Ainda não existe confirmação oficial, mas parece que não vamos contratar mais ninguém, antes do início da época. Antes da contratação do Cook, era previsível a contratação de um Atirador e de um Poste, mas agora parece que a estratégia mudou...
Os orçamentos são para ser cumpridos, a aquisição do Daequan Cook (6 anos de NBA) deverá ter 'engolido' parte significativa do orçamento... Existem duas hipóteses, ou a secção julga que o actual plantel é suficiente, ou como o dinheiro disponível é curto, a contratar um Poste logo em Setembro/Outubro, teria que ser um jogador de nível salarial baixo, logo de rendimento baixo... e se calhar seria a 3.ª opção, atrás do Gentry e do Fonseca. E assim, optou-se por contratar um Poste de qualidade (mais caro), somente perto do final da janela de transferências (Janeiro), ainda a tempo de entrar nas rotinas da equipa, mas com menos meses de ordenado a pagar...!!! Se for esta a lógica, até compreendo.
Sendo que os Troféus que vão ser disputados no início da época, ficam assim em 'risco'!!! O ano passado vencemos as 5 competições internas, mas assim será mais difícil derrotar os regressados Corruptos Aziados, que se têm reforçado com bons (e altos) jogadores... E seria importante, até por motivos emocionais, manter a onda de triunfos do Benfica, mesmo nos Troféus menos 'significativos', começando pelo António Pratas...
Além disto, a ausência do Poste, vai-se sentir muito, na novíssima Fiba Cup, onde não tivemos sorte no sorteio (Antwerp Giants (Bel), Cibona Zagreb (Cro), Sopron (Hun))!!!
Não existindo confirmação oficial, que o plantel está fechado, aqui ficam os jogadores, que actualmente fazem parte do plantel:
Bases: Carreira, Gameiro, Barroso, Fernandes.
Base-extremo: Cook, Oliveira, Ferreirinho.
Extremo: Andrade, Soares.
Extremo-poste: Lonkovic, Wilson.
Poste: Gentry, Fonseca.
Saíram o Doliboa, o Thomas, o Slay, o Lima e ainda o emprestado Castela. Entram o Nuno Oliveira e o Marko Lonkovic (ambos do Barcelos), e os Americanos Daequan Cook, e o Jeremiah Wilson. Temos ainda os 'regressos' dos lesionados Diogo Carreira e Carlos Ferreirinho que praticamente não jogaram o ano passado.
No papel, estamos mais fortes no jogo exterior, temos muito mais opções, o problema é que nenhum dos jogadores tem as percentagens do Jobey Thomas... e falta ver quem vai assumir o jogo nos momentos decisivos.
Agora, apesar das entradas do Lonkovic e do Wilson, não temos um Poste dominador. O Gentry tem 38 anos, continua a ser muito bom para o nível nacional, mas é afectado por lesões com alguma regularidade... O Cláudio foi pouco utilizado na época anterior, mas a imagem que eu tenho dele, é que é um jogador de 'engate'. Contra a grande maioria dos adversários, este plantel chega e sobra, mas nos jogos mais complicados duvido que o nosso jogo interior se 'aguente'!!!
O Carlos Andrade é outro jogador fundamental nesta equipa. Essencialmente pela maneira como defende, e pela maneira como acaba por contagiar o resto da equipa na defesa. O Carlos também tem sido martirizado por lesões... será muito importante a saúde física do Carlos, no sucesso do Benfica nos momentos decisivos.
A contratação do Daequan Cook, foi uma enorme surpresa. Um jogador com perfil de NBA, onde jogou 6 anos, em equipas de Play-off, e onde conseguiu 'roubar' o destaque às grandes estrelas, em alguns jogos... Vamos ver com que atitude chega ao Benfica... O ambiente nos Pavilhões portugueses é um pouco diferente!!!
Os vídeos do Jeremiah Wilson também me tinham deixado esperanças. Um jogador com experiências das Ligas Grega, Turca e Israelita, sempre com boas estatísticas, com disponibilidade física, e aparentemente também sabe lançar dos 3 pontos...
Em jeito de conclusão, conseguimos renovar o plantel, baixar a média de idades, e aparentemente manter a qualidade, e aumentar as opções no jogo exterior, a minha única dúvida é mesmo o 'encaixe' do nosso plantel no jogo interior, contra aquela que será muito provavelmente o nosso principal adversário, em todos os troféus nacionais, que vamos disputar.