Últimas indefectivações

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

A menina e senhora campeã


"Entre as décadas de 1950 e 1960, Teresa Montoya foi uma das figuras mais relevantes do Ténis de Mesa feminino do Benfica

Nascida em Lisboa, em 1940, Teresa Montoya teve uma mãe benfiquista e um pai sócio do Sporting, num tempo em que as inimizades clubistas não passavam de divergências saudáveis. Por isso, o pai nunca se opôs ao benfiquismo da filha, aprovada sócia em 1951, e chegou a dar o seu contributo na Campanha Pró-Estádio, em 1952.
Teresa Montoya foi bastante eclética na juventude, participando em gincana de ciclismo, praticando natação no Sport Algés e Dafundo e ginástica na secretaria do Benfica na Rua do Jardim do Regedor.
Era nessas tardes, enquanto esperava pelo pai depois de sair da classe de ginástica, que Teresa Montoya via os mesatenistas encarnados a treinar. Certa vez, em janeiro de 1954, pediu licença para jogar e tornou-lhe o gosto. Foi a primeira vez que tocou numa raqueta de ténis de mesa. O seu treino a sério começou apenas dois meses antes da sua primeira competição, contando então 13 anos.
Pertencendo à classe de meninas (hoje infantis femininos), estreou-se no Campeonato Regional individual da categoria, em 10 de junho de 1954, conquistando o título. Nesse ano, pela primeira vez, o Benfica levava uma equipa de meninas aos Campeonatos Nacionais de ténis de mesa, realizados em 16 e 17 junho de 1954. Aí, Teresa Montoya revelou-se 'a vedeta da equipa, não perdeu uma única partida (e foi a melhor jogadora do torneio', mostrando-se 'com um à-vontade impressionante'.
Começou por jogar na categoria de senhoras, alinhando pela equipa B em 3 de novembro de 1954, na Taça Imprensa, enquanto se sagrou bicampeã regional e bicampeã nacional individual de meninas.
Na época seguinte, Teresa Montoya alinhou pela classe das senhoras a tempo inteiro, sagrando-se campeã nacional com duas das suas grandes referências do ténis de mesa: Ana Maria Baptista e Maria Helena Farelo Fernandes.
Em 1961/62, última época em que jogou pelo Benfica, sagrou-se bicampeã regional, em pares e em equipas, a bicampeã nacional nas mesmas tipologias, integrantes uma equipa com nomes sonantes do ténis de mesa feminino do Benfica como Leonor Cadillon e Elena Settinelli.
Nesse mesmo ano, foi seleccionada para participar no Campeonato Europeu, mas havia de se retirar do ténis de mesa no final da época, pois iria casar-se em julho de 1962 e mudar-se para Espanha.
Numa 'cerimónia simples, mas profunda pela amizade que lhe ditou', dirigentes do Benfica e colegas da secção renderam-lhe homenagem, onde lhe foram entregues presentes. Em 1970 foi agraciada como Sócia de Mérito.
Conheça outras figuras do ténis de mesa do Benfica na área 3 - Orgulho Eclético, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!