"A juntar à satisfação de terminarem com sucesso o curso de ginástica, estava a alegria dos alunos receberem as almejadas medalhas e laços.
Foram inúmeros os desportistas que deixaram o seu nome na história. Todavia, o Benfica também existe graças a uma enorme massa anónima de atletas que praticaram modalidades encarnadas e que não têm, por isso, menos valor que os primeiros. Isto é principalmente visível nas vertentes recreativas das modalidades, em que os adeptos se inscreviam para jogarem, praticarem exercício físico ou mesmo pelo convívio que estas proporcionavam.
A ginástica, 'base de todos os desportos', é um dos maiores exemplos desta realidade. Praticada no Benfica ininterruptamente desde 1913, com a abertura da 'matrícula para a classe de ginástica sueca', tem uma forte tradição em ministrar este salutar desporto à massa associativa, de forma lúdica, e que, com o tempo, ganhou também uma vertente competitiva.
A partir de 1943/44, e durante vários anos, uma das formas de reconhecimento e incentivo aos alunos que se inscreviam nesta modalidade consistia em premiá-los em laços e medalhas no final da época. Os laços, 'com as cores do Clube', eram oferecidos 'aos que pela primeira vez frequentaram as aulas, e não faltaram uma única vez'. Por sua vez, as medalhas eram entregues aos ginastas 'que mais se distinguiram' naquela temporada 'pela sua assiduidade e pelo seu aproveitamento'.
Estas eram atribuídas durante a 'festa de encerramento das classes de ginástica do ano lectivo' respectivo, que era também especial para estes jovens por terem a oportunidade de demonstrar o que tinham aprendido, sendo o 'orgulho dos papás enternecidos'. Houve anos em que a cerimónia de distribuição de medalhas e laços realizou-se no início da época seguinte, mas o sentimento era o mesmo, pois era 'o dia desses traquinas simpáticos receberem as medalhas e os laços vermelho-branco com que sonharam durante um ano inteiro de caminhada para as aulas de ginástica (...) e nada, nem ninguém, seria capaz de os fazer sufocar a alegria com que ali estavam para receberem «a sua medalha«!'
Aproveite a oportunidade de ver uma camisola infantil de ginástica do Benfica, dos anos 40, na exposição temporária 'Não É Meu, É Nosso!', no Museu Benfica - Cosme Damião."
Lídia Jorge, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!