"Centenas de campistas celebraram as bodas de ouro do Benfica... Acampando!
No ano de 1954, o Benfica celebrava o seu 54.ª aniversário. Para participar na comemoração deste feliz acontecimento, a secção de campismo organizou o Acampamento das Bodas de Ouro, no Parque da Quinta das Águas Livres, em Belas, de 17 a 25 de Julho.
Ao todo, a 'cidade de lona' era composta por 258 tendas e 540 campistas, de dezenas de clubes e núcleos campistas. Entre estes estava um adepto do FC Porto, Costa Brandão, que 'veio a pé desde a capital do Norte para trazer as saudações do seu clube e dos campistas nortenhos ao popular Benfica'.
A organização e as condições do parque de campismo foram amplamente elogiadas por todos os presentes. Com a autorização do sócio Manuel João dos Santos Sobrinho, proprietário dos terrenos, a secção de campismo havia feito várias alterações e dotado o parque de instalações sanitárias, de modo a 'servir dignamente as nossas aspirações'.
A participação neste acampamento era, por si só, uma forma de homenagem ao Benfica, mas isso não impediu a oferta da inúmeras à secção de campismo e à Direção do Clube. Das diversas ofertas destacavam-se sacos de cimento, destinados à construção do Estádio da Luz, galhardetes e peças de arte. Por seu lado, o presidente da secção de campismo do Benfica, Barão Mascarenhas, 'entregou ao sr. dr. Paulino Gomes Junior um troféu simbólico da estima dos campistas pela Direção'.
Os campistas 'passaram dias agradabilíssimos gozando as maravilhas da Natureza, nem sentindo o calor', e puderam ainda participar em várias actividades, como o fogo de campo, canções, torneios de voleibol, gincanas e a eleição da 'rainha das Bodas de Oiro'. Foi coroada a jovem Maria Eduarda Firmino Fernandes, do Luso Futebol Clube, que 'alcançou essa honra pelos seus dotes de carácter, pela sua dedicação ao campismo, pela sua presença em acampamentos nos mais variados e dispersos lugares da Terra'.
O Acampamento das Bodas de Ouro do Benfica foi um 'êxito estrondoso', e 'todos os que nele participaram se retiraram encantados, a plenos pulmões entoando a marcha Adeus, até à vista'.
Saiba mais sobre o campismo no Benfica na área 14 - Lisboa e Benfica, do Museu Benfica - Cosme Damião."
Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!