"1. Dizem-nos que o Campeonato está ao rubro, e está. Concluída a 31.ª jornada da longuíssima competição que arrancou em agosto, não há maneira mais concreta de resumir o que se passa no topo da tabela do que este dito e redito que nos surge amplamente em vigor: o Campeonato está ao rubro. Como poderia não estar ao rubro se o Benfica goleou o AVS por meia dúzia de golos ao fim ad tarde, e o Sporting goleou o Boavista por uma mão cheia ao princípio da noite?
2. O Benfica saiu desta jornada melhor do que saiu da jornada anterior porque os 6-0 permitiram-lhe recuperar 1 tempo de desvantagem na diferença de golos após 21 rondas. É um pormenor que poderá vir a ser importante, muitíssimo importante, dando-se o caso de as duas equipas terminarem a prova com o mesmo número de pontos. Faltam-nos 3 jornadas, 270 minutos, para somar os pontos possíveis, que são 9, e para marcar os golos que forem necessários para o título. É a isto que chamam um Campeonato ao rubro?
3. Com certeza que é. Mas vamos procurar saber junto de quem sabe o que é isso do 'ao rubro'... Procuremos a definição de 'rubro' no sempre maravilhoso e eternamente confiável Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Ei-la 'Vermelho muito vivo. Da cor do sangue. Incendiado. Exagerado, apaixonado nas opiniões e preferências. A cor rubra. Exemplo. Na festa, e rubro das vestes era a nota dominante',
4. Vamos lá, então, levar este 'Campeonato ao rubro' até ao meu rubro. Incendiado, excitado, apaixonado, como vem descrito na dicionário. Uma discussão como a que estamos a assistir, um duelo deste gabarito na luta pelo título, tem produzido turbilhões de emoções, alterações de estados de espírito, juras e promessas, enfim, tudo.
5. O que se passou entre as 6 da tarde e as 8 da noite na Luz no domingo passado foi muito bonito de se ver. Foi mais do que isso, foi empolgante. Uma equipa e dezenas de milhares de adeptos, todos a puxarem para o mesmo lado. Resultou em cheio. Que no próximo jogo na Luz se repita esta receita infalível.
6. Mas, antes do próximo jogo em casa, há ainda a 32.ª jornada, que nos leva até ao Estoril neste sábado. Não é ocasião nem é adversário que façam sonhar com facilidades. Sabemos também que não faltará ao Benfica a sua gente de vermelho muito vivo, a sua gente apaixonada a apaoiá-lo como se não houvesse amanhã.
7. Há muitas e diversas opiniões sobre Lage. Quando o Benfica ganha, as opiniões melhoram, quando o Benfica não ganha, as opiniões pioram. É o normal. Mas reconheçam-lhe que tudo tem feito para manter os jogadores ao rubro neste final da corrida."
Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!