinha como objetivo construir seis apartamentos com melhores condições de habitabilidade, nas zonas interiores e exteriores do estádio. Encontravam-se localizadas perto das garagens, oficinas e jardins do estádio. Eram apartamentos das duas assoalhadas, cozinha e casa de banho e luz natural.
Foi uma empreitada de importância tal, que se realizou uma cerimónia com a presença do presidente Fernando Martins (presidiu entre 1981 e 1987) e outros membros diretivos, para entregar as chaves dos novos apartamentos aos colaboradores.
Todo o estádio tinha de funcionar como um relógio suíço, e, para isto acontecer, os colaboradores que trabalhavam na lavandaria, nas oficiais de reparação, na manutenção do relvado e na limpeza tinham de ser organizados e eficazes nas suas tarefas, já para não falar do tempo que se poupava nas deslocações até aos seus postos de trabalho.
Para estas famílias, viver e trabalhar aqui era uma experiência e tanto. Toda a gente se conhecia, nos jogos ouvia-se o público a celebrar vitórias e chorar derrotas, e podiam praticar desporto sempre que quisessem.
Até hoje, memórias são evocadas e recordadas com muito carinho e nostalgia por estes funcionários e pelas suas famílias, que passaram tantos anos das suas vidas neste espaço. Saiba mas sobre estas vivências na exposição temporária Um Por Todos e Todos Pelo Estádio: Memórias do Estádio da Luz (1954-2003), no Museu Benfica - Cosme Damião."

Isabela Sena, in O Benfica

Falta-lhes o 'Portimonenzi'


"Lembro-me, aqui há uns largos anos, de uma esclarecedora entrevista do grande Herman José. Dizia o criador e humorista, sobre a fama e a popularidade, que bastava cruzar a fronteira para Badajoz ou Ayamonte, e as grandes estrelas portuguesas passavam ao anonimato. E Herman até o dizia com alguma felicidade, porque isso lhe permitia aproveitar ainda melhor os momentos.
Não é o que se passa, por exemplo, com o treinador Sérgio Conceição. Pois bem, o antigo treinador do FC Porto chegou a Milão e começou logo a mostrar ao que ia. Discutiu em público com o capitão de equipa, no fim de um jogo que venceu (um dos poucos), e afastou-o da equipa, entrou numa senda de derrotas e de exibições sofríveis e já lhe apontam um fim prematuro no comando do AC Milan. Pois é, pois é... a falta de 'Portimonenzis' no campeonato italiano deve estar a ser sentida isso e as influências sempre benéficas (só para os próprios) se engenheiros contestatários, veteranos padrinhos e guardas pretorianas. O que também deve estar a fazer a diferença é a não existência de coação sobre árbitros e agentes desportivos, uma comunicação social mansa e problemas jurídicos do clube resolvidos com a ajuda de juízes amigos, da comarca e de camarote do Dragão.
Ser treinador de um clube e de uma equipa que não se refugia num enclave geográfico para bater no peito e querer fazer guerra a tudo e a todos também não ajuda. São mentalidades. Seja em Ayamonte ou na estilosa Milão."

Ricardo Santos, in O Benfica

Avós e netos


"É intuitivo e parece inconsequente juntar estas duas gerações pondo-as a falar do planeta em que cada uma vive e fazendo-as interagir em experiências enriquecedoras do ponto de vista humano e afetivo.
Isto seria por si só importante, pela alegria e pelo bem-estar que traz a todos, mas na verdade daqui resulta muito mais do que isso, uma vez que esta relação é construtora de um importante cimento social.
Este fenómeno está estudado, e são bem conhecidos os efeitos sociais deste contacto entre as gerações dos avós e dos netos. É aqui, se, entre gerações consecutivas, os pais ensinam aos filhos o sentido prático da vida, é entre gerações alternadas que se passam a civilização e os valores. Por outras palavras, compete aos pais ensinar a regra, moldar a conduta ou obrigar a comer a sopa, mas os avós, contudo, permitem mais exceção e mimam as crianças com guloseimas e carinhos. Parece que lhes permitem e perdoam tudo, mas pelo meio ligam-nas às suas origens, ensinam-lhes o bem e o mal, e ajudam-nas a construir a sua estatura moral.
A vida é feita de sonhos e ação, de pensamentos e da sua concretização, por isso não queremos que ninguém faça sem pensar nem pense sem fazer.
O que queremos, sim, é que cada criança, em pequena e quando cresce, faça Portugal, justo, solidário e forte.
E para isso, além dos pais e da comunidade no seu todo, servem muito as palavras e as brincadeiras dos avós."

Jorge Miranda, in O Benfica