"Depois da inauguração do Centro de Treino e Formação do Seixal há mais de uma década, o Benfica vai deixar a sua marca no domínio da criação de condições de excelência para a alta competição: a prioridade chama-se agora o Centro de Alto Rendimento em Carnaxide, onde o atletismo e o râguebi terão um espaço nobre, um modelo de fazer inveja a qualquer outra instalação desportiva em Portugal nestas duas modalidades. A intenção é dotar o clube de instalações modernas, onde possa coexistir a formação e a competição, um pouco à semelhante do que se passa no Seixal. O custo é de 17 milhões de euros.
Nos dias de hoje não há tempo a perder em criar modelos. Isso custa muito dinheiro e a política do Benfica parece ser outra. Manter equipas competitivas, mas olhar cada vez mais para a formação. No complexo da Luz ainda há espaço para a formação e competição das modalidades de pavilhão, mas existem outros desportos com tradição no clube que requerem atenção. Sem casa própria desde há muitos anos, o atletismo e o râguebi podem enfrentar daqui a alguns anos sérios desafios de forma a honrar os pergaminhos do clube.
Por outro lado, o Centro de Alto Rendimento em Carnaxide traduz-se num sinal de viragem. Há uma posta muita forte na ciência do treino, investigação, o que permite modelar quem, efectivamente, tem condições para chegar longe na elite. Estamos a falar em representações nacionais a europeus, mundiais e Jogos Olímpicos, o que significa que a curto prazo tantos os treinadores como os atletas terão as melhores condições. Depois serão as capacidades psicológicas a ditar a diferença na competição."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!