"Em 2023, o Benfica foi a primeira equipa estrangeira a conquistar o Trofeo Del Olivo, simbólico Torneio Espanhol de Futsal
A oliveira faz parte do mundo europeu desde há quatro milénios. Entre gregos, italianos, espanhóis e portugueses, todos se identificam com esse património natural de cultura mediterrânea. Quero, em Portugal, não se revê na folhagem curta, verde-acinzentada, brilhante dum lado e doutro opaca, símbolo de paz? Ou mesmo nas azeitonas e no azeite, sinónimos de prosperidade?
Os olivais das planícies que rodeiam as andaluzes serras de Segura, Cazorla e Las Villas são os mais representativos na Península Ibérica. Foi em torno desse elemento que a cidade de Jaén, autoproclamada Capital Mundial do Azeite, forjou a sua identidade. Nesta de basearam, na sua heráldica, os clubes que nela se fundaram.
Em 1987, fundou-se o Jaén Paraíso Interior Fútbol Sala (Jaén PS), clube que foi bicampeão europeu de futsal em 1992, em Lisboa, e que desde 2012 organiza em sua casa o Trofeo del Olivo, torneio de pré-época, à semelhança do seu conterrâneo futebolístico, o Real Jaén CF, que organiza desde 1981 um histórico torneio homónimo de futebol.
A versão futebolística, com 13 edições, foi conquistada 7 vezes pela equipa anfitriã, que até 2020 recebia a prova no seu antigo terreno, o pavilhão coberto de La Sobraleja, com exceção de algumas edições discutidas nos arrabaldes de Jaén, como Martos, Alcaudete e Alcalá la Real.
Em 2021, inaugurou-se um novo completo desportivo em Jaén: o Olivo Sports Arena. A prova passou a ter nova casa, uma das mais originais construções em Espanha, com uma telhagem que reflete o 'mar verde-oliva de Jaén'.
O Benfica foi convidado para participar em 2023. Nesta edição, pela primeira vez, quatro equipas lutaram pelo troféu da oliveira: os campeões e os vice-campeões portugueses e espanhóis, ou seja, Sporting, Benfica, Inter Movistar e Jaén FS. Não foram os primeiros 'estrangeiros' e competir no Olivo, pois em 2016 tinha participado uma 'exótica' seleção vietnamita.
Em 19 de Agosto de 2023, o Benfica impôs uma vitória de 4-3 sobre os anfitriões para, no dia seguinte, vencer o campeão espanhol por 2-0 e, assim, fazer história, ao se tornar na primeira equipa portuguesa e não-espanhola a conquistar este já consagrado torneio de futsal, trazendo o magnífico troféu para a Luz. Em 2.º lugar estabeleceu-se a equipa de Alvalade. que, no jogo que encerrou o torneio cedeu um empate a 4 golos perante a equipa das oliveiras. Estes resultados reforçaram a posição que Portugal ocupa enquanto força no futsal europeu, cujo desempenho encarnado pode contemplar na aérea 2 - Joias do Ecletismo, no Museu Benfica - Cosme Damião'."
Pedro S. Amorim, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!