"As marcas procuram formas inovadoras de envolvimento e fidelização com o seu consumidor, cada dia mais exigente e conhecedor dos seus produtos e serviços. Mas mais do que a implementação da visão e missão, as marcas hoje necessitam de um propósito para a sua existência, pois já não basta uma comunicação próxima e emotiva, precisam de encontrar o seu papel de utilidade na sociedade e apostar nos valores que sejam úteis para o bem comum.
O desporto, desde a sua vertente formativa ao alto rendimento, desempenha na sociedade um papel cada vez mais relevante, que pode ser enquadrado nos desafios actuais das marcas, pelos valores que representa, pelo que ensina aos jovens e na capacidade de agregar as pessoas no apoio aos atletas e a uma equipa que represente Portugal.
As organizações desportivas têm hoje uma excelente oportunidade de se organizarem numa estratégia de valorização do desporto e aposta em iniciativas estruturadas de marketing, relevantes para o mercado no seu objectivo e dimensão (produtos de marketing como um evento multidesportivo nacional), projectos inovadores que possam acompanhar a transformação digital da sociedade (plataforma agregadora de conteúdos desportivos que permitam o desenvolvimento de comunidades, agregação e activação das marcas com programas que consigam a sua monetização), preparados de forma profissional (com aposta em profissionais de marketing que garantam a consistência das estratégias de marketing nas organizações desportivas), e alinhados com os objectivos das marcas para que se desenvolvam oportunidades de parcerias comerciais e de marketing duradouras.
O sucesso da integração do sector da música em Portugal com as marcas deve servir de exemplo e inspiração para que desporto alcance o tão desejado reconhecimento, investimento privado e mobilização das pessoas para o seu propósito, garantindo um desenvolvimento sustentável do sector do desporto com as marcas.
Oportunidade de associação à marca Olímpica, equipa Olímpica de Portugal aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
A marca olímpica é reconhecida por mais de 95% da população mundial, e é uma das marcas mais bem cotada entre as marcas comerciais de nível global. A marca Comité Olímpico de Portugal que integra os anéis olímpicos, que representa os valores nacionais de coragem e determinação inspirados na época dos descobrimentos com o homem e a nação que vence obstáculos, faz a ligação com o esforço dos atletas olímpicos.
A participação de Portugal nos últimos Jogos Olímpicos do Rio 2016 foi acompanhada por três milhões de portugueses, de acordo com estudo realizado pela consultora Nielsen, que concluiu ainda que depois da selecção nacional de futebol a Equipa Olímpica de Portugal é a equipa que desperta mais empatia com os portugueses, alcançando níveis elevados de credibilidade.
O Comité Olímpico de Portugal tem desenvolvido nos últimos anos um trabalho de reforço de credibilidade e inovação, que gerou resultados na área de marketing com um aumento superior a 1000% nas receitas de marketing no Ciclo Olímpico Rio 2016 face ao ciclo olímpico anterior,
por via da implementação de um plano de marketing e programas de patrocinadores, licenciamento e hospitalidade, que mobilizou e activou com 33 marcas.
A participação da Equipa Olímpica de Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 constitui uma excelente oportunidade de consolidar e aprofundar o trabalho desenvolvido, e criar as condições para que as marcas possam mais cedo garantir a sua associação ao Comité Olímpico de Portugal e activar os seus directos de marketing, comunicando a sua marca já a partir de 2019 com o percurso de preparação e qualificação olímpica de atletas extraordinários que nos enchem de orgulho e emoção por Portugal.
A paixão por Portugal e pelos atletas da Equipa Olímpica de Portugal à disposição das marcas."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!