Últimas indefectivações

quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Os suspeitos do costume


"Todos os anos é a mesma coisa. Nas semanas que antecedem a visita do SL Benfica ao campo das Antas, repete-se o modus operandi de há décadas. A pressão sobre a arbitragem, os devaneios isolacionistas, a máquina de propaganda, o esconder das dificuldades com os amigos certos nos locais do costume e, claro, a eterna guerra com Lisboa e o Sul de Portugal. Nada de novo, tudo bafiento. Nem a nova equipa feminina de futebol do próximo adversário parece conseguir resistir ao complexo de inferioridade, como se viu depois da goleada na Supertaça e a recusa de guarda de honra às hexacampeãs nacionais.
Uma e outra época volto a este tema nas crónicas do nosso jornal. Não há como fugir. No próximo domingo, a partir das 20:30, não são apenas duas equipas masculinas de futebol que se defrontam. São dois estilos de encarar a vida e o desporto. De um lado, um clube de dimensão nacional e internacional, com o maior número de sócios do planeta e de troféus conquistados ao longo da história, o motor do desporto nacional. Do outro, o FC Porto, casa de má-fama ligada à coação, à corrupção (condenada e assumida em tribunal), à violência gratuita e ao discurso de ódio.
No domingo, como todos nós já sabemos de outros carnavais, não basta ser melhor, fazer mais golos ou chegar primeiro aos lances. É que acontecem sempre “coisas estranhas”, parafraseando o atual treinador italiano do adversário de domingo. O tal que continua a falar inglês em todas as conferências de imprensa (e a atacar a comunicação social) e não sente o repúdio da comunicação social que, por exemplo, Roger Schmidt teve de enfrentar. As “coisas estranhas” já se repetem desde o início deste campeonato, com cartões amarelos e agressões perdoadas, pouco futebol e canela até ao pescoço, numa clara demonstração de que a agressividade em forma de violência é permitida a quem veste de azul e branco. Nada de novo, volto a dizer. Estamos todos preparados para o que aí vem. Agora é ir lá, trazer três pontos e deixá-los a falar sozinhos."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!