Últimas indefectivações

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

O jogo


"Nos últimos 23 anos, em jogos de Campeonato disputados no Estádio da Luz, o Benfica venceu o FC Porto apenas em cinco ocasiões - quatro delas com um golo solitário e muito sofrimento. No outro lado de balança, dez derrotas. Neste período, vimos ainda o rival nortenho festejar dois títulos no nosso estádio, o que não deixa de ser embaraçoso para o orgulho benfiquista. Para nós, estes clássicos, tornaram-se um problema, enquanto do lado de lá a confiança vai sendo reforçada a cada ano que passa.
Há que dizer, em nome da verdade e da justiça que alguns destes resultados tiveram influência de terceiros. Todos nos lembramos, por exemplo, do golo do Maicon em claro fora-de-jogo, validado pelo actual presidente da Liga, e que, naquelas circunstâncias, acabou por se traduzir num título nacional. Mas também é verdade que nem sempre soubemos entrar em campo com a atitude certa, ou, pelo menos, com a atitude que o nosso adversário (este em particular) exigia: do lado de cá disputamos apenas um jogo de futebol, do lado de lá este é 'o' jogo, e isso faz diferença.
Espero que a partida de domingo seja decidida exclusivamente pelo talento dos jogadores e/ou pela estratégia dos treinadores. Mas sei que, para a ganhar, não podemos encará-la como mais uma simples jornada. Talvez nem baste querer muito ganhar. É também necessário querer ver o rival perder, e entrar em campo com esse espírito vingador, com esse acréscimo de vontade de força e de concentração - que certamente Bruno Lage, conhecedor do Clube e do futebol português, saberá transmitir aos jogadores.

PS: Em campo, há que a parar sem dó nem piedade. Fora do campo, não é a cor da camisola que me impede de saudar o exemplo de desportivismo dado por Pepê no FC Porto-Estoril. As verdades são para ser ditas, e gostei daquilo que vi."

Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!