Últimas indefectivações

sábado, 25 de fevereiro de 2023

A ascensão de Fredrik Aursnes


"Aursnes, que foi recentemente eleito o melhor jogador da semana da Champions League, passa agora provavelmente pelo melhor momento da sua carreira, aos 27 anos, e está num dos mais altos patamares não só do futebol nacional, como também do futebol europeu, mas nem sempre foi assim.
Formado no IL Hødd, do seu país natal, a Noruega, Fredrik começou a trabalhar com a equipa principal do seu clube de formação com apenas 16 anos de idade, em 2012. Nesse mesmo ano o norueguês realizou uns incríveis 27 jogos pelo clube, que na altura atuava na segunda divisão norueguesa.
Aursnes permaneceu no Hødd até 2015, tendo realizado 114 jogos pela equipa nos três anos em que a representou, o que já mostrava claros indícios da qualidade e consistência que apresenta hoje em dia. Com 19 anos, o médio mudou-se para o Molde FK, da primeira divisão norueguesa, tendo assim a oportunidade de subir um patamar e continuar o processo de evolução na sua carreira, que até ao momento se previa prometedora.
A verdade é que Aursnes, apesar de ser um dos jogadores mais consistentes e regulares a atuar pela equipa, nunca se conseguiu revelar como uma verdadeira estrela da mesma, tendo jogado ao lado de nomes como Erling Haaland, Moha Elyounoussi, ou até mesmo Datro Fofana, que se mudou recentemente para o Chelsea FC. Jogadores como esses conseguiram destacar-se mais rapidamente e chamar a atenção de grandes europeus quase de forma imediata, enquanto Fredrik, apesar de toda a sua qualidade, não era reconhecido dessa forma.
Até que aos 25 anos de idade, após 186 jogos a atuar na primeira divisão norueguesa, Aursnes chamou à atenção de um clube com maior dimensão a nível europeu, o histórico holandês Feyenoord Rotterdam, que acabou mesmo por contratar a nova joia norueguesa pela incrível verba de 450 mil euros.
É nesse momento que existe a oportunidade de mostrar toda a sua peculiaridade perante um público europeu mais atento, e foi exatamente o que aconteceu. Em apenas uma temporada, Fredrik assumiu-se como um titular absoluto, realizou 47 jogos onde somou um golo e quatro assistências que ajudaram a equipa a chegar à final da UEFA Conference League e ao terceiro lugar no campeonato. Aursnes, que até ao momento era praticamente desconhecido, fez-se notar perante os olhares de grandes entendedores, nomeadamente Roger Schmidt.
Com a vinda do alemão para o SL Benfica, chegou também o norueguês, que era um pedido expresso do técnico, que na época anterior à presente temporada, era rival daquele que viria a ser o seu novo jogador. O negócio acabou por ser feito numa verba a rondar os 13 milhões de euros, o que demonstrou verdadeiramente a valorização de Fredrik em apenas uma temporada.
Em apenas dois anos, passou da mediocridade do futebol norueguês para um dos maiores palcos do futebol europeu, onde agora é uma das principais estrelas das águias, se não mesmo a maior.
Aursnes tem-se mostrado um autentico “faz tudo” na equipa encarnada, podendo jogar em qualquer posição no meio campo, desde médio defensivo, a médio centro, a médio ofensivo ou até mesmo médio ala. Onde quer que o norueguês jogue, é sempre uma peça fulcral da equipa. Aquilo que o numero oito das águias oferece ao jogo é encantador para todos aqueles que o assistem. Presente, consistente, trabalhador, regular, com uma grande visão de jogo e uma qualidade de passe notável. Aursnes é um médio que roça a perfeição. É neste momento alguém imprescindível no conjunto encarnado.
Uma verdadeira ascensão desportiva que Fredrik Aursnes tornou possível, e que demonstra ser incrivelmente merecedora. Aos 27 anos, o norueguês ainda tem uma grande carreira de sucesso pela frente."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!