"Em Dezembro de 2015, o Sporting CP preparava-se para passar o Natal em 1º lugar, com os "lampiões" a longos 7 pontos de distância e a verdade desportiva imperava neste canto à beira mar plantado. Como tal situação já não se verificava desde que o 25 de Dezembro nem feriado era, na SportingTV cantavam-se trovas de gozo aos encarnados. Acontece que o Natal propriamente dito já foi passado em 2º, o SL Benfica já só ia a 5 pontos e a verdade desportiva mirrava mais do que a voz dos cantautores verdes e brancos. Quando em Abril "veio o Mitroglou e comeu", tudo descambou e à falta de caneco de 1º Classificado, em Alvalade tiveram de se contentar com o título de Campeão da Verdade Desportiva e uma jarra do Rui Santos.
A 4 de Janeiro do presente ano, o FC Porto seguia ufano na liderança com 7 pontos de vantagem sobre o "Carnide", alicerçadas em arbitragens de tal nível que faziam adivinhar um Mundial 2022 só com árbitros portugueses. O "Carnide" estava mais distante da luta pelo título do que o André Pereira e o Felipe da linha defensiva do Vitória e do Feirense. Acontece que LFV sem saber bem como, acertou na chave do Euro Milhões e quando no início de Março Jorge Sousa apitou para o final do Clássico, o Glorioso tinha empurrado o FC Porto do 1º lugar, com a mesma força que Militão utilizou para estatelar o pobre Arsénio Moreirense. Terminada a Liga com o SL Benfica a segurar um adiantamento para o FC Porto, comparável ao do Herrera antes de facturar ao Sporting CP de bicicleta, a famigerada verdade desportiva foi encontrada pelos azuis, esticada numa valeta, como um Nakajima ou um Rochinha na área portista.
Temos assim que em Portugal, a verdade desportiva sucumbe com facilidade aos títulos do Benfica e as arbitragens só são exemplares quando os encarnados estão para trás do sol posto classificativo. Mesmo nos anos 90 a imparcialidade magnânima imperava no trabalho dos que iam de férias para o Brasil ou os que contrariando indicações médicas, tinham relações sexuais antes dos jogos. Homens desta cepa já não se fazem. O próprio presidente da FPF, corrupto andrajoso colado a Luís Filipe Vieira, era um excelente chefe de família enquanto liquidava facturas de fornecedoras prostitutas. De nada vale que os 2 rivais tenham somado 40 minutos em superioridade numérica em 4 jogos contra o SL Benfica, que tenham beneficiado de 2 penaltys ou que no único golo azul contra o agora campeão, Pepe estivesse fora de jogo no momento em que Marega desvia a bola com o peito. A retórica tem de ser mais forte do que os factos. Ou então alguém vai ter que levar com uma medalha de 2º lugar pelos queixos."
Estranho que ainda ninguém tenha contestado a ironia e o humor da prosa!
ResponderEliminarExcelente!