"O sorteio dos campeonatos profissionais realizado na sexta-feira, no Palácio da Bolsa, no Porto, ditou o início oficial da época 2019/2020. Como tal, foram conhecidos os calendários para a Primeira e Segunda Liga, bem como o emparelhamento da primeira e segunda fase da Taça da Liga. A cerimónia também serviu para atribuir os prémios aos jogadores e treinadores que se destacaram na época transacta.
João Félix foi, sem surpresa, distinguido como Jogador Jovem do Ano, Seferovic arrecadou o troféu de melhor marcador, com 23 golos, e Bruno Lage recebeu o prémio de melhor treinador. O agora reforço do Atlético de Madrid e o internacional suíço juntam-se a Grimaldo e Rafa Silva no onze do ano. Quanto ao sorteio da Taça da Liga, o Benfica, na qualidade de campeão nacional, tem passagem direta para a fase de grupos da Taça da Liga, cujo sorteio se irá realizar em Agosto.
No entanto, o grande destaque foi, sem dúvida, a revelação do calendário que acompanhará o Benfica na temporada que agora começa. Eis o calendário completo:
Jornada 1-18 (Agosto-Janeiro): Paços de Ferreira (Casa-Fora)
Jornada 2-19 (Agosto-Fevereiro): Belenenses SAD (Fora-Casa)
Jornada 3-20 (Agosto-Fevereiro): FC Porto (Casa-Fora)
Jornada 4-21 (Setembro-Fevereiro): SC Braga (Fora-Casa)
Jornada 5-22 (Setembro-Fevereiro): Gil Vicente (Casa-Fora)
Jornada 6-23 (Setembro-Março): Moreirense FC (Fora-Casa)
Jornada 7-24 (Setembro-Março): Vitória FC (Casa-Fora)
Jornada 8-25 (Outubro-Março): Tondela (Fora-Casa)
Jornada 9-26 (Outubro-Março): Portimonense (Casa-Fora)
Jornada 10-27 (Novembro-Abril): Rio Ave (Casa-Fora)
Jornada 11-28 (Novembro-Abril): Santa Clara (Fora-Casa)
Jornada 12-29 (Dezembro-Abril): Marítimo (Casa-Fora)
Jornada 13-30 (Dezembro-Abril): Boavista (Fora-Casa)
Jornada 14-31 (Dezembro-Abril): Famalicão (Casa-Fora)
Jornada 15-32 (Janeiro-Maio): Vitória SC (Fora-Casa)
Jornada 16-33 (Janeiro-Maio): Desportivo das Aves (Casa-Fora)
Jornada 17-34 (Janeiro-Maio): Sporting CP (Fora-Casa)
O arranque da Primeira Liga está marcado para o fim de semana de 11 de Agosto no Estádio da Luz, com o Paços de Ferreira, o campeão da Segunda Liga do ano passado. Por ser um confronto entre campeões, promete ser interessante logo no início. As três jornadas seguintes esperam-se escaldantes, com confrontos nada fáceis: ida ao Jamor, clássico com o Porto na Luz e deslocação à Pedreira para defrontar os arsenalistas. Diria que é a altura do ano mais complicada para os encarnados.
Pelo meio, merece destaque a recepção a Moreira de Cónegos, com a equipa revelação da época transacta, na 6ª e 23ª jornada; o sempre ambicioso Rio Ave à 10ª e 27ª, respectivamente, e a deslocação a Guimarães nas antepenúltimas jornadas.
O eterno derby com os leões está reservado para a última jornada de ambas as voltas: os encarnados começam por jogar em Alvalade e terminam a época junto dos seus adeptos, na Luz, no que promete ser uma recta final vibrante.
A emoção está certamente garantida desde o início e não se espera uma época nada fácil. Os confrontos de maior relevo estão marcados para alturas decisivas do calendário e, nos restantes, não se esperam facilidades. A pressão não poderia ser maior, uma vez que o Benfica entra em campo para tentar revalidar o título, com vista ao já tão desejado 38.
Virando as atenções também para Segunda Liga, a cerimónia premiou o Benfica B com dois prémios: Clube Fair Play e Jogador Jovem do Ano, atribuído a Jota, que começou a época passada na Segunda Liga antes de rumar à principal. A chave, essa, ditou o seguinte emparelhamento:
Jornada 1-18 (Agosto-Janeiro): Estoril Praia (Casa-Fora)
Jornada 2-19 (Agosto-Fevereiro): Vilafranquense (Fora-Casa)
Jornada 3-20 (Agosto-Fevereiro): Oliveirense (Casa-Fora)
Jornada 4-21 (Setembro-Fevereiro): Cova da Piedade (Fora-Casa)
Jornada 5-22 (Setembro-Fevereiro): Académico de Viseu (Casa-Fora)
Jornada 6-23 (Setembro-Março): Leixões (Fora-Casa)
Jornada 7-24 (Outubro-Março): Nacional (Casa-Fora)
Jornada 8-25 (Outubro-Março): Académica (Fora-Casa)
Jornada 9-26 (Novembro-Marco): Chaves (Casa-Fora)
Jornada 10-27 (Novembro-Abril): Penafiel (Fora-Casa)
Jornada 11-28 (Dezembro-Abril): Mafra (Casa-Fora)
Jornada 12-29 (Dezembro-Abril): Feirense (Fora-Casa)
Jornada 13-30 (Dezembro-Abril): Varzim (Casa-Fora)
Jornada 14-31 (Dezembro-Abril): Sporting da Covilhã (Fora-Casa)
Jornada 15-32 (Janeiro-Maio): Farense (Fora-Casa)
Jornada 16-33 (Janeiro-Maio): Casa Pia (Casa-Fora)
Jornada 17-34 (Janeiro-maio): Porto B (Fora-Casa)
O destaque maior vai para o confronto duplo com o Porto B na última jornada. Aliás, era uma das condicionantes principais do sorteio: que as únicas equipas B’s se defrontassem na derradeira parelha de jogos. No entanto, as duas jornadas iniciais não se revelarão nada fáceis para a turma de Renato Paiva, ou não fossem os duelos o sempre candidato à subida, Estoril Praia, e o finalista vencido do Campeonato de Portugal, o Vilafranquense, que se estreia na competição. Entre a sétima e a nona jornada, os jogos com Nacional, Académica e Chaves também merecem especial atenção, para não falar da ida a Santa Maria da Feira (13ª), Covilhã (14ª) e a partida no Caixa Futebol Campus com o vencedor do Campeonato de Portugal e também estreante Casa Pia, na antepenúltima jornada.
Os dados estão lançados e a bola começa a rolar na segunda semana de Agosto, com os primeiros de muitos jogos que marcarão a longa temporada que se avizinha. Vem aí a 86ª edição da Primeira Liga e a 30ª do segundo escalão. Uma das melhores alturas do ano está prestes a chegar e, do Benfica, espera-se mais uma temporada ao mais alto nível, sabendo sempre as facilidades não estão garantidas."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!