O principal problema destas 'invenções' para este tipo de jogos, são as rotinas! No papel a ideia até pode resultar, mas na prática, os jogadores não estão habituados a jogar desta maneira! Hoje, se defensivamente até cumprimos quase sempre as indicações do treinador, ofensivamente a equipa nunca conseguiu efetuar as transições que o treinador tinha previsto!
Um dos problemas endémicos do plantel do Benfica, é a falta de capacidade física: caparro e velocidade em vários sectores! Hoje, entre todos os 'pares' em campo, talvez o Carreras tivesse vantagem física sobre o adversário direto, de resto perdíamos em quase todos os indicadores! E assim, juntando o caparro à qualidade técnica, neste caso a qualidade de passe do adversário, nunca poderíamos jogar de peito aberto!
Nestas situações muitas vezes fica a sensação que se o Benfica tivesse arriscado mais, poderíamos ter tido mais sorte no marcador, mas hoje, pessoalmente, não fiquei com essa sensação: se o Benfica tivesse apostado num 11 e na estratégia 'habitual', teríamos muito provavelmente sido goleados!!!
Não posso castigar o Lage por ter tentado. Com o Roger, teríamos jogado sem alterações, e muito provavelmente no final da partida seria criticado... Mas para se jogar assim, as caraterísticas dos jogadores e as rotinas têm que ser outras...
Durante muito tempo conseguimos bloquear o jogo, mas com o cansaço normal, começamos a cometer alguns erros de posicionamento, e o Bayern começou a rematar, principalmente na consequência de bolas paradas... No 2.º tempo, os problemas começaram mais cedo.... e golo acabou por aparecer, com alguma naturalidade, num ressalto...
Até final, nunca conseguimos rematar, tivemos alguns momentos de 'quase' perigo, mas a equipa estava formatada para defender... Além disso, é muito complicado 'tirar' a bola a esta equipa do Bayern!
O Trubin fez uma das melhores exibições no Benfica, o Tomás não merecia ficar mal na foto do golo sofrido, esteve praticamente inultrapassável no 1x1 (pessoalmente, acho que o Kane fez falta... aliás, na jogada seguinte, marcou uma falta igual do Beste junto da outra área, e até deu Amarelo ao Kokçu!). O Renato 'aguentou' quase 90 minutos, falta ganhar a confiança necessária para arriscar o contacto no 1x1 defensivo! Nota ainda para o Carreras, que foi de longe o jogador que mais arriscou, 'meter' o pé nas disputas de bola...
No meio de tudo isto, pelo menos deu para 'descansar' alguns titulares para Domingo! A recuperação do Bah é fundamental... O Aursnes tem sido o jogador mais sacrificado com minutos, mas é indispensável no meio-campo!
A qualificação nunca passou por este jogo, no Mónaco e na Luz com Bolonha, esses sim, serão os jogos decisivos. A equipa apesar da derrota, correu, e 'sacrificou-se' hoje, tentando uma estratégia quase anti-natura para aquilo que estão habituados, portanto merecem 'respeito'!
Mas agora o que interessa, é o jogo de Domingo que terá uma dinâmica diferente! Vamos voltar ao Tugão, com todas as armadilhas conhecidas...