Últimas indefectivações

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Bem-vindo a Casa, caro benfiquista!


"A Casa do Benfica no Porto foi a primeira deste género e, desde a sua génese, procurou ser um local de confraternização

No dia de Ano Novo de 1950 foi inaugurada simbolicamente a primeira Casa do Benfica da história do Clube. Localizava-se na cidade do Porto, na Avenida Rodrigues de Freitas, n.º 110, e seria uma 'casa sempre aberta para todos os benfiquistas (...) vindos não importa de onde, todos podem bater àquela porta', tendo apenas de apresentar o seu cartão de sócio. Encerrou ao fim de sete anos, mas, apesar de curta existência, o mote estava dado, e, desde então até à atualidade, foram surgindo Casas um pouco por todo o país e mundo!
Foi preciso esperar-se cerca de 30 anos para a cidade do Porto voltar a ter uma Casa do Benfica. Em 19 de Outubro de 1988, foi inaugurada a atual Casa do Benfica no Porto, com o n.º 12. Era considerada um baluarte para os 'inúmeros e fidelíssimos benfiquistas do Norte', e uma enorme massa associativa dirigiu-se à Rua de Santa Catarina, n.º 538-542, para participar na inauguração desta instalação, que contou com a presença de Eusébio e Mário Coluna.
A Casa teve uma 'ascensão espantosa', destacando-se 'pelo dinamismo dos seus dirigentes e pela participação dos seus associados'. Nos seus primeiros anos, esforçou-se 'em conseguir apoios, fez reunir no seu interior várias figuras ímpares do Clube, aventurou-se na prática de diversas modalidades desportivas', tais como atletismo, cicloturismo e pesca desportiva, que foram granjeando vários títulos ao longo do tempo, entre os quais um Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva de Mar, em 2006. Como forma de reconhecimento por este trabalho, a Casa do Benfica no Porto venceu a categoria Filial nos Prémios Benfiquistas do Ano de 1990.
Em 1996, a Casa do Benfica no Porto mudou de instalações, ficando localizada na Rua de Camões, n.º 305, 2.º andar, e, mais tarde, passou a ocupar o atual n.º 104 na Rua António José da Silva. Foi mudando de residência, mas foi sempre um espaço aberto a todos os benfiquistas.
Saiba mais sobre as Casas do Benfica na área 26 - Benfica Universal, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!