Últimas indefectivações

quarta-feira, 9 de abril de 2025

A cultura benfiquista retratada pela filatelia


"Desde muito cedo que o clube se empenha em unir o desporto e a cultura, e os selos são exemplo dessa relação

A filatelia é uma área que estuda, organiza e coleciona selos, postais e outro tipo de materiais filatélicos. Na actualidade, o selo é cada vez menos utilizado nas nossas correspondências e no nosso quotidiano, tornando-o, de certa forma, uma raridade, ou até mesmo uma obra de arte, já que a sua imagética pode refletir a cultura, a história, o contexto político, o desporto e a ciência de um determinado país, levando à sua divulgação além-fronteiras.
Foi o que aconteceu na década de 1960, quando Eusébio foi homenageado, juntamente com os maiores jogadores de futebol do mundo, numa emissão especial de selos, que foi considerada um êxito dos meios filatélicos dos países a que pertencem estes futebolistas.
Esta foi uma altura em que a filatelia estava a ganhar mais colecionadores e admiradores. O Sport Lisboa e Benfica não ficou atrás, já que, em 1956, criou o núcleo de filatelia, que foi incorporado na Secção Cultural do Clube, na década de 1960.
Este núcleo organizou duas exposições que tiveram a participação e o patrocínio do Clube Filatélico de Portugal e do Correio-Mor de Portugal. Em cada exposição estiveram presentes 35 expositores. A primeira exposição ocorreu entre 16 e 23 de Abril de 1960, e a segunda exposição deu-se entre 21 e 28 Abril de 1962. Os colecionadores podiam inscrever-se para apresentar as suas coleções, com temáticas diversas, ligadas ao desporto ou não. Estiveram patentes ao público na secretaria do Clube.
Na mesmo altura em que a filatelia ganhava espaço na vida encarnada, o Benfica experienciou um período de conquistas importantes, em particular a dupla vitória na Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1960/61 e em 1961/62. Isto levou o Clube a aliar-se aos CTT para lançar selos e postais personalizados, como forma de celebrar este momento importante, pois foi uma grande vitória face aos maiores clubes europeus, o Barcelona e o Real Madrid, sem esquecer a participação de algumas lendas benfiquistas como José Águas, Mário Coluna e Eusébio, entre outros.
Ao longo das décadas, o Sport Lisboa e Benfica e os CTT continuaram a emitir este tipo de materiais, celebrando efemérides e momentos marcantes, dando assim continuidade à ideia de que o desporto pode estar interligado com outros ramos do conhecimento e da cultura.
Saiba mais sobre a filatelia na área 16 - Outros Voos, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Isabela Sena, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!