"Está confuso o mundo de cores no futebol. Não falo dos equipamentos alternativos que, para se diferenciarem das cores estatutárias, desfiguram a própria tradição. Escrevo, antes, sobre cores 'activistas' ou 'dirigistas': as que enquadram acções, omissões ou decisões fora dos relvados.
A primeira cor tem a ver com a usada e abusada, expressão blackout. É uma espécie de silêncio, com ruído. De irresponsabilidade, com despeito. De não capacidade de argumentação, com o incómodo do escrutínio. De ingratidão de fechar a boca para quem, de seguida, vai mendigar a 'notícia do dia'. Sobretudo na chamada yellow press (imprensa sensacionalista).
É claro que o efeito do blackout é tanto maior quanto for out of the blue (expressão idiomática inglesa que significa inesperadamente). Até se faz gala nisso, em estilo peitudo e raçudo. Ou seja, num ambiente que se quer red hot (quentíssimo).
Para accionar um qualquer blackout não há nada melhor que uma simples white lie (uma mentirinha insignificante), para simular combater um qualquer imaginário white elephant.
Ah, já agora: o blackout tem muitas vezes associada uma outra expressão de raiz black: black list. Observando tantos blackout que se sucedem no futebol, a expectativa é maior quando quem o decide is too green (inexperiente) nesta prática, seja em estilo black tie ou blue jeans. Claro está os blackout são bem mais divertidos, caso o twitter, o facebook ou o instagram a ele não aderirem...
Desculpem-me este jogo de cores em inglês, mas é a única maneira séria que tenho de olhar para estes caleidoscópios de disparates."
Bagão Félix, in A Bola
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=531821
ResponderEliminarsempre trafulhas
está lhes no sangue
Exmo. Sr.Bagao Félix,
ResponderEliminarEstando radicado em Paris desde 70, confesso-lhe
ser frequentador assiduo deste 'post' e deliciar-me
com o conteudo erudito dos seus comentàrios ;
'cela nos change de la médiocrité ambiante...'!
Nao considere o ..." Exmo. Sr. " como troça, ( loin
de là...), o Sr.merece-o mesmo, na minha modesta
perspectiva.
Saudaçoes Benfiquistas de Paris.