Últimas indefectivações

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

O fim do mundo


"A banda norte-americana REM tem uma canção cujo título assenta na perfeição à realidade atual de um clube português que veste azul e branco e foi fundado (não se sabe bem quando) numa cidade que começa com P e acaba em Orto. Chamaram-lhe It's the end of the world as we know it, é o fim do mundo como o conhecemos. E é mesmo.
Ao longo de mais de 40 anos, assistimos à impunidade total quanto a coação, corrupção, mentira e violência relacionada com as práticas de dirigentes, adeptos e alguns atletas do tal clube. Habituámo-nos ao compadrio da justiça e das forças policiais da cidade e pensámos que não havia solução. Só que não.
Aos poucos, foi-se perdendo o medo, e hoje vemos o líder da claque preso preventivamente, os seus comparsas julgados por homicídio (e a chorar como crianças na sala do tribunal), as contas malparadas expostas, o buraco financeiro sem solução à vista, e até de doping (a surpresa...) se fala sem pudor. Dois antigos ciclistas da agremiação confessaram a utilização de substâncias dopantes, num dos maiores escândalos de sabotagem de verdade desportiva em Portugal. Adeptos e dirigentes do clube bem tentam demarcar-se do patrocinador principal da equipa de ciclismo, mas não conseguem apagar as fotografias do veterano presidente com o team manager e os atletas que envergonham o desporto nacional. A vergonha é tal, que dá para nos questionarmos: mas como é que não se fala mais nisto? È uma questão de dimensão e impacto. São pequenos demais, notas de rodapé."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!