terça-feira, 28 de maio de 2024

O melhor golo de Rafa


"Depois de 8 anos, Rafa sai do Benfica, mas o Benfica não vai sair dele. Fiquei com esta noção depois de ouvir a entrevista que o jogador português deu ao BPlay. Mas ganhei outras certezas. Na hora da despedida, o avançado driblou, fez assistências e marcou golos de bandeira, um atrás do outro, só com palavras. E tudo em cerca de 20 minutos de conversa gravada nos campos de treino do Seixal.
O homem que quase nunca abriu a boca em público, que foi lacónico nas conferências de imprensa e nas flash interviews, deu uma cátedra de benfiquismo e de cultura desportiva. Bravo, Rafa.
Com as frases certas, num discurso muito próprio, sem floreados e direto ao assunto, Rafa explanou muito do que vai mal na relação entre adeptos, jogadores e clubes no Glorioso e no futebol português (e não só). Falou dos bons momentos, das grandes conquistas, dos treinadores com quem trabalhou e daquilo que sofreu na pele com os maus momentos: os insultos, a desconfiança, as mentiras, o duvidar das suas capacidades e dos seus colegas de equipa.
O homem e o jogador que dispensa o mediatismo, que abandonou a selação nacional (quem sabe, justamente por isso...) e que agora deixa o SL Benfica fez mais pela comunicação do Clube do que dezenas de comunicados. Atenção, também os comunicados fazem parte do processo e têm a sua importância, mas a forma como Rafa apontou o dedo aos adeptos que não têm cultura desportiva (e que arrasam os jogadores, o treinador e a direção sempre que há um empate ou uma derrota) é uma lição de maturidade. Já o tinha feito no último jogo realizado na Catedral, quando (depois de substituído) pediu apoio ao grupo organizado de adeptos em vez dos incompreensíveis insultos, fogo de artifício e habitual comportamento delinquente.
Que golaço, Rafa! Como uma correria desenfreada, com a bola controlada e a fazer 'cuecas' a quem lhe aparecesse pela frente. Obrigado, campeão."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!