quarta-feira, 5 de junho de 2024

Meio caminho andado


"1. Chegou oficialmente ao fim a temporada de 2023/2024 que nos trouxe apena um troféu - a Supertaça Cândido de Oliveira conquistada frente ao FC Porto -, o que é, manifestamente, pouco para as ambições do Benfica e dos benfiquistas e face à realidade do investimento. O Benfica arrancou a época com uma vitória sobre um adversário de monta numa prestigiada prova oficial, e depois disso, que aconteceu logo nos primeiros dias de agosto, somaram-se desilusões até maio.

2. Não, não foi uma boa temporada do Benfica.

3. Aliás, é também esta a opinião do presidente do Benfica, que reconheceu erros. E reconhecer erros é sempre meio caminho andado. Não foi uma boa temporada do Benfica, disse, por esta e por outras palavras, Rui Costa na BTV quando foi entrevistado, na semana passada, por um grupo de meia dúzia de jornalistas com responsabilidades editoriais em órgãos de comunicação e outras plataformas consideradas independentemente. No entanto, as questões mais 'independentes' surgiram de Hélder Conduto, jornalista da BTV, que só por isso merece elogios extensíveis à redação da televisão oficial do Sport Lisboa e Benfica.

4. O tema fulcral da entrevista do presidente do Benfica foi a questão da continuidade de Roger Schmidt no posto do treinador. Rui Costa desfez o tabu nas suas primeiras respostas, embora, na verdade, pouco houvesse para desfazer. Seria impensável, face à escalada de contestação que acompanhou a equipa do Benfica nas últimas semanas da competição, vermos o presidente do clube e da SAD ceder aos desacatos e á coação entregando o futuro deste ou de qualquer treinador do Benfica ao veredito de multidões enfurecidas.

5. O Benfica regressa ao trabalho pelos primeiros dias de julho. Que seja um bom regresso de um valioso grupo de jogadores que, neste ano, ficou muito aquém do pretendido. Teremos, por certo, novidade em julho. Caras novas, miúdos promovidos, abandonos, empréstimos, trocas, enfim, tudo o que é normal passar-se de um temporada para a outra no seio de uma equipa de futebol. E que volte a ser 'normal' vermos o Benfica a jogar bom futebol e a ganhar títulos para encanto dos adeptos.

6. Graças a um benesse que nos caiu de Bérgamo, vai o Benfica entrar diretamente na próxima edição da Liga dos Campeões. É, sem dúvida, uma excelente notícia porque, escapando o Benfica ao play-off de acesso à Champions, escapa-se a ter de fazer jogos de mais alta responsabilidade logo na abertura da temporada com as implicações que isso teria na preparação de 2024/2025.

7. António Silva e João Neves são os representantes do Benfica na seleção nacional que vai, não tarda nada, disputar o europeu de futebol. Boa sorte, miúdos."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!