Eu sei que este tema não é nada consensual, e pelas discussões que tenho tido, para minha surpresa, leva mesmo a discussões muito emotivas!!! É preciso recordar que a última grande revolução no Modelo de competições Europeias, foi mesmo a criação da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1955!!! Desde então, é verdade que a TCCE mudou de nome e formato, mas a 'formula' é basicamente a mesma... Tudo o resto mudou no Futebol, o profissionalismo dos jogadores, a televisão, os Estádios... tudo mudou, menos as competições onde os Clubes participam: Campeonatos e Taças Nacionais; e Liga dos Campeões... Já vai para 61 anos. Algo que nos dias de hoje, é realmente muito tempo...
Sendo que muita da resistência à mudança, é somente uma questão de mentalidades!
Nas últimos semanas voltou-se a falar de uma futura Liga Europeia de Futebol, que consiga imitar os números da NFL, tendo em conta que o Mercado Europeu de Futebol é maior!!! O facto de vários donos de equipas Norte-Americanas terem comprado Clubes Europeus deve ter ajudado a colocar esta questão na agenda... Muito provavelmente tudo isto não passa de uma forma de pressionar a UEFA a distribuir mais dinheiro pelos Clubes, algo que já fez este ano, e irá fazer nos próximos.
As últimas notícias que saíram em alguns jornais Ingleses, confirmaram os piores cenários. Aquilo que aparentemente está a ser discutido, é uma alteração ao formato da Champions, dando a alguns Clubes o privilégio de presença garantida, através de um sistema de Wild-Card (por exemplo o Chelsea esta época vai ficar muito longe da qualificação, e assim receberia um 'convite'...), além disso parece que se quer uma redução do numero de equipas a participar na Fase de Grupos da Champions, de 32 para 16 !!!
Isto a tornar-se realidade, é uma Liga 'fechada' encapotada, onde a diferença de orçamentos entre os Clubes com lugar 'cativo' e outros, iria aumentar exponencialmente... estilo o que acontece actualmente no Basquetebol Europeu.
Isto a tornar-se realidade é uma daquelas decisões, que não são carne, nem peixe...!!!
E no ponto do vista do Benfica, seria mau, muito mau...
Por tudo isto, é que tenho defendido uma abordagem a este tema muito diferente O Benfica, tal como outros grandes Clubes de Mercados mais pequenos (Holanda, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça, Sérvia, Áustria, Polónia, Ucrânia... etc... e mesmo França...), em vez de ficarem à espera de uma decisão qualquer do grupo dos 'privilegiados', deviam avançar com ideias para novos Modelos de competições... Sabendo que o actual Modelo, muito dificilmente irá resistir ao desgaste do tempo...
Em vez do habitual deixa andar, exige-se pragmatismo e alguma capacidade para antecipar mudanças inevitáveis...
De todos os cenários possíveis, aquele que na minha opinião beneficiaria o Futebol Europeu, o Benfica e os adeptos, seria o de uma Liga Europeia 'fechada', com os Clubes a participarem em exclusivo nesta Liga, mas alargada não só aos Clubes Super-Milionários, mas também aos Clubes Grandes dos Mercados médios e pequenos...
Vou dar um exemplo, de um possível Formato, dessa tal Liga. Quatro Conferências:
A: 1-Barcelona
2-Atlético Madrid
3-Sevilha
4-Arsenal
5-Manchester City
6-Liverpool
7-PSG
8-Lyon
9-Lille
10-Benfica
11-Ajax
12-Basileia
13-Brugge
B: 14-Real Madrid
15-Valência
16-Atlétich Bilbao
17-Manchester United
18-Chelsea
19-Tottenham
20-Marselha
21-Bordeus
22-Celtic
23-Porto
24-PSV
25-Salzburgo
26-Anderlecht
C: 27-Bayern Munique
28-Bayer Leverkusen
29-Schalke 04
30-Milan
31-Roma
32-Juve
33-Panatinhaikos
34-Zenit
35-Fenerbache
36-Steua Bucareste
37-Dinamo Kiev
38-Sparta Praga
39-Partizan Belgrado
D: 40-Borrusia Dortmund
41-Wolfsburgo
42-Monchaglabach
43-Inter
44-Napolés
45-Fiorentina
46-Olympiakos
47-CSKA Moscovo
48-Galatasaray
49-Shakthar Donestsk
50-Legia Varsóvia
51-Dinamo Zagreb
52-Estrela Vermelha
52 Clubes. Divididos por 4 grupos(divisões) - tentei limitar as deslocações grandes, evitar 'grupos' só com equipas do mesmo País, e ao mesmo tempo manter algumas rivalidades... -, com os Clubes do mesmo 'grupo' a jogarem 2 vezes entre si, e uma vez com os restantes Clubes, o que dá 63 jornadas (recordo que com este modelo, sem Champions ou Liga Europa, e sem Taças da Liga... as datas disponíveis para cada jornada são logo mais).
Com um Play-off com 16 equipas, a duas mãos, com a Final num jogo.
(6)- Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália
(5)- França
(2)- Portugal, Grécia, Turquia, Holanda, Sérvia, Bélgica, Ucrânia e Rússia
(1)- Escócia, Polónia, Croácia, Suiça, Rep. Checa, Áustria e Roménia.
Tentei fazer incluir todos os Mercados, com os Clubes mais representativos, e com uma 'ocupação' geográfica dentro dos respectivos Países - os maiores, porque nos mais 'pequenos', os Clubes mais representativos normalmente estão na Capital.
Como é evidente teria que existir a nível de regulamento laboral e disciplinar uma uniformização total.
Com tectos salariais, e contratos com diferentes 'categorias' como existe na MLS, para promover o equilíbrio e a competitividade entre todos.
A diferença entre orçamentos seria atenuada, com a distribuição de receitas da televisão e dos patrocínios, mas os Clubes continuariam a ter possibilidade de ter receitas próprias: bilheteiras, sócios...
E até as receitas das Apostas Online, seriam mais facilmente canalizadas para os Clubes...
Uma das questões mais vezes levantada, é como convencer os Ingleses a entrarem numa competição deste género! A resposta é simples: A Europa é um Mercado com cerca de 700 milhões de pessoas. Actualmente o Futebol está dividido, em mais de 50 Ligas Nacionais, com cerca 800 Clubes.
Uma Liga Europeia forte e dominadora, iria açambarcar a grande maioria deste Mercado, portanto em vez de 50 promotores, haveria 1... Em vez de 800 Clubes, para dividir o bolo, haveria 52 (aproximadamente)... Seria uma forma de consolidar o Mercado.
Isto sem contar com as receitas da venda para outros continentes: Ásia e América Latina... e com um Modelo deste tipo, haveria seguramente um aumento das 'vendas' para o Mercado Norte-Americano, pelo simples facto, de os Norte-Americanos estarem habituados a este tipo de Modelo!!!
Isto é só uma possibilidade, a Liga seria 'fechada', mas tal como acontece nas Ligas Americanas, ao longo dos anos, existem alargamentos das Ligas, Clubes a sair outros a entrar... e se no meu exemplo temos 52 equipas, creio que existe espaço para cerca de 60 equipas.
Um dos benefícios da Liga alargada, seria a 'menor' concorrência regional!!! Se por exemplo os Clubes portugueses ficarem fora de uma Liga Europeia deste género, a Liga Portuguesa, mesmo que diminuída, iria continuar a ter seguidores... e os mesmo iria acontecer, noutros Mercados médios e pequenos. Com uma Liga Europeia alargada a mais Mercados, a 'concorrência' seria menor, porque a atenção de praticamente todos os adeptos estaria nessa tal Liga...
Existem alguns mercados que ficaram de fora do meu exemplo: Irlanda, Suécia, Noruega, Hungria, Bulgária, Eslováquia, Eslovénia, Bielorússia, Chipre... e alguns Clubes com dimensão em número de adeptos; em Assistência nos Estádios; ou em representação das suas zonas geográficas, que podiam aqui estar: Newcastle, Everton, a maior parte dos Alemães... o PAOK, o Besiktas, o Corunha, o Villarreal, o Saint-Etienne, o Standart Liege, o Feyenoord, Lokomotiv Moscovo, o Spartk Moscovo... entre outros...
As Ligas Nacionais continuariam a existir, com os restantes Clubes, com menos visibilidade obviamente. Os Clubes da Liga Europeia podiam mesmo continuar a participar com as suas equipas B, ou Clubes Satélites como acontece no Basebol Americano... Podia até continuar a existir um estilo de Liga Europa, com os melhores destas Ligas Nacionais!!!
As Taças nacionais também podiam continuar a existir, inclusive com a participação das principais equipas!!! Bastava para isso uma harmonização do formato e das datas das eliminatórias das Taças.
Este Modelo, para o Benfica, desportivamente e financeiramente iria ser muito benéfico, não tenho a mínima dúvida.
Se os 'tubarões' Europeus, julgam que concentrando a 'atenção' de todos os adeptos de Futebol Europeu em 4 ou 5 Clubes gigantes, Multi-Milionários, e que os actuais adeptos dos outros Clubes eventualmente com o tempo, se 'transfiram' para esses gigantes, estão totalmente enganados...
Uma coisa é ser simpatizante, outro coisa é ser fanático/sócio/adepto incondicional de um determinado Clube, e isso na Europa, depende de vários factores, inclusive a proximidade com o Clube e com o Estádio. Numa futura Liga Europeia só com 'ricos', sem Clubes portugueses, os adeptos portugueses, mesmo podendo ter simpatia por ou por outro Clube Inglês, Espanhol ou Alemão, nunca iria existir a mesma ligação que nós temos actualmente com o Benfica!!! Nunca...
Portanto, quando fizerem as contas de somar, não se esqueçam de subtrair...!!!