Últimas indefectivações

sábado, 4 de maio de 2024

Até onde chegaria Ayrton Senna?


"Se não tivesse perdido a vida, quantos recordes na F1 bateria o insaciável brasileiro?

Ayrton Senna morreu há 30 anos. Tinha 34 anos e à sua frente ainda uma parte que se poderia prever importante da carreira na Fórmula 1. Certamente, mais cinco ou seis temporadas, suficientes para superar os cinco títulos mundiais de Juan Manuel Fangio, então o recorde da competição.
Foi essa férrea pretensão de continuar a vencer que levou Senna a eleger, após a saída da McLaren, a Williams, equipa e carro que mais garantia lhe davam de sucesso, adiando a concretização do sonho de guiar para a Ferrari. Teria tempo e a Scuderia nunca lhe fecharia a porta mesmo com o piloto em veterania.
Quando Senna sofreu o acidente fatal, no GP de San Marino, terceira corrida de 1994, ainda não tinha marcado pontos —zero. O emergente Michael Schumacher (Benetton) ganhara dois e também venceu a trágica ronda de Imola. O jovem alemão sagrar-se-ia campeão com apenas um ponto de vantagem sobre Damon Hill, que iniciou a temporada como segundo piloto da Williams. Schumacher acumulou penalizações, desqualificações e até suspensões, e terminou o Mundial com uma manobra controversa, colidindo com Hill, que lhe garantiu o cetro.
Se Senna tivesse continuado, se tivesse escapado ileso do acidente (certamente não aquele tão grave…), não espantaria que, mesmo com 30 pontos de atraso para Shumi, teria todas as condições para tornar-se tetracampeão. Damon Hill tinha 33 ao quarto GP! O brasileiro tinha o talento, a experiência, a competitividade, a vontade de vencer ainda no auge — e ainda o melhor carro.
Senna desapareceu e rendeu-o na hegemonia que dele se antevia Michael Schumacher, primeiro piloto a superar o recorde de 1957 de Fangio, pulverizando-o com sete títulos até 2004. Entretanto igualado por Lewis Hamilton em 2020."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!