"Semana europeia e de importantes decisões para os quatro clubes portugueses em competição, dando-se a feliz particularidade de todos eles entrarem na penúltima jornada (5.ª) de fase de grupos com legítimas ambições de continuarem em prova: Benfica, FC Porto e Sporting na Liga dos Campeões e SC Braga na Liga Europa.
Na Champions, cabe ao Sporting a empreitada mais complexa, não só pelo peso do Real Madrid, nada menos do que o campeão em título, mas ainda por causa da desvantagem pontual no grupo que o obriga a ganhar, grau de exigência que não se coloca ao FC Porto, também amanhã, na Dinamarca, diante do Copenhaga, em que um empate, embora escondendo perigos, mantém aberta a porta do apuramento. Idêntica situação se depara ao Benfica no dia seguinte, em Istambul, quando defrontar o Besiktas.
Certo, certo é que, caso vençam os três, o leão tem de esperar pelas contas das sexta jornada, enquanto dragão e águia saltam logo para os oitavos de final.
Na quinta-feira, e na Liga Europa, convém ao SC Braga ir ao campo do Gent somar três pontos ou arrisca-se a sair de cena, porque na última ronda recebe o Shakhtar de Paulo Fonseca, se superior nível futebolístico.
Por outro lado, é bom recordar que começamos a corrente época no quinto lugar do ranking da UEFA e já conseguimos baixar para o sétimo, enquanto França (5.º) e Rússia (6.º) subiram, consequência directa dos resultados: piores os nossos, melhores os deles. Saibam, pois, os senhores treinadores que, a manter-se este cenário, as seis vaga lusas na UEFA, três na Champions (duas na fase de grupos e uma no play-off) e três na Liga Europa (uma na fase de grupos e duas na 3.ª pré-eliminatória), em 2018/2019 serão reduzidos a suas na Champions (uma na fase de grupos e outra na 3.ª pré-eliminatória) e três na Liga Europa (uma na fase de grupos e duas na 3.ª pré-eliminatória). O tombo é grande e devolve-nos ao patamar de baixo, que se calhar é o nosso..."
Fernando Guerra, in A Bola
PS: Sim, o problema do ranking da UEFA é real! Mas, neste momento, as probabilidades de mantermos as 3 equipas na Champions é elevado!!!
Explico: a Rússia, corre o risco de ficar só com 1 equipa na Europa em Fevereiro: o Rostov tem tudo para ficar em 4.º no Grupo D da Champions; o CSKA vai ficar em 4.º no Grupo E da Champions; na Liga Europa o Zenit vai passar, mas o Krasnador ainda vai ter que lutar pelo 2.º lugar...
Comparando com Portugal, que tem a possibilidade de ter 2 equipas na Champions em Fevereiro e 1 na Liga Europa (não acredito no Braga) e que no pior dos cenários terá 3 equipas na Liga Europa...
Resumindo, temos tudo para recuperar os 0.883 pontos de desvantagem... isto traduzido para os pontos normais (2 p. pela vitória; 1 p. pelo empate), obriga Portugal a fazer mais 5 pontos do que a Rússia... basta uma das equipas qualificar-se para os Oitavos da Champions, e com os pontos bónus, ultrapassamos a Rússia!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarPois ainda o ano passado o Benfica tanto contribuiu enquanto que outros andaram brincando com os Skenderbeus desta vida.
ResponderEliminarNão sabia que havia pontos bónus. É de aproveitar, então. Na liga Europa, também os há?
ResponderEliminarO Braga se empatar no próximo jogo, jogará com o Shaktar que já terá o apuramento garantido. A juntar a isso, o facto de ser Paulo Fonseca, ajuda à coisa.
ResponderEliminarEu não estaria tão optimista; prevejo o Benfica (pelo menos) nos 8os; o Porto na Ligoropa; o spiting e o Braga de fora.
ResponderEliminarFranciscoB