"A Crónica: Encarnados Batem FC Porto Desfalcado No Estádio Do Dragão
O clássico tinha tudo para ser memorável. De um lado, um Futebol Clube do Porto em perseguição, e do outro, um líder invicto na procura de contrariar as duas últimas idas ao Estádio do Dragão.
Os azuis e brancos começaram a controlar o jogo nos primeiros 20 minutos, criando várias oportunidades de perigo através de erros do rival, com destaque para a pressão alta do FC Porto.
Apesar de um futebol positivo, esse domínio não demorou muito, pois, numa questão de quatro minutos, Stephen Eustáquio acabou por ver dois cartões amarelos, indo para o balneário mais cedo.
A partir daí, o SL Benfica começou a segurar mais posse de bola, mas sem conseguir transformar o nulo ao intervalo.
Na segunda parte, tanto um lado como o outro procuravam marcar, tendo o Benfica mais facilidade devido à vantagem numérica.
O FC Porto ainda conseguiu assustar por vezes, desferindo um remate ao poste também, porém, no minuto 72, numa jogada de contra-ataque, a vantagem numérica fez efeito e Rafa Silva não falhou o alvo, vencia o Benfica por 1-0.
Algo que marcou este clássico foi o número elevado de cartões amarelos, correspondendo a um total de 14 cartões, incluindo o segundo amarelo de Stephen Eustáquio.
Os encarnados acabaram por sair da cidade Invicta com três pontos, liderando com uma diferença de seis pontos para o segundo classificado, FC Porto.
A Figura
Rafa Silva – O avançado português somou mais uma exibição notável à carreira. Ameaçou a baliza do adversário por quatro vezes, sendo a última a mais importante, que acabou por dar o golo do triunfo no Estádio do Dragão
Fora de Jogo
Stephen Eustáquio – Com a expulsão, acabou por debilitar o meio-campo portista e dificultar a tarefa de construção e defesa ao FC Porto. Esperava-se algo mais do médio.
Análise Tática – FC Porto
Apesar das grandes dúvidas que pairaram durante a semana sobre a posição de lateral direito, Sérgio Conceição optou por “descer” Pepê no terreno para ocupar a posição.
Fábio Cardoso e David Carmo voltaram a ser opção na zona central da defesa, com Zaidu na lateral esquerda.
No meio-campo, alinharam Eustáquio e Uribe, mas o primeiro acabou expulso durante a segunda parte e acabou por debilitar os processos de construção e defesa do FC Porto – mesmo a optar por um bloco compacto, sentiu-se a falta de mais um elemento no meio-campo.
Otávio e Galeno ocuparam as alas, com Taremi delegado aos movimentos interiores e Evanilson a servir de avançado mais móvel.
Onze Inicial e Pontuações
Diogo Costa (7)
Zaidu (6)
David Carmo (6)
Fábio Cardoso (5)
Pepê (6)
Galeno (6)
Eustáquio (4)
Uribe (6)
Otávio (7)
Evanilson (6)
Taremi (6)
Subs Utilizados
Toni Martínez (5)
Gabriel Veron (5)
Wendell (5)
Rodrigo Conceição (-)
Análise Tática – SL Benfica
A grande novidade (ou simplesmente surpresa) no onze do Benfica foi mesmo a entrada de Aursnes.
Roger Schmidt optou pelo onze base da equipa, mas acabou pressionado ao intervalo com o meio-campo e também Bah admoestados com cartão amarelo.
O técnico alemão substituiu os ‘amarelados’ no final dos primeiros 45 minutos, mas Julian Draxler – um dos escolhidos para subir ao relvado – teve de abandonar por aparente lesão e foi trocado por Petar Musa, com o intuito de ajudar no ataque dos encarnados que estava de tarefa dificultada dado o bloco compacto portista na defesa.
Onze Inicial e Pontuações
Odysseas Vlachodimos (7)
Alexander Bah (5)
António Silva (6)
Otamendi (6)
Grimaldo (6)
Florentino Luís (5)
Enzo Fernandéz (5)
João Mário (6)
Rafa (8)
Aursnes (7)
Gonçalo Ramos (6)
Subs Utilizados
Gilberto (6)
David Neres (7)
Petar Musa (6)
Julian Draxler (-)
BnR na Conferência de Imprensa
SL Benfica
BnR: Falou dos três jogadores que mudou ao intervalo, gostava de lhe perguntar se foi pelos cartões amarelos ou uma questão táctica.
Roger Schmidt: Foi pelos cartões, acho que na primeira parte houve momentos duros e não sei se a equipa terminava o jogo com os 11 jogadores da maneira que estava a decorrer, portanto, foi essa a minha decisão.
FC Porto
O BnR não teve direito a fazer qualquer questão a Sérgio Conceição."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!