Últimas indefectivações

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Benfica 2010/2011 - Parte 2

Continuando a minha saga de treinador de FM, hoje vou falar-vos do sector defensivo.

Neste sector da equipa só houve uma alteração em relação à época passada, que foi a dispensa dos serviços do Quim e a entrada do Roberto. A entrada do Roberto não foi nada pacifica face aos valores envolvidos no negócio e face também à péssima pré-época efectuada pelo jogador. O peso dos 8,5 milhões de euros foi determinante, pois por este valor todos os Benfiquistas estariam à espera de enorme guarda-redes que não cometesse os erros que Roberto cometeu. Sempre fui um defensor do Roberto e sempre achei que o problema não estava só nas fracas prestações do jogador. Sempre achei que a nossa linha defensiva não estava tão sólida como muitos pensavam. Apesar disso pensei que com o regresso dos mundialistas as coisas melhorassem, mas não foi assim. Nos jogos oficiais disputados até agora, dos golos que sofremos só um é que Roberto é responsável, dando 50% de responsabilidades noutro. Os restantes golos são da responsabilidade dos defesas ou de situações de bola parada defensivas onde as marcações simplesmente não existiram. Faltou-nos agressividade, posicionamento e concentração em muitos dos golos que sofremos.

A minha análise individual dos jogadores do sector defensivo é a seguinte:

Roberto: É um jovem guarda-redes de 24 anos que pode evoluir bastante e se tornar um dos grandes guarda-redes que passaram pelo Benfica. Aos poucos está a ganhar confiança, embora ainda necessite de trabalhar alguns aspectos.

Máxi Pereira: Um lutador!! Não dá um lance por perdido e compensa a sua pouca velocidade com o seu posicionamento e a sua entrega ao jogo, Não é um jogador de topo mas é um excelente jogador, sem dúvida!!

Luís Filipe: Sinceramente não consigo perceber o motivo de este jogador fazer parte do plantel do Benfica. Quando Máxi não pode jogar, quem o substitui é o Ruben Amorim e não o Luís Filipe, por isso não consigo perceber o motivo pelo qual está no plantel. Penso que Luís Filipe não tem condições para jogar no Benfica actualmente.

Fábio Coentrão: Penso que este dispensa apresentações. Foi considerado o melhor lateral esquerdo do Mundial e só isso diz tudo. Além do mais pode também fazer de médio esquerdo. Um jogador rapidíssimo, cruza bem, bom tecnicamente, muito bom fisicamente e com uma raça incrivel. Um jogador de topo, sem dúvida!!

César Peixoto: O mal amado do Benfica, a par de Luís Filipe. Á semelhança de Máxi, que é melhor que César Peixoto, não é um jogador de topo, não tem grande velocidade e as lesões por vezes não o largam. Penso que como defesa esquerdo posso considerá-lo um medio/bom, mas para médio esquerdo simplesmente não serve. Gostava de o ver jogar 4 ou 5 jogos seguidos a defesa esquerdo.

Luisão: O patrão da defesa do Benfica. Em forma, este jogador é um autêntico muro na defesa do Benfica e um perigo na área adversária em situações de bola parada. Luisão tem uma particularidade, normalmente marca golos importantes.

David Luiz: Humildade, espírito de sacrifício, raça, técnica, poder físico, isto é o que melhor define o David Luiz. Um jovem central que está entre os melhores do Mundo, não tenho dúvidas. Por vezes exagera nas suas acções mas isso é natural de um jogador que ainda tem muito para aprender. Um craque!!!

Sidnei: Conhecido por "Molengão", parece ser um jogador pesado e lento mas, na minha opinião, não o é. O problema do Sidnei é que necessita de jogos nas pernas para ganhar ritmo de jogo, por isso sente dificuldades quando entra um ou outro jogo a substituir um dos titulares. Acho que pode ser um excelente central mas a concorrência não lhe dá a mínima hipótese.

Roderick: Um jogador oriundo da nossa "horta", como o amigo Viriato gosta de dizer, em que depositamos enormes esperanças. A qualidade está toda lá, é só saber potenciá-las e aos poucos ir jogando. Penso que Roderick tem tudo para ser um titular do Benfica se lhe derem as oportunidades.

Fábio Faria: Para já pouco possi dizer sobre este jogador porque ainda não fez um único jogo pelo Benfica. Reconheço-lhe qualidades e é jovem. Será o Miguel Vitor inferior a Fábio Faria?

Sou da opinião que o Benfica deveria investir no reforço das laterais da defesa, Luís Filipe e César Peixoto estão muitos furos abaixo dos titulares. A compra de dois laterais, um esquerdo e um direito, do nível dos titulares seria o ideal. A prioridade é sem dúvida a posição de lateral direito.

Pablo Aimar




É um privilégio ter um jogador da qualidade do Aimar, jogar com a camisola 10 do Benfica. Que grande jogo, a atacar e a defender, brilhante...!!!


Na minha opinião jogamos pior do que na Madeira, jogamos pior do que em Guimarães, mas desta vez ganhamos!!! No jogo onde o Roberto demonstrou bastante confiança, a equipa esteve insegura. O Jesus antes do jogo tentou transmitir aos jogadores total confiança, mas parece-me que a equipa está pouco confiante (o que até é normal, tendo em conta os resultados negativos). Na altura do Sorteio avisei para as dificuldades que o Hapoel podia trazer, e não me enganei. Trocam muito bem a bola, povoaram a defesa, e tentaram o contra-ataque, mas foram poucos objectivos. O extremo-direito é um excelente jogador...


Depois de tantos erros contra o Benfica, parece que houve um a favor do Benfica!!! No Estádio pareceu-me penalty, ouvi o Jesus na rádio a dizer que era um lance duvidoso!!! E depois de ver o lance na televisão concordo com o Jesus. O Luisão agarra o braço, mas a queda do Israelita foi 'artística', o árbitro podia ter marcado, mas foi coerente com o resto do jogo. Durante os 90 minutos, sempre que um jogador se atirou para a 'piscina', mesmo quando era ligeiramente tocado, o árbitro nunca marcou falta, portanto até se aceita a decisão. O Hapoel ainda se queixou de outro penalty mas a falta a existir era fora da área, além de ter existido falta sobre o Coentrão no inicio da jogada. Agora já que a Sporttv está a passar no resumo do jogo o suposto penalty do Luisão, gostava de ver também as imagens num lance na área do Hapoel, onde me pareceu que o Cardozo foi empurrado...!!!


Estava à espera de uma vitória para criticar uma opção do Jesus !!! Não gosto de ver o Carlos Martins a jogar no lugar do Ramires. Para mim a melhor solução é o Amorim, creio que o Javi iria agradecer muito ao Jesus, se o Rubem jogasse no meio-campo. Além disso a habitual substituição Aimar/Martins foi um dos nossos grandes trunfos o ano passado, já que permitia manter um ritmo elevado na nossa construção ofensiva, na última meia hora das partidas. Também acho que o Amorim se 'desenrasca' bem como lateral direito, mas falta-lhe velocidade para ser uma aposta constante, tanto a defender como a atacar. A profundidade ofensiva que o Maxi dá à equipa é única no actual plantel...


Deixei para o fim, o 'assunto' Cardozo: Para não ser muito ofensivo, aconselho aos assobiadores profissionais a sentarem o seu cu no sofá, porque ir para o Estádio fazer figuras tristes, não vale a pena...!!! Fiquei 'cercado' de 3 anti-Cardozo durante o jogo todo, fiquei com os ouvidos a ferver!!! A Ingratidão é muito feia, o Óscar acabou a época anterior a jogar lesionado, hipotecando o 'seu' Mundial, parece que é uma maldição, praticamente todos os goleadores da história do Benfica foram os 'patinhos feios' do 3º anel...!!!




A boca fugiu-lhe para a verdade !!!


"...Laurentino Dias sobrepõe a sua voz à de Joaquim Evangelista, num estilo descontraído, lançando a seguinte recomendação aos profissionais da comunicação social: 'Não queiram que o Presidente do Sindicato dê já a classificação final do Campeonato... Ele nem sequer é o Presidente da Arbitragem...' "
Retirado do Anarcobenfiquista