"Nem foram precisas três horas para o Benfica se mostrar desconfortável com a nomeação para o dérbi. Mais rápido foi ainda o FC Porto sobre a escolha para Tondela. É a lógica do quem não chora não mama.
Não foi preciso muito tempo após ser conhecida a nomeação do árbitro para o dérbi desta sexta-feira entre Benfica e Sporting para se ficar a saber que a nomeação de António Nobre foi recebida com desconforto pelos encarnados. Entre uma e outra coisa não mais de três horas. Desta vez não em forma de comunicado, mais formal, ou publicação nas redes sociais, mais informal e propícia a indignações de comentadores de ocasião, mas através duma fonte que tratou de anunciar esse incómodo através dos canais mais tradicionais.
Digo desta vez porque num passado recente, já nesta temporada, por sinal a inaugurá-la, já tinha havido desconforto encarnado com nomeação de árbitro para um jogo, curiosamente também em vésperas de dérbi, no caso a Supertaça que o Benfica havia de ganhar ao Sporting por 1-0. Nessa altura, as águias recorreram às redes para publicar mensagem em que enumeravam «quatro factos quanto ao primeiro jogo oficial da época». Lembremos:
Facto 1 — O árbitro nomeado para apitar a Supertaça, Fábio Veríssimo, foi quarto classificado na temporada passada entre os 24 árbitros da Primeira Liga.
Facto 2 — Na época passada, Fábio Veríssimo foi o árbitro que mais apitou o Sporting: seis vezes. Ficaram célebres os erros em Famalicão e na Vila das Aves que beneficiaram o Sporting.
Facto 3 — Apenas por duas vezes apitou o Benfica, que perdeu os dois jogos em questão.
Facto 4 — Fábio Veríssimo foi o árbitro do dérbi Sporting-Benfica da 1.ª volta e ignorou um penálti evidente sobre Álvaro Carreras.
Desta vez, a fonte também enumera casos de anteriores jogos das águias e aponta os já esta época apitados por Nobre ao Sporting. O Benfica venceu a Supertaça, com mérito e sem casos, em campo esta sexta-feira no Estádio da Luz a tática e estilo deverão ser diferentes, desde logo porque já não está Bruno Lage no banco mas antes José Mourinho. Mas fora de campo e antes do jogo, a tática é a mesma. O objetivo foi o mesmo, embora a maneira de o comunicar tenha sido mais subtil para não expor tanto a estrutura. Mas está visto que esta temporada faz parte da estratégia encarnada começar os dérbis dois dias antes, quando o árbitro é nomeado.
Também no Dragão a nomeação de Luís Godinho para o Tondela-FC Porto gerou indignação. Mais célere ainda na quarta-feira, os azuis e brancos, também certamente através de uma fonte, fizeram saber que não acolheram de bom grado a escolha. A mesma tática, as mesmas razões, o histórico do árbitro da AF Évora em jogos da equipa portistas não é abonatório. Gostava de ver era um clube um dia sair indignado, ou desconfortável por uma nomeação em que o histórico seja abonatório.
Águias e dragões a jogarem na antecipação, não tenho dúvidas de que se houver casos a favor não vão ficar nada indignados, nem desconfortáveis. Já o leão, calado, também acredito que se mostrará indignado se se entender prejudicado… Invertida ou não, a lógica é sempre a mesma: quem não chora não mama. Por isso mais vale chorar para… mamar. Já ou depois."

Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!