quarta-feira, 24 de abril de 2024

A capela da Catedral


"Um local de oração no antigo Estádio dos benfiquistas

A existência de capelas em estádios desportivos, ao contrário do que se possa pensar, não é totalmente incomum. Foram vários os clube que decidiram criar um espaço de oração para os seus adeptos e equipas, e o Benfica não foi exceção, quando resolveu inaugurar uma capela no antigo Estádio da Luz, em 1995. À época, era uma iniciativa já com 'paralelo em outros estádios, das Antas ao Camp Nou'.
Este projeto teve como principal impulsionadora Margarida Prieto, mulher do presidente Manuel Damásio. Apesar de se ter popularizado como a capela do Benfica, Manuel Damásio preferia que fosse designada por santuário, justificando que o 'Benfica não pode exercer qualquer atividade religiosa; por isso, não se trata de uma capela, mas, sim, de um local de recolhimento'. E explicou um dos motivos para ter realizado esta iniciativa: 'Custa-me ver alguns jogadores virarem-se para os seus armários, no balneário, e fazerem as suas preces'. De acordo com Margarida Prieto, seria um espaço aberto à 'oração a todos os funcionários do Benfica, independentemente do seu deus'.
A Capela de Nossa Senhora da Luz foi instalada no local onde funcionara a Rádio Benfica, que emitiu entre 1988 e 1993, e recebeu o apoio, através de uma doação, da Fundação Berardo. Foi inaugurada em 15 de Março de 1995, dia de jogo no estádio a contar para a Liga dos Campeões. Vários sócios mostraram interesse em visitar a capela, mas, 'dada a grande azáfama que já envolvia o evento Benfica-Milan, por volta das 18 horas, era de todo impossível corresponder aos desejos dos benfiquistas'. Este acolhimento por parte dos adeptos foi visível também após as cerimónias de inauguração, quando os dirigentes e membros do clero 'se dirigiram à parte exterior do estádio, e, junto à estátua de Eusébio, centenas de benfiquistas que ali sempre se colocam tiveram ocasião de os bem receber'. Este espaço teve uma breve existência, tendo funcionado até 2000/01, a pouca distância do início da demolição da antiga Catedral e da construção da Nova Catedral.
Saiba mais sobre a história do antigo Estádio da Luz na área 17 - Chão Sagrado, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

1 comentário:

  1. Manuel Damásio.... apartir desse ...o Benfica nunca mais foi o mesmo

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!