"Com a derrota caseira frente ao Gil Vicente FC, o SL Benfica viu hipotecada as poucas hipóteses que ainda tinha de lutar pelo título. Sendo que já nem dependem apenas de si próprios para chegar à Fase de Grupos da Champions, resta a Taça de Portugal para transformar uma época catastrófica numa época péssima.
Correndo o risco de falhar todos os objetivos da época, irei falar aqui em quatro pontos que precisam de ser retificados e que têm contribuído para a época desastrosa que o SL Benfica está a fazer, depois de tantas promessas feitas.
1.
Estrutura presente – A negligência e incompetência da estrutura tem sido bem evidente nos últimos anos e, mais do que os erros tem cometido, parece-me que a liderança da mesma tem estado ausente e não presta o devido apoio aos jogadores. Têm sido vários os jogos desta época que o Presidente não assistiu no estádio. Contudo, o problema mais grave da estrutura é que esta parece que se recusa a aceitar a realidade e a reconhecer os erros que tem cometido, entendendo que os maus desempenhos se devem a fatores externos.
2.
Mentalidade e atitude competitiva – Estando associado ao segundo ponto, há muito que sinto que vejo uma equipa amorfa, sem garra e sem espírito de sacrifício. Nicolás Otamendi, jogador que não é do agrado de todos, já referiu mais do que uma vez que o clube precisa de mudar a mentalidade, coisa com a qual eu não poderia estar mais de acordo. A falta de cultura e de mentalidade vencedora tem sido evidente há alguns anos e, pior do que isso, os jogadores parece que se importam pouco com os maus resultados que a equipa tem tido.
3.
Limpeza de balneário – Nos últimos anos, o SL Benfica perdeu alguns jogadores que, para além da sua valia dentro de campo, eram fortes referências no balneário, tais como Luisão, Jonas, Salvio e Fejsa, sendo que a venda de Rúben Dias deixou o plantel carente de um jogador que se pudesse assumir como uma referência dentro e fora das quatro linhas.
Atualmente, os jogadores que jogam regularmente e têm mais anos de casa (Pizzi, Rafa, Grimaldo…), não dão o exemplo de liderança que deveriam dar, fazendo transparecer a ideia de que são jogadores acomodados. Como tal, é preciso limpar estas más influências e dar espaço a jogadores com mais perfil de liderança, como os casos de Otamendi e Vertonghen.
4.
Reajustes no plantel – O SL Benfica fez o maior investimento da história em plena época de pandemia. Ainda assim, ainda há várias lacunas no plantel que são evidentes, desde a ausência de um verdadeiro “oito”, à falta de profundidade de algumas posições, demonstrando as deficiências de planeamento da estrutura, que já perduram desde há alguns anos.
Como tal, é preciso que treinador e estrutura se reúnam e cheguem a um consenso do que é preciso e que alvos irão atacar. Também é preciso haver um maior critério, no sentido de olhar não apenas para o talento e valor individual para o jogador, mas também para as suas características e como estas encaixam no modelo do treinador."