PS1: Normalmente nestes post's mete-se um vídeo com os melhores momento do jogador, desta vez dispenso...!!! Até a foto 'não verde' foi difícil de encontrar!!!
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Yannick Djaló
PS1: Normalmente nestes post's mete-se um vídeo com os melhores momento do jogador, desta vez dispenso...!!! Até a foto 'não verde' foi difícil de encontrar!!!
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Lixívia Extra-Forte XVII
Benfica.......45 ( -2)...47
Corruptos...40 (+1)...39
Braga..........37 (+4)...33
Sporting.......32 (0)...32
Depois de algumas semanas calmas, esta semana temos casos!!! O problema é que a origem das discussões não está nos supostos erros efectivos da arbitragem, mas sim na vantagem de 5 pontos que o Benfica alcançou...!!!
Num campo impróprio para consumo, sem condições, com um relvado em mau estado, com uma área de jogo inferior, em cerca de 600 metros quadrados (Pedro Henriques tem que voltar à escola!!!), com 5 mil lugares disponíveis (a preços absurdos)quando se podia ter jogado num Estádio com 30 mil lugares, ainda por cima sem condições de segurança para os espectadores pagantes... Isto sabendo que os Corruptos e o Sporting jogaram nesse Estádio vizinho... Numa altura onde muitos Clubes tem dificuldades em pagar ordenados, a 'opção' do Feirense é muito estranha!!! Conhecendo o Futebol Português, a ordem terá vindo do Papa, foi cumprida por todos os intermediários, deve ter sido prometida uma compensação financeira, com um prémio especial caso o Benfica tivesse perdido pontos (assim fica explicado as súbitas dores dos 'Feirantes' durante a segunda parte!!!), provavelmente até a garantia da manutenção terá sido prometido, explicando assim a 'raiva' do treinador no final da partida!!!
1- Começo pelo 'grande caso'!!!O Ludovic não está fora-de-jogo. Não sei se foi marcado jogo perigoso sobre o Luisão (curiosamente o 1º golo do Gil aos Corruptos, nasce de uma falta exactamente igual a esta, que quase ninguém contestou!!!). O árbitro apita claramente antes do remate. Admito que tivesse sido marcado o 'pé alto', assim como admito não ter sido falta, sendo assim dou de 'barato' o erro!!!
2- No primeiro livre contra o Benfica, Luciano cabeceou com perigo, o problema é que estava fora-de-jogo!!!
3- Aos 11 minutos Javi é derrubado por Mika quando tentava saltar à bola. Árbitro marca ao contrário!!!
4- Perto dos 20 mim Javi Garcia é empurrado na área, num lançamento lateral do Maxi. Dou de 'barato' ter sido um 'choque' normal!!!
5- Aos 27 mim Witsel cruza, e Mika corta a bola com o braço: até admito que a intenção inicial tenha sido jogar a bola de cabeça, mas com o movimento do corpo acaba por ocupar a trajectória da bola, com o braço. Falta e penalty que ficou por marcar!!!
6- No último minuto da primeira parte Rodrigo é empurrado quando tenta o cruzamento, penalty que ficou por marcar!!! Não é carga de ombro, o braço do Feirante está no peito do Rodrigo. Na sequência do cruzamento fica a dúvida se Luciano joga a bola com o braço!!!
7-Com 1 minuto de compensação a ser dado pelo árbitro, quando tinha passado somente 30 segundos dos 45 minutos, Rui Costa decide terminar a primeira parte!!!
8- No início da 2ª parte dá-se o tal lance do tal 'quase-golo anulado', praticamente na mesma jogada, menos de 1 minuto depois, fora-de-jogo não assinalado ao ataque do Feirense (as imagens não são totalmente esclarecedoras, mas fica quase a certeza...), na sequência Maxi corta para canto, e do canto o Feirense marca o seu golo (devido à proximidade dos lances se o 'quase-golo anulado' tivesse sido validado, o canto imediatamente a seguir, quase de certeza não teria acontecido)!!! O facto da bola não estar no local correcto na marcação do canto, não acho relevante, porque infelizmente é prática comum, sendo que neste campo, com dimensões reduzidas, até deveria ter importância!!!
9- Pouco depois, Tiago, sem bola, faz uma falta para amarelo, sobre o Maxi, seria o segundo, e a respectiva expulsão!!!
10- Recordo ainda os amarelos disparatados ao Javi e ao Artur!!!
11- Houve também vários foras-de-jogo mal assinalados para os dois lados!!!
12- Bem assinalado o penalty sobre o Rodrigo.
Com todos estes incidentes só mesmo o histerismo Lagarto e Corrupto que inunda os mérdias conseguiu transformar um jogo de múltiplos erros contra o Benfica, como tendo sido supostamente uma arbitragem favorável ao Benfica. O fanatismo manipulador começou durante a transmissão directa da TVI, continuou no resumo da própria TVI logo a seguir ao jogo, e passou para todos os programas desportivos do fim-de-semana (e segunda, e terça...!!!): Tivemos alguém a defender que uma Mão involuntária a meio-campo seria penalty contra o Benfica, tivemos outros (Santolas e 'tareco'...) que juram que o 'quase-golo anulado' valia por dois!!! Alguns confirmam que o penalty do Otamendi em Barcelos é claro, mas o penalty do Mika na Feira não existe, porque a bola raspa na cabeça (mentira de Pedro Henriques)!!! Todos alegam que o penalty do Gil é precedido de fora-de-jogo, mas ninguém está preocupado com o fora-de-jogo não assinalado antes do canto que deu no golo do Feirense!!! É realmente extraordinário que tenha sido necessário os Corruptos terem perdido um jogo para o Campeonato (quase 2 anos depois...) para os jornaleiros falarem em erros de arbitragem...!!!
A lenda do Galo de Barcelos é antiga e improvável, mas neste fim-de-semana em Barcelos tivemos uma história ainda mais inacreditável!!! Pois é, os Sopranos-Tugas no final de uma partida de Futebol, em conversas com a comunicação social, queixaram-se do altíssimo nível das actividades criminosas em Portugal !!! É sempre bonito ouvir e ver aldrabões a queixarem-se de terem sido aldrabados!!! Aliás, até devia acontecer mais vezes...!!!
-Logo no início do jogo, a bola bate no braço/barriga do Otamendi, não acho que tenha sido penalty, pois foi à queima-roupa. Só tenho pena é que em Braga, com o Emerson, não tenham tido a mesma opinião!!!
-Não acho que tenha sido penalty sobre o Defour, existe uma diferença de alturas entre os jogadores, se tivesse sido com o Cardozo, provavelmente tinha sido amarelo para o nosso avançado!!!
-Mais uma vez as famosas linhas tortas da Sporttv voltaram a atacar, no penalty do Otamendi parecia que o jogador Gilista estava fora-de-jogo, mas como podem ver aqui, as linhas estão tortas... penalty bem marcado.
-Penalty do Adriano sobre o Kléber. Mais pela azelhice do guarda-redes que falha o pontapé, e deixa a bola passar entre as pernas... depois o Kléber não evita o contacto, mas também não era obrigado!!!
-O 3º golo do Gil é limpo, não há fora-de-jogo.
Não vi o jogo de Alvalade, achei graça aos festejos pelas 38 mil espectadores, depois de terem dado bilhetes aos miúdos!!! Boa decisão no amarelo ao Americano...
Não vi o Marítimo-Braga, houve uma expulsão, os Maritimistas reclamaram dois penalty's, se conseguir ver as imagens, e se for pertinente farei uma adenda.
Anexos:
Benfica
1ª-Gil Vicente(f) E(2-2), João Ferreira, Nada a assinalar
2ª-Feirense(c) V(3-1), Hugo Pacheco, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
3ª-Nacional(f) V(0-2), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
4º-Guimarães(c) V(2-1), Duarte Gomes, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
5ª-Académica(c) E(4-1), Vasco Santos, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
6ª-Corruptos(f) V(2-2), Jorge Sousa, Nada a assinalar
7ª-Paços de Ferreira(c) V(4-1), Bruno Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado
8ª-Beira-Mar(f) V(0-1), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
9ª-Olhanense(c) V(2-1), Marco Ferreira, Prejudicados, Sem influência no resultado
10ª-Braga(f) E(1-1), Proença, Prejudicados, (0-2), -2 pontos
11ª-Sporting(c) V(1-0), Capela, Prejudicados, Sem influência no resultado
12ª-Marítimo(f) V(0-1), Sousa, Nada a assinalar
13ª-Rio Ave(c) V(5-1), Bruno Esteves, Nada a assinalar
14ª-Leiria(f) V(0-4), Cosme, Nada a assinalar
15ª-Setúbal(c) V(4-1), Malheiro, Prejudicados, Sem influência no resultado
16ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Marco Ferreira, Nada a assinalar
17ª-Feirense(f) V(1-2), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
Corruptos
1º-Guimarães(f) V(0-1), Olegário, Beneficiados, (0-0), +2 pontos
2ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Rui Silva, Beneficiados, Impossível contabilizar
3ª-Leiria(f) V(1-4), Capela, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Setúbal(c) V(3-0), Marco Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado
5ª-Feirense(f) E(0-0), Bruno Esteves, Beneficiados, (1-0), +1 ponto
6ª-Benfica(c) E(2-2), Jorge Sousa, Nada a assinalar
7ª-Académica(f) V(0-3), Paulo Baptista, Nada a assinalar
8ª-Nacional(c) V(5-0), Cosme Machado, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
9ª-Paços de Ferreira(c) V(3-0), Hugo Miguel, Beneficiados, Sem influência no resultado
10ª-Olhanense(f) E(0-0), Capela, Prejudicados, (0-1), -2 pontos
11ª-Braga(c) V(3-2), Soares Dias, Prejudicados, Sem influência no resultado
12ª-Beira-Mar(f) V(1-2), Xistra, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
13ª-Marítimo(c) V(2-0), Duarte Gomes, Prejudicados, Sem influência no resultado
14ª-Sporting(f), E(0-0), Proença, Nada a assinalar
15ª-Rio Ave(c), V(2-0), Marco Ferreira, Nada a assinalar
16ª-Guimarães(c), V(3-1), Hugo Miguel, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
17ª-Gil Vicente(f), D(3-1), Bruno Paixão, Prejudicados, Impossível contabilizar
Sporting
1ª-Olhanense(c) E(1-1), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
2ª-Beira-Mar(f) E(0-0), Fernando Martins, Nada a assinalar
3ª-Marítimo(c) D(2-3), Proença, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
4ª-Paços Ferreira(f) V(2-3), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
5ª-Rio Ave(f) V(2-3), Hugo Miguel, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
6ª-Setúbal(c) V(3-0), Cosme Machado, Nada a assinalar
7ª-Guimarães(f) V(0-1), Bruno Paixão, Nada a assinalar
8ª-Gil Vicente(c) V(6-1), João Capela, Beneficiados, Sem influência no resultado
9ª-Feirense(f) V(0-2, Gralha, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
10ª-Leiria(c) V(3-1), Manuel Mota, Beneficiados, Impossível contabilizar
11ª-Benfica(f) D(1-0), Capela, Beneficiados, Sem influência do resultado
12ª-Nacional(c) V(1-0), Vasco Santos, Nada a assinalar
13ª-Académica(f) E(1-1), Rui Costa, Nada a assinalar
14ª-Corruptos(c) E(0-0), Proença, Nada a assinalar
15ª-Braga(f) D(2-1), Capela, Nada a assinalar
16ª-Olhanense(f) E(0-0), Vasco Santos, Nada a assinalar
17ª-Beira-Mar(c) V(2-0), Duarte Gomes, Nada a assinalar
Braga
1ª-Rio Ave(f) E(0-0), Duarte Gomes, Beneficiados, (1-0), +1 ponto
2ª-Marítimo(c) V(2-0), Soares Dias, Beneficiados (1-0), Sem influência
3ª-Setúbal(f) V(0-1), Hugo Miguel, Beneficiados (0-0), +2 pontos
4ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Rui Costa, Nada a assinalar
5ª-Guimarães(f) E(1-1), Pedro Proença, Nada a assinalar
6ª-Nacional(c) V(2-0), Xistra, Nada a assinalar
7ª-Leiria(f) D(1-o), Marco Ferreira, Nada a assinalar
8ª-Feirense(c) V(3-0), João Ferreira, Nada a assinalar
9ª-Académica(f) E(0-0), Jorge Sousa, Nada a assinalar
10ª-Benfica(c) E(1-1), Proença, Beneficiados, (0-2), +1 ponto
11ª-Corruptos(f) D(3-2), Soares Dias, Beneficiados, Sem influência no resultado
12ª-Paços de Ferreira(c) V(5-2), Marco Ferreira, Nada a assinalar
13ª-Olhanense(f) V(3-4), João Ferreira, Nada a assinalar
14ª-Beira-Mar(f) V(1-2), Rui Costa, Nada a assinalar
15ª-Sporting(c) V(2-1), Capela, Nada a assinalar
16ª-Rio Ave(c) V(2-1), Sousa, Prejudicados, Sem influência no resultado
17ª-Marítimo(f) V(1-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
Certeiro
Caro Oscar Cardozo
Os campeonatos ganham-se assim, em jogos duros, contra equipas muito motivadas, como ontem estava o Feirense. Durante quase todo o jogo, os jogadores da casa correram mais do que os nossos e só por isso nos causaram tantas dificuldades. Isto vai ser assim até ao fim, é preciso que todos tenhamos a noção. Ganhar um campeonato é uma empreitada dura e de longa duração e quanto mais somos líderes, mais difícil se torna, pois todos querem o mérito de nos tirar pontos. Além disso, há os imponderáveis. As lesões, os castigos, a baixa de forma de alguns, os jogos europeus, tudo ao mesmo tempo para desgastar uma equipa. É preciso que todos no Benfica se preparem para mais filmes semelhantes ao de ontem.
Daqui até ao final há ainda muitas equipas aguerridas para defrontar, e todas nos querem vencer. Se correm mais do que nós, como o Feirense, vai ser muito difícil batê-las. E ainda mais quando a nossa pontaria não é afinada. Ontem, por exemplo, Rodrigo teve pelo menos quatro ocasiões para marcar um golo e nunca o conseguiu; e Gaitán teve pelo menos três e também não o conseguiu. Qualquer deles é provavelmente melhor jogador do que tu, e qualquer deles poderá valer numa futura venda muitos mais milhões do que tu. Contudo, na hora da verdade, quem lá estava eras tu. Um único pontapé à baliza, um golo. Foi um penálti, e por isso Jesus estava a sofrer porque nunca sabemos se um penálti te vai sair bem ou torto. Ontem, saiu bem e isso fez a diferença. Parabéns, a série de golos que já levas é excelente e estás a fazer uma grande época.
domingo, 29 de janeiro de 2012
Contagem decrescente
Força Nelson!
Entreajuda
sábado, 28 de janeiro de 2012
Mais uma Final vencida !!! Só faltam 13 !!!
Tugagolo Myspace Video
Força
...muitos ausentes, em mais uma Vitória !!!
Mais uma...
Regresso às vitórias
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
De maçon a garçon
Uma Liga lá deles
Por cima da mesa
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
A que visconde se manda a conta?
Liga inchada?
O contraste
Luz, sombras e moedas
Malmequer
Também os pressupostos publicamente colocados estavam corretos: reconstrução do plantel, ambições comedidas, prazo alargado, tranquilidade ambiental, comunicação positiva. Talvez correto de mais, tratando-se de um clube com o passado do Sporting e uma ansiedade por glória difícil de aquietar, sem resultados nem títulos.
De facto, o fervor clubista rebentou, a ritmo quase semanal, em crises de paixão pelos maus resultados iniciais, pelo bode expiatório dos árbitros, pelas recuperações miraculosas, pela sobreavaliação de alguns jogadores, pela deceção dos primeiros percalços, pelo desencontro das vozes de comando, pelas incongruências técnicas, pelo esvaziamento do sonho. Tudo em seis meses, de picos para abismos, como numa montanha russa a alta velocidade e sem timoneiro.
Um clube como o Sporting, eclético e nobre, não podia colocar-se à mercê dos resultados da equipa de futebol, quando esta não dispõe de condições imediatas para se opor ao poderio dos adversários históricos. Por isso, a abordagem comunicacional devia desprender-se da vertigem do sucesso mirabolante e assentar em racionalidade, sem arrefecer o entusiasmo dos adeptos nem atrapalhar a recuperação paulatina das vendas de lugares e merchandising.
Era um belo desafio, portanto, que obrigava a uma concertação entre os responsáveis do futebol e os da comunicação para que todos os planos não escorressem pelo cano aos primeiros deslizes, a maior parte das vezes de modo comprometedor e prejudicial – como ainda ontem aconteceu com um dos principais patrocinadores, compelido a anular uma operação por causa do “mau momento”.
As dificuldades que o treinador tem evidenciado na discussão dos maus resultados, deslizando sem rede com argumentos mal estruturados e confundindo os alvos, realçam o descontrolo interno. E até o que parecia impensável está a acontecer: Domingos a afundar-se, vítima de impreparação num domínio em que, afinal, também era virgem, pois no Porto a comunicação nunca é livre, muito menos descontrolada, e nos clubes mais pequenos não existe pressão mediática, nem fadistas. Quando lhe falhou a retaguarda foi como se lhe abrisse debaixo dos pés o alçapão que recentemente engolira outros treinadores bem menos capacitados.
O pitoresco episódio do passadiço de Alvalade ilustra estes seis meses de bem-me-quer, malmequer, em que o Sporting insiste em viver, como se a estratégia comunicacional fosse desenhada por crianças: assim como a euforia acéfala das claques rouba a lucidez nos ciclos triunfais, também a contemplação depressiva de um campo de flores motiva pouco ao recobro de uma fase de derrotas. Devia ser ao contrário: para sair do túnel, garra, inteligência e personalidade."
Ameaças e fantasmas
Podem argumentar que é um caso isolado e que, assim, não serve como representativo daquilo que poderia ser tomado como uma deserção entre os mais fiéis. É uma forma de olhar a questão. Mas há outras. Por exemplo, pensar que, por hábito, o Benfica é o clube que mais gente leva com a sua equipa à esmagadora maioria dos estádios portugueses, tantas vezes superando o número de adeptos dos clubes que recebem as partidas. Quando a época corre de feição, a diferença aumenta – e o Benfica está na liderança, em andamento dinâmico e poderoso, ambicioso e com bases para levar aos campos essa ambição. Tal é sinónimo de um apoio presencial que, em múltiplas ocasiões, rende a muita e boa gente a melhor receita de toda uma temporada desportiva.
Mas há limites. Tome-se o exemplo do Feirense como apenas… um exemplo. Alguém quer convencer-me que, com preços como os praticados, os adeptos de FC Porto e Sporting, os outros dois “encarregados” de lotar os estádios, vão manter as suas romarias, pagando o que lhes é pedido por quem não leu a história da galinha dos ovos de ouro? Se temos números crescentes de espectadores “in loco” ao longo desta época, talvez valha a pena fazer um esforço de adaptação aos tempos correntes. Quem não ganha o que já ganhou deve ser chamado a pagar o que nunca pagou? Vem aí um período quente para a renegociação dos direitos de transmissão televisiva. E aí, aqueles que agora puxam a corda, hão-de lançar o laço para ver o que apanham na “solidariedade”. Se juntarmos tudo isto a um projeto populista e inconsequente que, pelos vistos, nasce na Liga, apetece dizer que o futebol português está mesmo ameaçado. E, como de costume, nem é preciso o inimigo externo – vem de dentro.
Mais do que ameaças, o Sporting vive com fantasmas. Quem viu o jogo de Olhão percebeu como a bola queima, como os assobios doem, como as botas pesam. Domingos tem tarefa de peso e tem cada vez menos tempo. Precisa de virar o rumo antes de jogar a hipótese de um troféu que lhe salve a época. Mas tem de ser já – este Sporting não ganha ao Gil Vicente (Taça da Liga) nem ao Nacional (Taça de Portugal). Não ganha a ninguém. E isso ninguém aguenta: nem os adeptos, nem os adversários, nem o futebol português a que o leão faz muita falta."
Slides de meia-tijela
Objectivamente (Osgas)
O Folclore de Alvalade
Velocidade
Tu és um dos meus ídolos!
Os 'royalties' de Eusébio
A primeira lenda planetária
Alguns devaneios pessoais
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Um venerável cidadão do Mundo
Eusébio, o imortal
Reverencialmente como eles em 72
Valeu-me a tareia do Real Madrid
O irmão branco de Eusébio
Por muitos anos com Vitórias e muita Saúde. Parabéns King
PS: A forma como a RTP Informação tratou a mais recente entrevista do Eusébio, é vergonhosa... mas não surpreende. Um pedido de desculpa é o minimo exigível. Recordo que o tal jogo Beira-Mar-Benfica acabou empatado, 2-2, e o Benfica foi Campeão nesse ano com 9 pontos de vantagem. Numa altura onde as lesões nos joelhos impediam o King de fazer aquilo que mais gostava...