quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Pôr a mão na consciência


"Consigo pensar em 10 boas razões (pelo menos...) para protestar de forma irada com alguém. No entanto, nenhuma delas envolve qualquer atleta, treinador ou dirigente do Sport Lisboa e Benfica. Já sei que o futebol, para os adeptos, é um desporto de paixões, tantas vezes irracional e injusto, recheado de confrontos verbais e insultos, mas não me vão conseguir convencer de que a melhor forma de mostrar tristeza ou indignação, perante um resultado negativo, passa por insultar e/ou tentar atirar objetos e um qualquer treinador. Menos ainda se for o treinador da principal equipa de futebol do Glorioso.
Entendo a frustação (e ainda não acredito que fizemos 37 remates e marcámos só 1 golo ao SC Farense) e a crítica (somos todos treinadores), mas será que estas pessoas também reagem assim perante as desigualdades sociais e salariais, o fascismo, o racismo, a xenofobia ou o ataque às minorias? Não me parece. Direitos humanos, educação, habitação, salário mínimo ou pagar as dívidas dos bancos não justificam uma posição pública de desagrado? Parece-me que são questões que merecem muito mais um insulto bem dado ou um coro de assobios.
Há, no entanto, uma franja de cidadãos que parecem guardar-se para estes momentos ou para serem os heróis dos teclados de computadores e smartphones. Muito provavelmente, precisam destes episódios pouco dignos para extravasar as suas frustrações diárias, alimentadas - quem sabe? - por polémica, teorias de conspiração, desinformação e discursos extremistas. Acreditem, não é apenas no futebol que isto se passa. Olhem à vossa volta, eles andam aí.
Eu também preferia ter tido o João Neves em campo 90 e tal minutos, mas e então? Não sou treinador, e a verdade é que 7 minutos depois das substituições, o Benfica empatou. E tinha ainda mais 25 minutos pela frente, que poderiam ter dado mais golos. Alguém, no seu perfeito juízo, pode dizer que a equipa jogou mal contra o SC Farense? Jogou? Ponham a mão na consciência, parece-me uma enorme ingratidão. E, acima de tudo, parece-me um insulto à história do SL Benfica."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!