quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Há mais Europa


"O futebol é, obviamente, a modalidade mais importante em Portugal e não só. Mas a Champions da UEFA é apenas uma das doze(!!) competições internacionais oficiais em que o Benfica se encontra, ou encontrou, envolvido esta temporada.
No sector masculino, para além do futebol sénior e jovem, também o hóquei, o futsal e o voleibol disputam a maior prova europeia respectiva. Já o basquetebol está na principal prova da FIBA, embora as melhores equipas compitam na exclusiva Euroliga, enquanto o andebol marca presença na Liga Europeia.
Em femininos, futebol o hóquei estão igualmente entre a elite, mas também o basquetebol, o andebol e até o polo aquático participam, ou participaram, em provas continentais de prestígio.
Há ainda os casos especiais do futsal feminino, em que a torneio europeu não tem a chancela da UEFA, mas apura, de algum modo, as campeãs oficiosas; e o atletismo, cuja realização da taça dos campeões de pista, ao que sei, não está ainda confirmada. Podemos, no limite, disputar 14 competições internacionais de clubes de oito modalidades distintas.
Ora, isto não só não é comum como é absolutamente singular. E não tem tido, da parte da comunicação social, e até dos próprios benfiquistas, o merecido destaque.
É verdade que os nossos maiores rivais também primam pelo ecletismo, embora nenhum deles se aproxime desde grau de participação. O FC Porto tem seis equipas na Europa, e o Sporting tem oito. Por exemplo, o FC Barcelona, paradigma do ecletismo, está em sete frentes - embora, diga-se, em grande parte delas com possibilidades reais de triunfo.
Não sei se vencermos alguma competição internacional nesta época. Uma coisa é certa: o nome do Benfica ouve-se e lê-se por todo o lado onde há desporto, seja estádio ou pavilhão. E esse é um registo de que nos devemos orgulhar."

Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!