quarta-feira, 6 de março de 2024

Novas balizas para um velho conhecido


"As inovações beneficiaram Ramalhete no regresso ao Benfica

O desporto está em constante evolução, com as federações desportivas a tentarem aumentar a competividade e a espetacularidade das modalidades. Dessa forma, na temporada de 1970, foram introduzidas  duas novidades no hóquei em patins: o aumento das balizas e a regra de que os guarda-redes podiam reter a bola durante cinco segundos no máximo. Sendo a posição de guarda-redes tão específica, estas novidades alteravam até a sua forma de atuar: 'Não podem ficar parados entre os postes. Têm de sair no encontro do esférico e do adversário que o conduz. Se assim não fizeram, são batidos irremediavelmente'.
Torcato Ferreira, experiente treinador do Benfica, anteviu as consequências: 'Haverá um maior número de golos nas partidas'. Após uma temporada sem conquistar qualquer título e com estas novas alterações, a contratação de um guarda-redes passou a ser primordial para os encarnados. Era necessário alguém que desse garantias, por forma a que os benfiquistas voltassem à rota do sucesso. Com a temporada à porta, os encarnados continuavam em busca de um guarda-redes que garantisse a confiança de Torcato Ferreira.
A imprensa ainda anunciou o ingresso de Vítor Domingos nos benfiquistas, proveniente da equipa CUF. No entanto, dias depois, os media indicaram que afinal a contratação tinha sido abortada estando os encarnados interessados em Borges, guarda-redes do Cascais. Parecia não ser uma escolha que agradasse totalmente ao técnico.
A poucos dias da disputa da primeira jornada da Taça Rádio e TV, prova organizada pelo Associação de Patinagem de Lisboa e com o patrocínio da Federação Portuguesa de Patinagem, a notícia que os adeptos do Benfica tanto esperavam chegou: 'Regressado à metrópole depois de cumprida a missão de soberania no ultramar, o guarda-redes internacional António Ramalhete assinou'. Após dois anos de ausência, o guardião regressava ao 'seu clube de sempre'.
Ramalhete adaptou-se rapidamente às novas regras: 'Para os guarda-redes que, como eu, gostam de sair da baliza, as novas dimensões desta vieram beneficiar a maneira de jogar'. E o Benfica beneficiou do seu regresso, alcançado a conquista do Campeonato Metropolitano e do Campeonato Nacional.
Saiba mais sobre esta brilhante temporada na área 3 - Orgulho Eclético, do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!