Últimas indefectivações

domingo, 19 de março de 2023

19 de Março


Vermelhão: Embalados...

Benfica 5 - 1 Guimarães


Estava com algum receio: pós-champions, pré-seleções, véspera passada com o 'drama' do sorteio da Champions, convocatórias para as seleções, ausência do Aursnes que tem sido quase sempre um dos melhores... Mas mais uma vez, a equipa desmentiu imediatamente as minhas profecias negativas!!!

Grande 1.ª parte, a decidir o vencedor relativamente cedo, e com um bocadinho mais de eficácia os números até podiam ser maiores... O Guimarães tentou 'tapar' os nossos laterais (principalmente o Grimaldo), mas nunca conseguiram travar o nosso jogo entre-linhas... E com um Benfica extremamente móvel, com os nossos 3 jogadores de apoio ao Ramos, a trocarem constantemente de posição, o Guimarães nunca teve hipóteses...

O Roger 'queixou-se' que o 2.º tempo, foi demasiado 'gerido', com a equipa cedo a tirar o pé... mas a vantagem era confortável...

Mais dois golos do João Mário, numa partida onde o Neres e o Rafa desequilibraram, e onde a nossa dupla de meio-campo (sem o Aursnes na ajuda), esteve impecável...

Pessoalmente, acho que o Morato e o Veríssimo deveriam fazer pelo menos um jogo na B, para ganhar ritmo. A ausência do Otamendi no 1.º jogo com o Inter, vai ser complicada de suprir...


Espero que a estreia do Ndour, seja um indicador que existe acordo para a renovação!


Mais um grande ambiente, com as romarias a 'cheirarem' ao final feliz que todos queremos, mas ainda falta...

Agora, nova paragem para as Selecções, algo que me deixa extremamente nervoso com potenciais lesões e percas de ritmo, tal como aconteceu nas anteriores! Temos o jogo de Vila do Conde para ganhar 'ritmo', mas depois vem logo os Corruptos e o Inter...


Amanhã, jogam o 2.º e o 3.º classificado. É óbvio que o resultado que interessa mais ao Benfica é uma não vitória dos Corruptos. Mas tenho pouca fé, a minha experiência de épocas anteriores, diz-me que vamos ter que confirmar o título de campeão nas últimas jornadas! No Benfica raramente temos Campeões em Abril!!!



Vitória no arranque...

Leixões 1 - 3 Benfica
21-25, 20-25, 29-27, 21-25


Início do Play-off com uma vitória em Matosinhos, na Meia-final do campeonato, com uma vitória clara...
Chegámos ao momento decisivo da época, e são mais uma vez, os 'velhotes' a dar a resposta...

Destaque para a vitória por 3-0 do Sporting, sobre a Fonte!

Goleada depois da tempestade!!!

Benfica 8 - 2 Portimonense

Depois do tumulto durante a semana com a saída do treinador e a 'não contratação' dum substituto, interino ou para o 'futuro', jogo na Luz, contra uma equipa 'chata'!!!

Depois de duas expulsões com o Lombos, mais duas expulsões na 1.ª parte... se os algarvios tivessem a pontaria afinada nos Livres Diretos, tínhamos chegado ao intervalo a perder 'largo', mas com o 2-2 ao intervalo, acabámos por fazer um 2.º tempo, com mais 'cabeça' e mais golos!!!

Recordo que hoje jogámos sem o Arthur, sem o Jacaré, sem o Diego Nunes, sem o Lúcio, além dos lesionados de longo prazo Nilson e Higor... destaque para o regresso do Silvestre!

Vitória apertada...

Benfica 31 - 28 Póvoa
(17-16)

Nada fácil, no regresso do Kallman...

Temos jogo Europeu complicadíssimo na Terça na Luz...

Derrota...

Oliveirense 60- 68 Benfica
16-16, 22-21, 16-15, 16-16

Depois de tanto trabalho contra os Corruptos, perder estes jogos é extremamente frustrante, ainda por cima numa jornada, onde os dois perseguidores vão defrontar-se!!!
O Betinho fez falta...

Lutar pelos três pontos


"O Estádio da Luz repleto de Benfiquistas e o fervoroso apoio à equipa são essenciais para a obtenção de mais uma vitória no Campeonato. Este é o tema em destaque na News Benfica, a qual dedicamos também à restante atividade desportiva do Clube e a uma parceria importante que envolve a antiga sede da Jardim do Regedor.

1
A anteceder a paragem das competições de clubes devido às datas FIFA, a nossa equipa de futebol recebe hoje o Vitória de Guimarães (18h00) e procura o 9.º triunfo consecutivo na Liga Portugal.
Roger Schmidt defende que "o importante, agora, é o jogo com o Vitória" e crê que "precisamos de uma exibição de topo" frente a "um grande adversário que concede poucas oportunidades e sofre poucos golos".
O foco está inteiramente direcionado para a partida desta tarde. "Sabemos o quanto é preciso trabalhar para chegar à posição onde estamos e não mudamos a nossa abordagem", salienta Schmidt, que acrescenta: "Temos uma motivação muito grande para fazer um grande desafio e para conquistar os três pontos."

2
O diretor para as relações internacionais do Benfica, Simão Sabrosa, reagiu ao sorteio dos quartos de final da Liga dos Campeões, que nos coloca frente a frente com o Inter. "Não existem favoritos", disse.

3
São 12 os elementos do plantel da equipa principal chamados por diversas seleções. Confira aqui quais.

4
A Fundação Benfica e a FLH Hotels do grupo Feelslikehome assinaram uma parceria com vista à revitalização do edifício da antiga sede do Sport Lisboa e Benfica, na Rua Jardim do Regedor. Ali nascerá o 1904 Benfica Hotel. Veja a reportagem da BTV.

5
A nossa equipa de hóquei em patins somou mais uma vitória, desta feita ante o Riba d'Ave, por 9-2, reforçando a liderança da classificação do Campeonato Nacional. Veja o resumo da partida, aqui.

6
Após vencer a Taça de Portugal, iniciamos hoje, no voleibol, o play-off de apuramento do campeão. Nas meias-finais, decididas à melhor de três, o nosso adversário é o Leixões e a primeira tem início agendado para as 17h00, em Matosinhos.
O treinador adjunto, Rodrigo Barroso, fez a antevisão em entrevista ao programa SL Modalidades, da BTV.

7
Além dos embates com o Vitória de Guimarães, em futebol, e Leixões, em voleibol, são várias as nossas equipas em ação hoje. Às 15h00, na Luz, temos o jogo com o Póvoa AC. No mesmo horário, mas em Oliveira de Azeméis, visitamos a Oliveirense em basquetebol. A equipa feminina de andebol recebe o Leça, às 19h00. E, no futsal, defrontamos o Portimonense, na Luz (21h00). Confira a agenda para conhecer os horários dos jogos previstos para o fim de semana."

Os criminosos do nosso futebol

Leonor Pinhão, in Record

PS: A nossa Leonor trocou o árbitro Vítor Ferreira, pelo VAR Luís Ferreira, mas está perdoada!

Basta de silêncio

António Gomes Martins, in A Bola

Uma Semana do Melhor, excerto...

11, excerto...

Champions Sorteio: React's

Efab⚽lação (19) Os direitos dos tiranos


"Diz-me o que invejas, dir-te-ei que espécie de Putin és.
Vivemos na era em que o exercício do poder - seja pela invasão de propriedade seja pela imposição da vontade de quem manda, devidamente legitimado por eleições e éticas republicanas - deriva invariavelmente para o totalitarismo.
Esta semana ouvi o diretor executivo da Liga Portugal declarar que a centralização dos direitos de televisão é um caso encerrado, cabendo à sua organização e à Federação tomarem conta da propriedade “devoluta” dos gigantes e distribui-la em tranches democráticas pelos pigmeus a fim de poderem todos viver felizes e competitivos.
A fórmula de distribuição milagrosa para cumprir o princípio de que ninguém ficará a perder é um mistério guardado nos gabinetes destes génios das quadraturas circulares que nasceram com o desígnio divino de por e dispor da vida dos outros. Intitulam-se democratas, porque terão ganho uma eleição em algum ponto dos seus percursos de tiranetes.
Tiago Madureira diz que a centralização não será feita à Robin dos Bosques, tirando aos ricos para dar aos pobres, uma vez que prevê um aumento de receitas globais, completamente irrealista, e que todos ficarão a ganhar. Este pensamento é extraordinário: numa actividade em que 15 por cento dos clubes detém 95 do mercado, que espécie de distribuição poderá ser feita sem que os grandes abdiquem de parte significativa das suas parcelas para salvar os pequenos? Só por solidariedade benemérita, uma espécie de “fair play” à força, completamente oposta aos princípios da competitividade desportiva e impaginável com a ética do desporto profissional, se pode conceber uma solução para este capricho de dirigentes cavalgando o poder das bases, como aprendizes de Infantinos. Não tarda estarão a decretar a proibição de ganhar por mais de dois golos de diferença ou a castigar com substituição forçada à Guardiola qualquer jogador que se arme em Earling Haaland a humilhar os mais desfavorecidos do talento.
Na perspectiva destes dirigentes há uma audiência excessiva de determinados clubes que devia ser encaminhada para os que a têm defeituosa - transferir as enchentes de entusiasmo da Luz para os velórios semanais das bancadas vazias do resto do país, cortar a largura de banda dos jogos do Benfica e colá-la ao “streaming” capilar do Portimonense.
Em nome da felicidade geral, um mirífico bem maior, nada como usurpar para resolver. Falta-nos o mar do sul, invade-se a Crimeia. Os impostos não cobrem uma velhice à francesa, sobe-se a idade das reformas. Não temos assoalhadas que cheguem, ocupa-se as do vizinho. O navio mete água, afoga-se a guarnição. Faltam-nos brioches, comemo-vos os papo-secos.
Seja qual for a fórmula de repartição de direitos televisivos em Portugal, o Benfica ficará sempre a perder e parece-me uma estratégia completamente errada tentar iludir e rodear esta condicionante, ao mesmo tempo que se protege e incentiva a “guerra dos cachecóis” que consiste em tentar esconder nas bancadas tingidas de vermelho a esmagadora popularidade do clube que nasceu pequeno, como qualquer outro, numa farmácia de Belém.
Enquanto não mexe uma palha pela melhoria do jogo, dos espectáculos, da verdade desportiva e com o país a descer no ranking europeu, preso pelos arames das conquistas pontuais dos mesmos de sempre, a Liga diz que serão os clubes a decidir a fórmula de distribuição, que será a maioria dos pequenos a decretar o tamanho das fatias dos grandes. Uma espécie de reforma agrária dos relvados, uns “direitos” assentes no ódio pelo sucesso alheio e na vertigem do enriquecimento súbito, que, como a História nos ensina, não deixará de descambar, por fim, em pobreza maior."

Champions in a nutshell !!!

Caminhar: faz bem ao corpo e à alma


"Nem sempre é considerada como uma prática desportiva, mas caminhar é parte integrante da nossa vida quotidiana. E nem sempre é vista como esforço físico suficiente para proporcionar os mesmos benefícios que outras modalidades (exemplo: correr, nadar, andar de bicicleta). O ato de caminhar pode ser considerado uma verdadeira atividade física e é mesmo recomendado quando se quer cuidar de si, do seu corpo e até perder peso. Quando se quer voltar à boa forma física, caminhar três vezes por semana, uma hora, é ainda mais benéfico do que correr durante 15 minutos num esticão e ficar sem fôlego. Na realidade, a caminhada diária até ao escritório ou para levar as crianças à escola é boa para o corpo, mas não é um exercício físico completo. Para se tornar o seu aliado de saúde, teremos de caminhar um pouco mais! É menos exigente do que correr, dado que o esforço é menos intenso, mas mais prolongado. Torna-se menos traumático para o corpo, é muito completo, fácil de fazer e barato. Caminhar é uma atividade perfeitamente acessível a todos(as), qualquer que seja o seu tamanho ou o seu apetite por desporto. E, como bónus, pode-se desfrutar de belas paisagens durante a caminhada. Quando falamos de caminhar como uma atividade física, estamos, na verdade, a falar de três tipos de atividade: 1) Caminhada desportiva: a mais praticada, a mais fácil de implementar e a mais acessível. É partir para uma caminhada de uma hora a um ritmo constante, cerca de 5km/h, na cidade, na floresta, num parque, etc. Tem a vantagem de poder ser praticada onde quer que se queira. Já habituado(a) ao movimento natural de caminhar, é, sobretudo, uma questão de acelerar o passo e aprender a pôr os pés para baixo e balançar os braços para tonificar o corpo e cuidar das articulações e das costas. Excelente exercício cardiovascular, não-traumático para as articulações, a marcha desportiva permite construir músculo, perder peso e relaxar! Ativa o corpo inteiro da cabeça aos pés; 2) Caminhada nórdica: também envolve andar a um ritmo constante durante pelo menos uma hora, mas com a adição de bastões para fortalecer os braços e a parte superior do corpo e para proporcionar uma propulsão para a frente. A caminhada nórdica permite que os músculos de todo o corpo atuem em profundidade e ativa todo o sistema cardio-respiratório; 3) Corrida a pé: as corridas a pé são um desporto que pertence à família do atletismo. Implica caminhar o mais rápido possível ao longo de uma distância definida. A caminhada em corrida pode ser praticada por qualquer pessoa, mas está sujeita a regras específicas. Há competições e é até uma disciplina olímpica desde 1952.
Uma atividade física suave por excelência, a caminhada permite trabalhar tanto a respiração, como os músculos. Independentemente da sua escolha, estou certo de que desfrutará de uma atividade completa ao ar livre, que é boa para o seu corpo e para a sua mente."

18 de Março