
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Vírus da nojeira alastra !!!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010
...e o 'borrego' escapou, outra vez!!!
Regresso amargo !!!

Heshimu(19), Henry(15), Tavares(14), Jordão(13), Reed(11), Elvis(11), Jenkis(8), Minhava(8), Mascarenhas(6), Eky
A Ilustração da Roubalheira !!!

terça-feira, 28 de setembro de 2010
Surreal (ou talvez não!!!)

Consequência natural disto tudo?!!!
NADA !!! O São Bernardo não protesta, a Federação demite-se das suas responsabilidades, e a classificação do Campeonato a partir deste momento é MENTIROSA...!!!
O atletismo do FC Porto
1.º) O FC Porto ganhou os Nacionais de pista coberta e ar livre, interrompendo longas séries de triunfos do Sporting. No entanto, no campeonato de ar livre, por exemplo, utilizou oito atletas estrangeiras em 13 das 19 provas individuais. Atletas que, com uma excepção, se deslocaram naquele fim-de-semana unicamente para participar no campeonato (no atletismo, ao contrário da generalidades das modalidades, a competição realiza-se em apenas duas jornadas, sábado e domingo).
2.º) Pagar um fim-de-semana de provas a atletas estrangeiros sai muitíssimo mais barato que pagar mensalmente um subsídio a atletas nacionais.
3.º) Há muito se sabia da intenção da Federação em modificar o regulamento, de forma a evitar estas situações (Record deu conta disso) e a Assembleia Geral federativa decorreu em 24 de Julho, quase dois meses antes do início do período de transferências.
4.º) Os atletas estrangeiros (no máximo de dois por equipa), quaisquer que eles sejam, desde que residam em Portugal há pelo menos dois anos, continuam a poder participar nos campeonatos de clubes.
5.º) A Federação limitou-se (e bem) a defender os atletas portugueses e a verdade da competição. É verdade que o Sporting tem um orçamento no atletismo ao qual os outros não podem (não querem) chegar. Tal como o FC Porto (ao longo dos anos) e agora também o Benfica têm um orçamento no futebol inatingível pelo Sporting e por todos os outros. E ninguém deixa de competir por isso…
6.º) É pena que o FC Porto deixe o atletismo. Tinha uma promissora equipa júnior masculina, campeã nacional em 2009 e vice-campeã em 2010, em compita com o Benfica. E o orçamento do Sporting, que este ano já baixou, irá baixar ainda mais nos próximos…"
Xistra amarelo
2. Ao longo da semana, ouvimos a conversa habitual: 'Quando perdem, desculpam-se com a arbitragem e atacam os árbitros.' Pode colocar-se em causa, no comunicado dos Órgãos Sociais, o facto de se ter 'disparado' em várias direcções, numa altura em que o maior prejuízo vinha das arbitragens. Mas é inegável que o Benfica tem sido neste campeoanto muito prejudicado. E que ao longo de muitos e muitos anos - as escutas recentes, como as facturas das viagens ao Brasil e os 'quinhentinhos' das décadas passadas comprovam-no à evidência - houve um clube que comprou os árbitros e ganhou muito à conta disso. Além disso, as pessoas que subornaram continuam nos mesmos lugares, como se nada de mal tivessem feito. Será que teremos que continuar a 'comer e calar'? Ou, para sermos campeões, teremos que jogar sempre para ganhar por três ou quatro golos para no fim vencermos por um ou dois?
3. O treinador de basquetebol do FC Porto foi há cerca de um ano investido no cargo de seleccionador nacional, perante a reprovação geral. Um ano após, a Federação reconheceu que não devia ocupar estes dois cargos em simultâneo e dispensou-o. Mais vale tarde... que nunca, mas não havia necessidade de fazer a experiência...
Arons de Carvalho, in O Benficasegunda-feira, 27 de setembro de 2010
NeoBlanc 6
Benfica......... 9 (-9)... 18
Corruptos..... 18 (+7)... 11
Braga............ 11 (+1)... 10
Sporting........ 8 (+3)... 5
A Lei continua a ser cumprida: Nenhum penalty será marcado a favor do Benfica!!! O fanatismo que esta recomendação é seguida leva-me a pensar que estamos perante o 11º Mandamento que Deus enviou a Moisés, o 'Mandamento Escondido' finalmente foi revelado...!!!
O Capela já o ano passado no Benfica-Leixões deixou 'passar' algumas penalidades, mesmo assim deu para golear (vá lá, expulsou um 'Bebé' ainda na primeira parte!!!). Desta vez apesar do desperdício industrial do nosso ataque, ganhámos por um...
Já tenho poucos adjectivos para qualificar o trabalho dos Ladrões, sendo assim chamo a atenção para o trabalho dos cumentadeiros de serviço. Curiosamente este fim-de-semana além da TVI, ainda tivemos que aturar os avençados da Sporttv no Hóquei, e os jornaleiros da RTP no Andebol!!! Como já escrevi, estou perfeitamente convencido que a Benfica TV é o canal menos comprometido clubistamente em Portugal!!! Apesar da Benfica TV ser um canal de Clube, são os outros canais que demonstram um maior fanatismo na sua linha editorial!!! Não estou a exagerar, o anti-Benfiquismo parece ser condição essencial para comentar jogos do Benfica, em qualquer modalidade...!!!
Oiçam o próximo video. O narrador apesar de anti-Benfiquista até faz um trabalho profissional, agora o Pedro Henriques a dizer que o Roberto foi feliz não deixa de ser 'engraçado'!!! (já agora o Javier 'berbequim' Saviola, é uma 'tirada' extraordinária do repórter de campo!!!)
Vou transcrever parte de um post do Master Groove, sobre a nojeira que se passou na TVI durante o jogo da Madeira, onde a dualidade de critérios por parte dos Avençados foi evidente:
"Minuto 34, Maxi faz um passe para Saviola este finta um defesa do Marítimo corre para dentro da área e após nova finta sobre outro defesa, é rasteirado, claramente.
Valdemar Duarte – Saviola vai para o golo, pode marcar, faz a finta e…Saviola vai ao chão e João Capela manda seguir.
1.ª Repetição:
Valdemar Duarte: Revemos o lance
2.ª Repetição:
Valdemar Duarte: Dá mais a ideia de escorregar
3.ª Repetição:
Valdemar Duarte: Há um toque, há mesmo um toque, sem dúvida que é grande penalidade e que ficou por marcar.
1ª tentativa de desculpar o erro:
João Manha: sim dá para ver nesta repetição, mas acho que do lado do auxiliar é difícil ajuizar4.ª Repetição:
Valdemar Duarte: Não deixa dúvidas a ninguém. Penalty por marcar sobre Saviola
2ª tentativa de desculpar o erro:
Comentador de Campo: João Capela olhou para o seu auxiliar mas este disse claramente que não é grande penalidade.
3ª tentativa de desculpar o erro:
João Manha: sim o árbitro dividiu a decisão com o seu auxiliar. Mas sejamos honestos, eu do lado onde estou não tive a certeza. Pareceu-me mas o árbitro estava muito perto do lance.
4ª tentativa de desculpar o erro:
Valdemar Duarte: É um facto uma vez que só na última repetição é que dá para confirmar que há falta. Nas repetições anteriores ficou sempre a dúvida. É um lance que à partida é sempre complicado, porque o jogador faz a finta na direcção da baliza, e é sempre mais perigoso, é sempre um lance a ter mais em dúvida, do que se o jogador faz o drible na direcção da linha de cabeceira.
5ª tentativa de desculpar o erro:
João Manha: penso que árbitro ficou um pouco mais nervos…porque de facto ficou a dúvida, e, no lance ainda, é Saviola contra uma linha de 3 jogadores do marítimo e vão 2 claramente sobre ele para tentar evitar a finta e o remate. Pode ter havido alguma obstrução do campo de visão, mas o árbitro estava muito perto da jogada, teve o controlo, teve o diálogo com o auxiliar e portanto dividiu a decisão, tomou uma má decisão, mas creio que o fez inconscientemente.
Minuto 41, Ricardo Esteves cruza para a área do Benfica, Maxi divide o Lance com Djalma, a bola sobra para Baba que remata e Roberto defende para canto.
Valdemar Duarte: Atenção Baba, Gooolo… Não ( percebeu-se na voz que o menino ficou triste ). A bola vai para fora. A ficar claramente a ideia que a bola ia para a baliza…
E ainda sem repetição:
João Manha: Grande oportunidade e creio que pode ter havido uma falta de Maxi Pereira sobre Djalma no inicio da jogada
1.ª Repetição:
Valdemar Duarte: Aqui. Há um empurrão de Maxi sobre Djalma
2.ª Repetição:
Valdemar Duarte: É o Roberto que defende, mas falta de Maxi sobre Djalma era grande Penalidade"
Vou fazer uma adenda ao texto do Master Groove: Nesta última frase do Valdemar, quando ele diz que o Roberto defende, ele realça a SORTE que o Roberto teve por ter defendido com o pé!!!
VERGONHOSO!!!
Nos Barreiros em obras o Benfica dominou, devia ter goleado, e por culpa própria sofremos até ao fim. Mesmo assim o Capela 'trabalhou' para a classificação!!! Acredito que será internacional brevemente, pois a maneira como Roubou descaradamente o Benfica demonstra muita 'qualidade'!!!
-Penalty por marcar sobre o Saviola. Ainda recentemente num jogo do Arsenal houve um penalty igualzinho, que não deixou dúvidas a ninguém...
-O Maxi não fez penalty sobre o Djalma. Uma invenção dos avençados...
-Fora-de-jogo mal marcado ao Baba. O erro neste caso foi do fiscal-de-linha(não do Capela), que estava mal colocado. Houve também um fora-de-jogo mal tirado a um jogador do Benfica. Os árbitros auxiliares tiveram bem ao marcar outros 2 fora-de-jogos ao Baba. A diferença entre estes erros nos foras-de-jogo, e jogo de Guimarães, foi que desta vez os erros foram repartidos entre as duas equipas, alguns podem considerar um pormenor, mas eu acho que faz toda a diferença...!!!
-Duplo Penalty sobre o Peixoto. Tanto o Roberto Sousa, como o Robson fizeram penalty sobre o César. O Roberto toca no pé direito do Peixoto, e o João Guilherme agride com o cotovelo, o nosso defesa esquerdo.
-Amarelo ridículo ao Coentrão. Mais um...
-Impressionante a quantidade de faltas que o Roberto Sousa fez, e mesmo assim conseguiu não ser expulso...!!!
O fora-de-jogo mal marcado ao Baba deixava o avançado numa posição muito boa, provavelmente o Roberto fazia outra grande defesa!!! Mas mantendo o critério com outros casos idênticos considero que o Benfica foi beneficiado neste lance, o problema é que voltamos a ser prejudicados com 2 clarissimos penalty's. Assim com a vitória do Benfica, os erros acabaram por não ter influência no resultado final.
O Olarápio contra-atacou!!! Como tem as 'costas quentes' encheu-se de coragem, e disse umas parvoíces. Aqui ficam com algumas das melhores 'tiradas'. A racionalização que os Ladrões fazem para se justificarem perante a sua própria consciência, é de facto um exercício ridículo. A sem-vergonhice no seu esplendor:
-"Não deve ser fácil levar com duas semanas como eu tenho levado. De todo o lado, ligo a rádio, ligo a televisão e vejo um jornal, não há só coisas boas, nem há só coisas más".
-"Não tenho dúvidas de que todos vocês gostariam de ser atacados como eu e os outros colegas somos. Se pudessem não ser, óptimo, mas porque significa que chegaram a um patamar, ao patamar mediático".
-"Só os fortes sobrevivem, porque se nós não fôssemos fortes, trucidavam-nos com toda a facilidade. Se não fossemos capazes de aguentar, fazíamos o que faz o comum dos mortais que era virarmo-nos e desatarmos à bofetada. Temos de ter a capacidade e a força de espírito para resistir".
-"Esta capacidade só está ao alcance de meia dúzia de predestinados, porque 90 por cento de quem nos critica, se algum dia lhe pusessem um apito na boca borravam-se todos, a começar por um senhor que eu não digo o nome, mas tem o cabelo encaracolado".
-"Tenho duas opções. Uma é ouvi-los, fazer-lhes a vontade e pensar que sou o pior árbitro do Mundo, a outra é não olhar para a árvore e olhar para a floresta".
via Pinceladas Gloriosas
Esta semana ainda fica marcada por mais uma 'Homenagem' desta vez a conversa foi entre o Bruno Paixão, o Lourenço Pinto, e Pinto de Sousa. O mais incrível disto tudo é que houve um jornal que publicou a noticia!!!
Na Pedreira uma Naval 'mole' em demasia facilitou o trabalho à filial Corrupta, nem foi preciso ajuda 'exterior'!!!
Os Corruptos ganharam, e pela primeira vez em 6 jogos não foram beneficiados!!! Algo verdadeiramente extraordinário!!! Proponho que este dia no futuro seja celebrado com um Feriado Nacional, aquilo que passou no Dragay é uma verdadeira raridade...!!!
-Golo bem anulado ao Givanildo por fora-de-jogo. Se os Corruptos não tivessem ganho este jogo, este fiscal-de-linha iria fazer o resto da sua carreira no Campeonato Regional das Berlengas!!!
-A bola vai ao braço do Álvaro Pereira, desta vez não existiu razões para marcar penalty...
No Alvalixo a trágico-comédia Lagarta continua!!!
No único lance difícil a equipa de arbitragem cometeu dois erros!!! Primeiro o Orlando Sá (já não está lesionado!!!) estava fora-de-jogo, logo de seguida o Carriço faz penalty sobre o Orlando. Seria penalty e expulsão. Mas como o primeiro erro tem precedente, podemos afirmar que os Ladrões de serviço acabaram por não ter impacto no resultado!!!
Uma nota para os avençados cumentadeiros. O Nelson (apesar de ter sido jogador Lagarto várias épocas, eu até sei que o rapaz 'cresceu' como Benfiquista!!!) é novo nestas andanças mas já percebeu como as 'coisas' funcionam, apesar do mau resultado os elogios aos Lagartos foram constantes. O Nacional teve vários contra-ataques muito perigosos durante todo o jogo, falhando quase sempre no último passe, é verdade que teve poucos remates à baliza, mas em várias ocasiões provocou o caos na defesa Lagarta. Tudo isto no final foi branqueado, tentado transmitir a ideia que o Nacional tinha marcado o golo, na única vez que passou o meio-campo...
Anexos:
Benfica
1ª-Académica, Prejudicados, Com 3 pontos
2ª-Nacional, Prejudicados, Com 3 pontos
3ª-Setúbal, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Guimarães, Prejudicados, Com 3 pontos
5ª-Sporting, Nada a assinalar
6ª-Marítimo, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
Corruptos
1ª-Naval, Beneficiados, Com 3 pontos
2ª-Beira-Mar, Beneficiados, Impossível de contabilizar no resultado
3ª-Rio Ave. Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Braga, Beneficiados, Com 2 pontos
5ª-Nacional, Beneficiados, Impossível de contabilizar no resultado
6ª-Olhanense, Nada a assinalar
Braga
1ª-Portimonense, Nada a assinalar
2ª-Setúbal, Nada a assinalar
3ª-Marítimo, Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Corruptos, Prejudicados, Com 1 ponto
5ª-Paços de Ferreira, Nada a assinalar
6ª-Naval, Nada a assinalar
Sporting
1ª-Paços de Ferreira, Nada a assinalar
2ª-Marítimo, Nada a assinalar
3ª-Naval, Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Olhanense, Beneficiados, Com 1 ponto
5ª-Benfica, Nada a assinalar
6ª-Nacional, Nada a assinalar
Heresia !!!

Já tenho Saudades do Jamor !!!

domingo, 26 de setembro de 2010
Super Equipa, com Super Caneco

adenda:
No caminho certo...

A mão (de Rolando) que segura o andor

a do Sporting deu a entender que os jogadores leoninos estavam bem plantados na relva. No fim do jogo, pareceu-me ver o preparador físico do Sporting a desenraizar o Maniche da entrada da área. E um dos adjuntos teve de enxotar a águia Vitória, que se preparava para começar a fazer o ninho no ombro do Nuno André Coelho.
DESEJO aderir ao novo modelo de crónica futebolística em que o autor revela, para mais que previsível gáudio dos leitores, onde, como e quando, viu determinado jogo, e ainda tem a gentileza de fazer a resenha das opiniões emitidas por comentadores estrangeiros – que são sempre os mais perspicazes e informados sobre o futebol português.
Antigamente, o público não sabia se um cronista tinha assistido a determinado desafio em directo ou se tinha sido obrigado a ver uma gravação, se tinha visto a partida em território nacional ou estrangeiro. Esses tempos, felizmente, acabaram. Informo então que assisti ao Nacional – Porto no Brasil, através de um canal televisivo local. Estava uma temperatura agradável. Ingeri 72 tremoços durante a transmissão. Os comentadores consideram claríssimo o penalty não assinalado após evidente mão de Rolando na área (que bobagem!, exclamaram os comentadores) e perceberam, sem recurso à repetição, que tinha sido mal tirado o fora-de-jogo ao ataque do Nacional. Um dos comentadores, especialmente bem preparado, lembrou a propósito a célebre conferência de imprensa em que Alex Ferguson afirmou que o Porto comprava os seus títulos no supermercado. De facto, o futebol português, visto no estrangeiro, tem outro interesse.
MAIS um escândalo que resulta de inomináveis injustiças: o seleccionador do Brasil, evidentemente seguindo instruções do dr. Ricardo Costa, chamou David Luiz e deixou de fora da convocatória o inigualável Givanildo. Creio que se impõe uma vigília.
ACOMPANHEI, com alguma surpresa, as reacções da imprensa nacional à derrota do Braga frente ao Arsenal. Pareceram-me exageradas. É verdade que o Braga levou 6, mas a equipa portuguesa que lá foi no ano passado levou 5. É possível que, em Londres, ninguém tenha dado pela diferença. O único pormenor que verdadeiramente distinguiu as duas derrotas talvez tenha sido este: desta vez, o presidente da equipa goleada apareceu no aeroporto juntamente com a equipa, à chegada a Portugal.
O comunicado da direcção do Benfica continua a suscitar os mais variados comentários. Uns apoiam-no, outros reprovam-no, e até o treinador André Villas Boas fez uma observação da qual não retive mais do que o facto de incluir a palavra quaisqueres. Uma das críticas mais frequentes, e à qual sou particularmente sensível, tem a ver com a circunstância de o comunicado disparar em direcções tão díspares como a arbitragem e a comunicação social. Também me parece descabido. Ainda se tivessem sido publicadas escutas em que se ouvisse o presidente de um clube a dar indicações a um árbitro sobre o melhor caminho a tomar em direcção a sua casa, talvez se percebessem melhor as referências à arbitragem. Bem assim, se fosse pública outra escuta em que se ouvisse o presidente do mesmo clube a dar indicações a um jornalista sobre o que devia escrever, talvez se compreendesse a desconfiança relativamente à comunicação social - e talvez se percebesse que o tema é, afinal, mais ou menos o mesmo. Uma vez que nada disso sucedeu, o comunicado parece bater-se contra moinhos de vento que mais ninguém vê (nem ouve)."
Ricardo Araújo Pereira, in A Bola
O anti-Robson
To: André Villas-Boas
Caro André Villas-Boas
Lá diz o provérbio popular que mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo. Quando chegaste ao Estádio do Dragão, no discurso de apresentação, e na tentativa de romper com a sombra tutelar de José Mourinho, disseste que, a ser clone de alguém, o eras de Bobby Robson, e não do teu mentor português.
Ora, não foi preciso correr muito tempo para todos verificarmos que, infelizmente para ti, não é verdade. Podes falar inglês e ter o nariz grande, como dizias, mas nas atitudes não segues a escola do gentleman que Robson sempre foi. Em vários anos em Portugal, fosse ao serviço do Sporting ou do FC Porto, nunca o ouvi atacar os clubes adversários, ser provocatório ou acintoso. Era sempre correto e educado, e não perdia o seu tempo a lançar farpas aos outros clubes. Tu, pelo que vejo, vais por outros caminhos, e fazes uma marcação homem a homem, palavra a palavra, a tudo o que o Benfica diz ou faz. Pelos vistos, andas nervoso, e não perdes uma oportunidade para a provocação.
Em vez de te manteres alheio à polémica específica do Benfica com as arbitragens, não resististe e lá vieste perguntar se o Benfica tinha “vergonha de pedir a repetição do jogo Benfica-Guimarães”. É assim que caem as máscaras postiças que as pessoas colocam a si próprias para impressionar o povão.
Clone de Robson? Errado. Um cavalheiro como Robson nunca escolheria esse tipo de palavras, esse tipo de caminhos. Podes ser muita coisa, e até bom treinador, mas clone de Robson está visto que não és."
Domingos Amaral, in Record
Eu acredito!
Assim, de repente, lembro-me de vários episódios do “Star trek” com pontos de partida mais verosímeis. Por outro lado, na ressaca da falência do comunismo, podemos estar perante o dealbar de uma nova utopia vermelha – milhões de seres humanos, espalhados pelo Mundo inteiro, que acreditam ser possível construir uma sociedade onde um árbitro marque um penálti contra o FC Porto! Eu acredito! Junte-se o leitor também a este movimento! André Villas-Boas já o fez, nomeadamente quando, em resposta à pergunta acima citada, afirmou: “Há de chegar o dia em que nós nos sentiremos injustiçados (…).” Ele também acredita!
Mas o treinador do FC Porto ainda teve tempo para comentar a reação do Benfica à arbitragem de Olegário Benquerença: “O refúgio para as derrotas vai sempre ser o mesmo”. Isto vindo de um homem que nunca se refugiou na arbitragem para justificar as derrotas tem outra credibilidade. Infelizmente, André Villas-Boas não é esse homem. Basta recordar as suas palavras na última partida que o FC Porto perdeu, em agosto, no Torneio de Paris: “É um árbitro que ajudou à festa dos clubes franceses do torneio (…) Sinto um sentimento de injustiça perante o que se passou no golo”. Só quem já foi prejudicado num lance – e não em quatro – de um jogo particular – e não de uma partida a contar para o campeonato – é que consegue compreender este sentimento de revolta."
Miguel Góis, in Record
sábado, 25 de setembro de 2010
Reis do desperdício !!!
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
A Fúria da Razão
A Dinastia Arbitral
Fernando Riera

Fernando Riera estreou-se como treinador do Benfica no dia 21 de Agosto de 1962, tendo sido três vezes campeão nacional (1963, 1967 e 1968). O chileno conduziu ainda a equipa da Luz à final da Taça dos Campeões Europeus na época de 1962/1963. Os “encarnados” perderam a prova para o AC Milan.
Riera treinou ainda vários clubes em Portugal, além de ter sido seleccionador do seu país.
Neste momento de profunda tristeza, o Sport Lisboa e Benfica endereça as mais sentidas condolências à família e amigos de Fernando Riera."
Futebol português, um jogo viciado
Sou um benfiquista confesso, mas sou, acima de tudo, pela "verdade desportiva", frase que, de tão gasta, parece ter-se tornado descartável. Nunca me sentiria confortável se o meu clube ganhasse sem mérito, recorrendo à batota, à corrupção ou ao abuso do poder. Nunca aceitaria que a direcção do meu clube tomasse a iniciativa, participasse ou fosse conivente com práticas antidesportivas ou jogos de bastidores, corrompesse árbitros ou dirigentes, jogadores ou agentes desportivos. No tempo de Vale e Azevedo estive do lado dos que denunciaram as suas intenções e os seus métodos. E, relativamente ao consulado de Luís Filipe Vieira, tive ocasião de criticar algumas das suas escolhas no plano desportivo e de discordar de algumas decisões e atitudes. Mas sempre o apoiei na sua luta pelo apuramento da verdade no caso Apito Dourado.
Dito isto, entendo que posso dar algum contributo para rebater a ideia de que o comunicado "mistura alhos com bugalhos" e "dispara em todas as direcções". Pelo contrário, acho que, para quem queira ler nas entrelinhas, tem um alvo muito preciso e é de uma grande coerência. Mesmo na proposta, discutível e quiçá utópica, de pedir aos adeptos que não assistam aos jogos do Benfica no campo dos adversários.
Quais são as entidades visadas no comunicado? O secretário de Estado do Desporto, a Olivedesportos, a Liga (ao ameaçar boicotar a Taça) e a sua Comissão de Arbitragem, os outros clubes e o ministro da Administração Interna (MAI). O que liga tudo isto? Uma ideia muito simples: a de que o futebol, para além de ser um desporto e uma paixão, é uma indústria e um negócio. O que exige regras claras e práticas transparentes e o primado da lei e da justiça. Ora, aquilo a que o país inteiro assistiu nestes últimos vinte e alguns anos foi à montagem e consolidação de um sistema de viciação dos resultados, que transpareceu nas escutas e nas investigações posteriores, e que levaram, por exemplo, aos castigos aplicados no processo do Apito Final. Mas que deixaram impunes todos os envolvidos nos processo-crime levantados pelo Ministério Público, o que manchou a credibilidade dos juízes e dos tribunais e deixou campo livre aos prevaricadores para voltarem a agir nos bastidores. É o que se percebe que está a acontecer neste campeonato, em que o FC Porto conta, na actual Liga, com uma maioria de elementos afectos ao clube e em que se tem assistido a uma escandalosa viciação dos resultados em seu favor e em claro prejuízo do Benfica. A verdade é que no pequeno mundo do futebol nacional reina a ideia da retomada em mão dos destinos do campeonato pelo clube dirigido por Pinto da Costa.
O que o comunicado do Benfica diz, ao atacar Laurentino Dias por se ter mantido em silêncio durante a farsa jurídica do Apito Dourado (quando não hesitou em tomar partido sempre que estava em causa outra forma de viciação dos resultados como é o doping, cuja autonomia deveria, nesse caso, igualmente ter respeitado), é que, tendo falhado qualquer esperança de que a Justiça venha, em prazo útil, a pôr ordem e verdade no futebol, o Benfica, como maior clube português e aquele que mais adeptos mobiliza, só tem um modo de fazer ouvir a sua voz e repor a verdade nas competições: atacar onde dói. E onde dói é nos cofres dos clubes e das instituições que vivem do negócio do futebol: Liga e Olivedesportos. O que o comunicado diz é que não contem com o Benfica para pactuar com a batota, e que os clubes e as instituições têm que assumir as suas responsabilidades, deixar de ter medo e colaborar na limpeza do futebol profissional.
Por fim, pede-se a intervenção do MAI. A razão é simples: o Benfica não está disposto a ser impunemente agredido, no campo, fora dele e nas suas casas regionais, como forma de intimidação, sem que isso tenha consequências nem se tomem medidas que previnam a sua repetição. Portugal não é um país violento, e a briosa e pacata cidade do Porto não é Palermo. O que se espera, então, para prevenir futuros desacatos e castigar exemplarmente os agressores e identificar os seus mandantes?"
António Pedro Vasconcelos, in Jornal Público.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Sem Tréguas XXIII
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Benfica 2010/2011 - Parte 3
É neste sector que se operam os equilíbrios defensivos e os desiquilibrios ofensivos. A equipa que conseguir ter um meio-campo coeso e equilibrado, que apoie tanto a defesa como o ataque, o sucesso da equipa estará garantido.
Neste sector o Benfica tem jogadores de elevadíssimo valor que lhes confere, na maioria da vezes, uma leitura táctica e de jogo excelente. Ficámos sem dois jogadores importantíssimos como Di Maria e Ramires, e embora ache que não chegaram jogadores do mesmo nível, ou que ainda não chegaram a esse nível, considero que temos um meio-campo fortíssimo. Só acho é que não temos os substitutos á altura para alguns dos titulares do meio-campo. Na esquerda temos Gaitan que ainda não está 100% dentro das movimentações que JJ pretende e não tem substituto, na direita temos o Ruben como natural substituo de Ramires e depois temos o Salvio que pouco ou nada jogou e que não tem as características de Ruben Amorim. Falta-nos, portanto, um box-to-box para substituir Rubem Amorim.
A minha análise dos jogadores do meio-campo é a seguinte:
Javi Garcia: Um "monstro" táctico!! É ele que faz os equilíbrios defensivos permitindo maior liberdade a Aimar e David Luiz. Uma visão táctica fenomenal e um recuperador de bolas do melhor que há.
Airton: Um jovem jogador com uma enorme qualidade. Um poço de força, bom no desarme e com boa técnica. Falta-lhe definir melhor a seu posicionamento táctico e o timing nos desarmes. Tratando-se de um jogador muito jovem, vejo nele um enorme jogador no futuro.
Ruben Amorim: Adoro este jogador!! É para mim um dos jogadores mais inteligentes a jogar no nosso campeonato. A sua leitura de jogo é fenomenal!! Não sendo um prodígio técnico, normalmente passa bem pelos adversários pela sua forma simples de abordar o um-para-um, fintas simples e eficazes. O natural substituto de Ramires!!Para mim seria sempre titular!!
Carlos Martins: Sempre fui um admirador do Carlos Martins, mesmo dos tempos do Sporting. É um 10 com um remate potente e que arrisca sempre os passes a rasgar as defesas adversárias. É um jogador com uma raça á Benfica e que nunca dá um lance por perdido. Deixa sempre tudo em campo. Não lhe peçam para defender muito, porque apesar de ser raçudo não tem as caracteristicas para roubar bolas aos adversários, como tem por exemplo Ruben Amorim.
Pablo Aimar: Uma estrela!!! Com a sua técnica, visão de jogo, leitura táctica e de jogo, sabe definir bem todos os momentos do jogo, acelerando ou diminuindo os ritmos do jogo do Benfica consoante a situação de jogo. Tem uma enorme capacidade técnica que lhe permite arrancar com a bola coladinha ao pé, tem uma grande qualidade no passe e normalmente define bem os lances. Só peca por duas coisas, em que Carlos Martins não pede licença a ninguém, que é o arriscar pouco nos passes a rasgar preferindo o passe curto e em tabela, e arrisca muito pouco nos remates de fora da área, e não são poucas as vezes que tem oportunidade para isso.
Felipe Menezes: Vejo qualidades técnicas neste jogador mas penso que terá de aumentar o ritmo de jogo de forma a se conseguir adaptar ao futebol europeu. Um empréstimo a uma equipa que lute pela Europa em Portugal seria o ideal. Gostaria de o ver jogar não a médio ofensivo para sim na posição de Saviola.
Gaitan: Uns dizem que é extremo esquerdo, outros dizem que médio ofensivo, outros dizem que é segundo avançado e outro dizem que é do lado direito que rende mais. Para mim será um excelente extremos esquerdo, necessitando apenas de assimilar as movimentações que JJ pretende para aquela posição. Deposito nele grandes esperanças e, pelos menos, para o ano penso que explodirá.
Salvio: No meu entender foi um bom empréstimo. O ano passado foi largamente falado que o Benfica necessitava de um jogador de caracteristicas diferentes de Ramires e Amorim, um jogador de linha, um extremo que abrisse mais o jogo e que procurasse mais vezes a linha de fundo e que fosse mais forte no um para um. Não veio para substituir o Ramires mas sim para que JJ tivesse um opção diferente para a ala direita. Jogou pouco ou nada pelo que ainda não posso dizer se é bom ou mau.
Se queremos ter pelo menos duas opções por posição, partindo do pressuposto que Coentrão se mantém a defesa esquerdo, necessitamos de jogadores para as seguintes posições:
- Extremo esquerdo;
- Médio interior direito, o tal box-to-box.
Em Janeiro, se não quisermos gastar dinheiro, poderemos fazer regressar Urreta e o Fellipe Bastos equilibrando assim a equipa com dois jogadores jovens e dos quadros do Benfica, dando-lhes assim oportunidade de se afirmarem no Benfica.
Enquanto não entra ninguém apostaria em Coentrão a extremo esquerdo e Peixoto a lateral esquerdo.
Inócuo
As palavras deste senhor são completamente inconsequentes, completamente inócuas. Ele até podia ser honesto (que não é), mas quando se tem um baralho de cartas totalmente Corrupto, escolher uma carta diferente todas as semanas, acaba por ser um exercício estúpido!!!
Só poderei mudar a minha opinião sobre esta personagem, se ele um dia destes, denunciar todos os telefonemas que recebeu durante toda a sua carreira, e todas as pressões que ele tem conhecimento que as actuais equipas de arbitragem sofrem. No dia em que deixar-se de posições cooperativistas, colaborantes com os Criminosos, desculpando o indesculpável, poderei rever a minha opinião, até lá não passa de mais um Lagarto Submisso, com um Tacho saboroso (capaz de tudo para o preservar), onde no mínimo dos mínimos é cúmplice por omissão do estado Corrupto em que vive o Futebol Português...
"Comunicado
Conferência de imprensa do Presidente da Comissão de Arbitragem
O Sport Lisboa e Benfica espera que a conferência de imprensa do Presidente da Comissão de Arbitragem, Vítor Pereira, tenha um efeito pedagógico junto dos árbitros e observadores, e que o futuro próximo do futebol português traduza uma melhoria significativa no nível global das actuações das equipas de arbitragem.
Assinalamos a coragem que teve por assumir erros que influenciaram resultados de vários jogos e penalizaram gravemente o Sport Lisboa e Benfica, confirmando, dessa forma, que a actual classificação da Liga está adulterada.
Para a média de avaliação globalmente positiva de que o Presidente da Comissão de Arbitragem deu conta na sua exposição, seguramente não contribuíram as actuações da maioria dos árbitros que dirigiram jogos do SL Benfica.
Percebemos a definição dos critérios elencados pelo senhor Vítor Pereira, concordamos com eles, só não entendemos a falta de uniformização na aplicação desses mesmos critérios, nomeadamente a nível disciplinar e nos livres de 11 metros.
O Sport Lisboa e Benfica limitou-se a expor factos, nunca pretendeu qualquer tratamento de favor, mas não compreende como é que as “zonas cinzentas” apontadas pelo presidente do Conselho de Arbitragem podem explicar tantos erros de arbitragem, nomeadamente o lance de andebol ontem ocorrido na Madeira.
Independentemente do que se passou em Guimarães, o Sport Lisboa e Benfica nunca pôs em causa a seriedade e competência do senhor Vítor Pereira.
Esperamos, de facto, que o senhor Vítor Pereira não seja “ pressionável ”, mas que seja suficientemente responsável para perceber que tem elementos dentro da sua estrutura que podem não ter a mesma boa-fé e a mesma competência do seu Presidente."
terça-feira, 21 de setembro de 2010
NeoBlanc 5
Benfica......... 6 (-9)... 15
Corruptos..... 15 (+7)... 8
Braga............ 8 (+1)... 7
Sporting........ 7 (+3)... 4
A farsa continua a todo o vapor, se depois da Roubalheira de Guimarães era difícil voltar a prejudicar o Benfica de forma tão descarada (pelo menos esta semana), então nada melhor do que continuar os 'assaltos à mão armada' nos jogos onde participa a Associação Criminosa mais famosa do País!!!
É muito complicado tanto para os atletas, como para os adeptos manter a motivação Roubo, após Roubo, será que vale a pena?!!!
Como podem observar na Tabela Anti-NeoBlanc neste momento a classificação da Liga da Mentira está completamente invertida. Já afirmei que Portugal não merece o Benfica, e o Futebol Português muito menos, mas enquanto o Benfica estiver em competição, e por muito que isso custe, temos que continuar a lutar pela vitória em todos os jogos, e ter esperança que o facto de jogarmos muito melhor que os nossos adversários seja suficiente para ganhar os jogos...!!!
Talvez tenha sido o jogo mais fácil da época, o adversário foi fraquinho, mas com o Xistra a 'marrar' (amarelar) nos Vermelhos, a coisa podia ter sido mais complicada!!!
A pressão do Benfica sobre as arbitragens não nos trouxe benefícios directos (também não queremos), mas pelos menos intimidou o Ladrão designado, e assim não houve erros com influência no resultado contra a nossa equipa, como tem sido habitual...
Foram marcados 3 fora-de-jogo inexistentes, 2 aos Lagartos, e 1 ao Benfica, nenhum em situação de golo(o Roberto defendeu num deles um remate do Liedson), o Peixoto ainda conseguiu iludir o Xistra várias vezes, com mergulhos para a 'piscina' (talvez o seu passado Azul-e-Branco tenha confundido o Corrupto Lagarto!!!), mas comparando com as constantes simulações do Liedson, do Yannick, do João Pereira, e do Matias (conseguiu fazer uma falta grosseira sobre o Javi, com o árbitro a marcar ao contrário!!!) o nosso César tem muito que 'apreender'!!!
O excesso de Apito foi óbvio, a lei da vantagem não existiu. Ao contrário do que foi insinuado, foi o Benfica, que foi varias vezes prejudicado, com a marcação de faltas inexistentes, que podiam ter dado perigosos contra-ataques (recordo um corte limpo do David, na antecipação, após lançamento lateral Lagarto).
Apesar de tudo isto foi na Disciplina que o genro do Coroado, mais fez para agradar ao sogro!!! Os cartões amarelos mal mostrados servem essencialmente ao intimidar os jogadores, mas o principal objectivo do Xistra foi continuar a campanha organizada para Amarelar os Benfiquistas por tudo e por nada!!! O fim desta 'novela' já nós sabemos qual será: ainda no primeiro terço do Campeonato o Benfica vai ter jogadores castigados por acumulação de amarelos, aliás vamos ter mais jogadores com 5 amarelos nas primeiras 10 jornadas, do que 'outras' equipas em todo o Campeonato!!!
-Os cartões ao Javi, e ao Amorim foram os únicos bem mostrados.
-O Maxi tentou jogar a bola, foi o Valdes que dá um passo ao lado, para provocar o contacto.
-Mais ridículo que o Cartão ao Coentrão, só ouvir o Paliteiro na Xic a dizer que o Coentrão fez falta!!! Mais ridiculo que ouvir o Paliteiro, só ouvir o Alguidar a dizer que o Coentrão já vinha a fazer falta 'à 10 metros atrás', quando por acaso foi o Liedson que fez várias faltas sobre o Coentrão não assinaladas!!!
-O Airton é empurrado pelo Postiga, e pelo 'livro' do Xistrado, quando alguém permite ao adversário tal 'ofensa' merece ser Amarelado!!!
-O Peixoto simulou várias faltas, até fez uma falta sobre o Yannick que não foi marcada, mas a falta onde levou amarelo não existiu, desta vez foi um mergulho do Vuk!!!
-Ficou por mostrar um Amarelo ao João Pereira, falta grosseira sobre o Coentrão, depois de levar um nó cego!!!
-O Maniche tem um entrada muito perigosa sobre o David, merecedora de cartão 'laranja', além disso fez quase uma dezena de faltas, e nunca levou Amarelo!!!
-O Carriço normalmente farta-se de dar porrada e raramente leva Amarelo, desta vez fartou-se de refilar 'educadamente' com o árbitro e nada lhe aconteceu. Aliás a conversa do Yannick com o fiscal-de-linha com muito 'carinho' à mistura, foi parecida com a conversa do Javi em Guimarães!!!
Resumindo, muitos erros, mas sem influência no resultado. Um critério disciplinar aparentemente disparatado, mas com o propósito evidente de prejudicar o Benfica daqui a algumas jornadas!!! Não é fácil definir esta arbitragem nas categorias que uso na Tabela Anti-NeoBlanc, deveria escrever: Nada a Assinalar de Relevante!!! Mas para manter a Tabela 'simples' vai ficar somente: Nada a Assinalar!!!
Não vi o jogo da Choupana, já não tenho paciência!!!
O Penalty sobre o Varela foi bem marcado, assim como a falta de deu o primeiro golo aos Corruptos.
Nunca iremos saber o que teria acontecido, caso o Nacional empatasse o jogo, os Corruptos acabaram por marcar dois golos, portanto apesar de Beneficiados mais uma vez, mantendo o critério na Tabela tenho que escrever: Impossível contabilizar!!!
Na Mata-Real as 'bombas' começaram a fazer efeito!!! Isto de jogar 2 jogos por semana, é complicado. Mais uma vez o super-Braga jogou um futebol muito fraquinho, mesmo assim conseguiu empatar!!! Com muita 'vaca' à mistura, bolas nos postes, defesas impossíveis, isto depois de estarem a ganhar por 0-2, e com mais um 'franguinho' do Coelho!!!
Arbitragem discreta, e sem problemas.
Parece que a rubrica Marítimo veio para ficar!!! Se calhar para a semana os Madeirenses não vão ser prejudicados, é o que faz jogar contra o Benfica!!! A expulsão do Kleber foi mais uma asneira monumental do Soares Dias, esse génio da arbitragem Nacional!!!
Anexos:
Benfica
1ª-Académica, Prejudicados, Com 3 pontos
2ª-Nacional, Prejudicados, Com 3 pontos
3ª-Setúbal, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Guimarães, Prejudicados, Com 3 pontos
5ª-Sporting, Nada a assinalar
Corruptos
1ª-Naval, Beneficiados, Com 3 pontos
2ª-Beira-Mar, Beneficiados, Impossível de contabilizar no resultado
3ª-Rio Ave. Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Braga, Beneficiados, Com 2 pontos
5ª-Nacional, Beneficiados, Impossível de contabilizar no resultado
Braga
1ª-Portimonense, Nada a assinalar
2ª-Setúbal, Nada a assinalar
3ª-Marítimo, Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Corruptos, Prejudicados, Com 1 ponto
5ª-Paços de Ferreira, Nada a assinalar
Sporting
1ª-Paços de Ferreira, Nada a assinalar
2ª-Marítimo, Nada a assinalar
3ª-Naval, Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Olhanense, Beneficiados, Com 1 ponto
5ª-Benfica, Nada a assinalar